Representação Digital II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objectivo da disciplina é dar competências aos alunos no âmbito das técnicas, ferramentas e recursos ao nível da computação gráfica e também fomentar uma pesquisa individual e crítica sobre o papel que as novas tecnologias podem ter no âmbito da arquitectura, reflectindo também o carácter transversal da disciplina.
As novas tecnologias permitem hoje em dia explorar novas metodologias que permitem ao aluno diferentes perspectivas na abordagem de áreas de estudo no campo da arquitectura.
A utilização dos sistemas 2/3D abre novas possibilidades na metodologia de projecto, deixando antever um sistema não linear na execução e concretização do mesmo, bem como novos processos de produção.
Conteúdos Programáticos
Introdução
Os ambientes digitais 2D e 3D
Manipulação de Imagem
Bitmap x Vector
RGB/CMYK
Resoluções de imagem
Ferramentas
Edição de imagem
Máscaras
Composição de imagem
Inserção de modelos 3D
Desenho digital
Técnicas de desenho digital
Exportação e importação
Métodos de Ensino
Método expositivo na abordagem teórica e apresentação dos exercícios
Método participativo nos exercícios propostos
Apresentação e discussão de resultados
Avaliação
Avaliação continua
A avaliação é realizada através de trabalho/exercícios, sendo a classificação atribuída de acordo com a qualidade do trabalho apresentado, valorizando simultaneamente a prestação do aluno em termos de criatividade, participação, evolução e interesse.
Bibliografia
MCCULLOUGH, Malcolm- Digital Ground Architecture, Pervasive Computing, and Environmental Knowing, MIT press.
WHITELAW, Mitchell- Metacreation Art and Artificial Life, MIT Press
GRAU, Oliver-Virtual Art From Illusion to Immersion, MIT Press
SEIDLER,Douglas -Digital Drawing for Designers: A Visual Guide to AutoCAD, Fairchild Pubns, 2007
Equipa Docente
- Fábio André da Silva Azevedo [responsável]