2023

Saúde Infantil

Nome: Saúde Infantil
Cód.: ENF11417M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular ajuda no reconhecimento de situações de doença que influenciam o bem estar das crianças,influenciando a aprendizagem.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

-Aprofundar conhecimentos na área de saúde infantil para a compreensão de problemas que influenciam a aprendizagem da criança.
-Compreender, a influencia do educador/professor, na relação de ajuda na área da saúde, da criança/família.
-Incentivar á utilização da produção cientifica mais recente, para a melhoria da capacidade de comunicação no incentivo a estilos de vida saudáveis.
-Explorar áreas temáticas como a cidadania, na promoção do desenvolvimento da criança.
-Conhecer situações de risco que influenciam a qualidade de vida da criança

Conteúdos Programáticos

  -Principais etapas do desenvolvimento e respetiva vigilância de saúde, aspetos que o educador pode identificar e notificar.
- O bem-estar do lactente, promoção da saúde e prevenção de situações de risco.
-A importância da nutrição no desenvolvimento, nutrientes fundamentais em quantidade e qualidade, á concentração da criança.
- Desequilíbrios nutricionais obesidade e desnutrição, comorbilidades.
-Transtornos do sono, influência no bem-estar infantil.
-Doença crónica, sinais de alerta, condicionalismos na aprendizagem e no sucesso escolar.
-Maus tratos infantis, tipologia, epidemiologia, sinais de alerta. Redes de apoio.
- Situações de urgência nas crianças, algumas manobras para resolução
Imediata, orientações no encaminhamento de problemas de saúde de maior complexidade.

Métodos de Ensino

Serão acionadas metodologias que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, assentes num trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial. Serão também criados espaços de reflexão individual e em grupo
A avaliação continua da UC será feita através de um trabalho individual, sobre um tema pré-selecionado, que será apresentado em sala de aula.
A apresentação oral do trabalho em sala de aula terá a ponderação de 10%,e apresentação escrita 90%.
A avaliação para os estudantes que não optem pela avaliação continua será feita por exame.

Avaliação

A avaliação continua da UC, será feita através de um trabalho individual, sobre um tema previamente selecionado, será apresentado em sala de aula.


A apresentação oral tera a ponderação de 10%, o trabalho escrito 90%.


Para os alunos que optem pelo exame, este será efetuado no periodo previsto pelo Calendário Escolar.

Bibliografia

- Barros,L.(2010).Psicologia Pediátrica:perspetiva desenvolvimentista,2ª.ed.Lisboa:Climepsi
- Coll, C., Marchesi, Á., & Palácios, J. (2009). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Brasil: Artmed.
- Shaffer, David (2005) - Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência, 6ª ed., São Paulo: Thopson
- Hockenberry, M.,& Wilson, D. (2016) .Wong Enfermagem da criança e do Adolescente, 9ª ed.Loures:Lusociencia.
-Engelke, Z., & Heering, H. (2017). Parent Teaching: Teaching Parents about Nutrition of Healthy School-aged Children. CINAHL Nursing Guide.

Equipa Docente