Recursos Hídricos e Regadio
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos adquiram competências na: i) gestão de recursos hídricos a utilizar na Agricultura; ii) determinação das necessidades de rega e elaboração de programas de rega; iii) escolha de sistemas de rega a utilizar em diferentes situações; iv) gestão desses sistemas de rega em função das características da cultura e do solo; e v) conhecimento sobre os problemas ambientais e de conservação de recursos que estão associados à Agricultura de Regadio.
Conteúdos Programáticos
da Rega e dos Perímetros de Rega. O balanço hídrico do solo e das culturas. Necessidades hídricas e necessidades de rega das
culturas. Situações de abundância e situações de deficit: gestão da rega e gestão dos recursos hídricos. Métodos e Sistemas de rega.
Avaliação e classificação. Sistemas de Rega por Aspersão. Sistemas de Rega Localizada. Sistemas de Rega de Superfície. Drenagem Agrícola, efeito do excesso de água sobre as culturas, sistemas de drenagem. Elementos de conservação do solo e da água em regadio. Salinidade e qualidade da água de rega.
Métodos de Ensino
Avaliação
A avaliação é mista com uma componente de avaliação continua e um exame final. A avaliação contínua será feita com basem em 4 trabalhos práticos, realizados de preferência em grupo de dois ou três alunos. O docente fornecerá a cada grupo o enunciado do trabalho prático e o conjunto dos respetivos dados de base. Os alunos realizarão o trabalho utilizando o seu tempo disponível, entregando o respetivo relatório em duas semanas. Na aula da data limite de entrega de cada relatório, os alunos responderão por escrito a um pequeno questionário, incidindo sobre os procedimentos do trabalho prático, tendente a averiguar da fundamentação (teórica e ligação teoria – prática) da compreensão da matéria por parte do aluno e da sua capacitação para a realização autónoma de trabalhos semelhantes. Cada trabalho prático terá assim uma nota referente ao relatório apresentado, com um peso 1, e uma nota referente ao questionário, com um peso 2. A nota final de cada trabalho prático será a média ponderada das duas notas anteriores, tendo em conta o peso de cada uma das componentes. O resultado da avaliação contínua será a média aritmética simples das notas dos 4 trabalhos práticos.
A avaliação contínua descrita no parágrafo anterior é completada obrigatoriamente com um exame escrito sobre toda a matéria. O docente pode autorizar um aluno que tenha nota negativa na avaliação contínua a, antecedendo o exame de recurso, melhorar um dos TP, com o objetivo de tornar a média positiva. Só serão admitidos a exame os alunos que tenham média positiva na avaliação contínua. O resultado final do aproveitamento na disciplina será a média aritmética simples da avaliação continua e do exame teórico, não podendo o aluno ter nota negativa em nenhuma das componentes da avaliação.
De acordo com as regras impostas pelo despacho nº 12/2012/ECT e respetiva adenda, os alunos têm de ter uma frequência às aulas no mínimo de 50% se estiverem inscritos pela primeira vez e de 40% se forem repetentes, excetuando os alunos repetentes que no ano anterior tenham cumprido as regras de frequência às aulas, em cujo caso não existe uma frequência mínima.
Bibliografia
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Pizarro, F. (1996) Riegos localizados de alta frecuencia: goteo, microaspersión, exudación. Madrid, Ediciones Mundi - Prensa.
Raposo, J.R. (1994) A rega localizada. Lisboa, Edições Correio Agrícola.
Raposo, J.R. (1997) A rega. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Tarjuelo, J.M.B. (2005) El riego por aspersión y su tecnología. Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.