2024
Leitura e Escrita para Todos/as
Nome: Leitura e Escrita para Todos/as
Cód.: PED14063M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação, Educação Especial
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1 - Conhecer, analisar e refletir sobre os documentos que constituem o discurso oficial para a aprendizagem da leitura e da escrita
2 Ser capaz de desenvolver práticas diferenciadoras e estimuladoras de literacia emergente
3 - Conhecer distintas metodologias ativas para uma aprendizagem da leitura e da escrita
4 - Conhecer distintas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
5 - Compreender o papel da literatura infantil e juvenil como recurso diferenciador na aprendizagem da leitura e da escrita
6 Ser capaz de desenvolver estratégias diferenciadoras e estimuladoras da compreensão leitora
7 Ser capaz de planear situações de aprendizagem para a leitura e escrita, assentes na diferenciação pedagógica
8 - Analisar a investigação desenvolvida no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita.
2 Ser capaz de desenvolver práticas diferenciadoras e estimuladoras de literacia emergente
3 - Conhecer distintas metodologias ativas para uma aprendizagem da leitura e da escrita
4 - Conhecer distintas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
5 - Compreender o papel da literatura infantil e juvenil como recurso diferenciador na aprendizagem da leitura e da escrita
6 Ser capaz de desenvolver estratégias diferenciadoras e estimuladoras da compreensão leitora
7 Ser capaz de planear situações de aprendizagem para a leitura e escrita, assentes na diferenciação pedagógica
8 - Analisar a investigação desenvolvida no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita.
Conteúdos Programáticos
1 - O discurso oficial para a promoção da aprendizagem da leitura e da escrita: leitura e reflexão sobre os documentos oficiais
2 - Da literacia emergente à aprendizagem formal da leitura e da escrita: caminho para a inclusão
- Práticas estimuladoras da literacia emergente
- Metodologias ativas para a aprendizagem da leitura e da escrita
- Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
3 - A literatura infanto-juvenil como recurso para a aprendizagem da leitura e da escrita
- A compreensão leitora: estratégias para ultrapassar barreiras na aprendizagem
- A escrita como estratégia diferenciadora e potenciadora da compreensão leitora
4 - As situações de aprendizagem diferenciada da leitura e da escrita
- Processos interativos de planeamento e regulação das aprendizagens
2 - Da literacia emergente à aprendizagem formal da leitura e da escrita: caminho para a inclusão
- Práticas estimuladoras da literacia emergente
- Metodologias ativas para a aprendizagem da leitura e da escrita
- Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
3 - A literatura infanto-juvenil como recurso para a aprendizagem da leitura e da escrita
- A compreensão leitora: estratégias para ultrapassar barreiras na aprendizagem
- A escrita como estratégia diferenciadora e potenciadora da compreensão leitora
4 - As situações de aprendizagem diferenciada da leitura e da escrita
- Processos interativos de planeamento e regulação das aprendizagens
Métodos de Ensino
Exposições teóricas dos temas pela docente, as quais integrarão as intervenções e contribuições individuais dos alunos.
Leituras de textos orientadas pela docente, seguidas de trabalhos e discussões sobre essas leituras.
Trabalhos práticos individuais e/ou em grupo, seguidos de debate e síntese de conclusões.
Avaliação
Regime de avaliação contínua
Assiduidade e participação efetiva dos estudantes nos trabalhos das aulas peso 10%
Trabalho 1 Com este trabalho n.º 1, pretende-se que os estudantes escolham, leiam, analisem e apresentem oralmente à turma, suscitando a reflexão e o debate, um tema, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente peso 45%
Trabalho 2 Com este trabalho n.º 2, pretende-se que os estudantes escolham, leiam e analisem, por escrito, um texto, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente peso 45%
Regime de avaliação final
Neste regime, o estudante realizará uma prova escrita 100%
Leituras de textos orientadas pela docente, seguidas de trabalhos e discussões sobre essas leituras.
Trabalhos práticos individuais e/ou em grupo, seguidos de debate e síntese de conclusões.
Avaliação
Regime de avaliação contínua
Assiduidade e participação efetiva dos estudantes nos trabalhos das aulas peso 10%
Trabalho 1 Com este trabalho n.º 1, pretende-se que os estudantes escolham, leiam, analisem e apresentem oralmente à turma, suscitando a reflexão e o debate, um tema, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente peso 45%
Trabalho 2 Com este trabalho n.º 2, pretende-se que os estudantes escolham, leiam e analisem, por escrito, um texto, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente peso 45%
Regime de avaliação final
Neste regime, o estudante realizará uma prova escrita 100%
Bibliografia
Albuquerque, A. & Alves-Martins, M. (2016). Promotion of literacy skills in early childhood: a follow-up study from kindergarten to grade. Infancia y Aprendizaje, 39(3), 592-625
Aprendizagens Essenciais. Português. Ministério da Educação
Leite, I., Fernandes, T., Araújo, L., Fernandes, S., Querido, L., Castro, S-L., Ventura, P., & Morais, J. (2006). Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. In F. Azevedo (Coord.), Língua materna e literatura infantil. Elementos nucleares para professores do ensino básico. Lisboa: Lidel
Martins, G. O. (Coord.). (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação
Silva, I. L. (Coord.). (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação
Viana, F. L. & Ribeiro, I. (2017). Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância. Porto: Lusoinfo Multimédia
Yopp, H. K., & Yopp, R. H. (2014). Literature-Based Reading Activities (6.ª ed.). New Jersey: P
Aprendizagens Essenciais. Português. Ministério da Educação
Leite, I., Fernandes, T., Araújo, L., Fernandes, S., Querido, L., Castro, S-L., Ventura, P., & Morais, J. (2006). Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. In F. Azevedo (Coord.), Língua materna e literatura infantil. Elementos nucleares para professores do ensino básico. Lisboa: Lidel
Martins, G. O. (Coord.). (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação
Silva, I. L. (Coord.). (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação
Viana, F. L. & Ribeiro, I. (2017). Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância. Porto: Lusoinfo Multimédia
Yopp, H. K., & Yopp, R. H. (2014). Literature-Based Reading Activities (6.ª ed.). New Jersey: P
Equipa Docente
- Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça [responsável]