Arquitetura e Tecnologia III
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Um dos objectivos específicos da disciplina é de integrar os vários sistemas que são componentes de um edifício.
Conteúdos Programáticos
Tema: Integração de sistemas.
« Nesta disciplina introduz-se o conceito de edifício enquanto sistema técnico. O aluno deverá articular e coordenar as diferentes especialidades num todo coerente, entendendo-as como elementos que fazem parte do projecto e contribuem para a definição da expressão arquitetónica. É ainda dada especial atenção às questões de eficiência e sustentabilidade.»
in A3ES.
- Desempenho dos Edifícios
- Integração de Sistemas e Projectos
- Sistemas correntes e sistemas avançados de construção
- Sistema de Invólucro, Estrutural, Mecânico.
- Coordenação de Especialidades
O programa engloba os conteúdos programáticos da Integração dos diferentes projectos de especialidades no projecto geral (coordenação), Princípios de Eficiência Energética e Sustentabilidade. − Baseado em A3ES.
Nota: O programa proposto é baseado no programa aprovado por A3ES. No entanto, o programa pode ter alterações ao longo do ano, derivadas do ajuste e da actualização dos conteúdos programáticos, para aprovação.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas apoiam-se na exposição oral da matéria, e com apoio de imagem a partir de recurso a apresentações digitais. São propostos trabalhos práticos, suas discussões e apresentações, enquadrados pela matéria ensinada nas aulas teóricas.
Avaliação
O regime de avaliação assenta na avaliação contínua (assiduidade e participação), em exercícios a partir dos conteúdos programáticos e em frequências realizadas ao longo do semestre.
A avaliação baseia-se nos parâmetros:
o Assiduidade, interesse e participação nas aulas;
o Cumprimento dos exercícios e trabalhos práticos realizados nas aulas;
o Cumprimento dos calendários estabelecidos;
o Prova da compreensão de conceitos, de princípios e de instrumentos científicos e analíticos apresentados nas aulas teóricas e práticas.
o Capacidade para aplicar novos conhecimentos e ferramentas na concepção arquitectónica.
Cada aluno, à partida, pode prestar provas em três fases de avaliação por semestre, na época lectiva, na época normal e na época de recurso de exames. Todavia, para o aluno poder realizar o teste teórico da época lectiva, o aluno tem de assistir obrigatoriamente a 75% das aulas leccionadas durante a época lectiva.
A avaliação na época lectiva, na época normal, na época de recurso, e época especial de exames baseia-se nos seguintes parâmetros:
o Teste individual da componente teórica − 50%
o Exercícios práticos da componente prática – 50%
Para obtenção da aprovação na unidade curricular, os alunos necessitam de obter classificação superior a 10 valores pela fórmula descrita em cima.
Para obtenção de aproveitamento na disciplina, cada aluno tem de:
- Realizar a frequência ou teste de exame relativo à componente teórica e também ter apresentado o exercício prático relativo à componente prática.
- Obter a classificação mínima de 9 valores na frequência ou teste de exame da componente teórica.
Os alunos têm de assistir obrigatoriamente a 75% das aulas leccionadas para poderem estar sujeitos a aprovação na unidade curricular.
Caso os alunos não obtenham aproveitamento (classificação inferior a 10 valores) durante a avaliação contínua do período lectivo, podem realizar os exames na época normal e na época de recurso de exames.
Os exames da época normal, de recurso e especial serão efectuados por um teste de componente teórica e também por uma prova de componente prática (e.g. apresentação dos exercícios práticos lançados no período lectivo).
O Método de Avaliação apresentado está de acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora.
Bibliografia
BRAND, Stewart- “How Buildings Learn: What Happens After They’re Built”, Viking, New York, NY, 1994
Canha da Piedade et al. - Climatização em Edifícios , ed. Orion, Lisboa, 2000.
International Energy Agency (Ed.) – Daylight in Buildings: A Source Book on Daylighting Systems and Components, Lawrence Berkeley National Laboratory, 2000
STEIN, Benjamim Stein & REYNOLDS, John - Mechanical and Electrical Equipment for Buildings , John Wiley & Sons, 2002.
MASCARENHAS, Jorge , «Sistemas de Construção», Livros Horizonte, Lisboa, 2004-2011.
MIT - “Building Systems Design Handbook”, MIT Department of Facilities, 2001
REID, Esmond – Como funcionam os Edifícios – Uma Abordagem Multidisciplinar, Edições CETOP, 1984 (1ªEdição), Mem Martins, 1989.
RUSH, Richard D. & AIA- The American Institute of Architects (Ed.)- The Building Systems Integration Handbook, Butterworth-Heineman, Boston, 1986
Equipa Docente
- Joana Simões Vilhena de Carvalho [responsável]