2023

Fundamentos de Educação Inclusiva

Nome: Fundamentos de Educação Inclusiva
Cód.: PED14054M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A construção de uma sociedade justa e democrática é um objectivo que nos une. Também há na ideia de que a escola tem um papel central nessa construção. Mas, porque se deve preferir a inclusão à identidade, a igualdade à liberdade? É de procurar respostas para essas questões que esta UC trata.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender a educação como uma acção humana intencional que visa a construção de um certo ideal de humanidade e de sociedade.
- Conhecer as principais correntes de pensamento que, ao longo do tempo e em diferentes geografias, têm vindo a estabelecer esses ideiais.
- Apropriar-se do quadro conceptual dentro do qual se tem vindo a teorizar a educação inclusiva.
- Compreender o carácter dilemático de muitas das opções que se fazem em educação inclusiva
- Conhecer os referenciais políticos e ideológicos que, à escala global, marcam hoje o debate de ideias e o esforço de promoção de uma educação inclusiva.
- Ser capaz de uma análise crítica e comprometida das políticas e programas concretos que, em Portugal, tentam promover a educação inclusiva
- Conhecer as principais agendas dos estudos da deficiência.

Conteúdos Programáticos

1. A educação como construção simbólica do humano.
2. Educação e mundividências.
3. Todos diferentes todos iguais: educação e diferença.
4. O escopo da Educação inclusiva
5. Os dilemas da inclusão:
5.1. identidade ou inclusão?
5.2. liberdade ou igualdade?
5.3. expressão ou capacitação?
5.4. educação ou formação?
6. Agendas políticas de inclusão: visões perspetivas e prospetivas
6.1 As agências internacionais: UNESCO, OCDE, EU
6.2 Portugal
7. A emergência dos estudos da deficiência: um olhar inquietante sobre nós e os outros

Métodos de Ensino

A UC inicia-se com um conjunto de sessões de tipo expositivo para definição de conceitos e enquadramento geral do tema. Naturalmente que expositivo não implica, de modo algum fechado ao diálogo e à discussão.
Os mestrandos organizar-se-ão em grupos de dois. Cada grupo realizará e apresentará, em sessão reservada para o efeito, uma pequena investigação sobre um dos temas listados pelo docente (ou outro que suscite o seu interesse, a ser negociado com o docente)
As sessões restantes, incluídas as de síntese final e conclusão seguirão a metodologia de seminário. Ao docente caberá, naturalmente, moderar os debates e propor as sínteses possíveis

Regime de avaliação continua:
1. apresentação de um tema em grupo 50%
2. Elaboração de um “caderno de campo” para notas de leitura e reflexões quotidianas. Incluirá os sumários alargados das sessões 50%
Regime de avaliação final: Exame escrito (100%)

Bibliografia

Campbell, F. K. (2009). Contours of Ableism: The Production of Disability and Abledness. New
York: Palgrave Macmillan
Davis, L.. J.(ed.) (2013). The disability studies reader. New York: Routledge
Florian, Lani (2019) On the necessary co-existence of special and
inclusive education, International Journal of Inclusive Education, 23:7-8, 691-704, DOI:
10.1080/13603116.2019.1622801
Floriani, Lani & Natasa Pantic. (2017), Teacher education for changing demographics in
schooling, Inclusive Learning and Educational Equity 2, Springer
OECD (2012). Equity and Quality in Education. Supporting disadvantaged students and
schools. Paris: OCED
Rodrigues, D. (2001) Educação e Diferença. Valores e práticas para uma educação inclusiva.
Porto. Porto Editora
Slee, Roger. (2018), Defining the scope of inclusive Education, UNESCO

Equipa Docente