2023

Introdução às Síndromes Geriátricas e Multimorbilidade

Nome: Introdução às Síndromes Geriátricas e Multimorbilidade
Cód.: CMS14662O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biomédicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC visa fomentar conhecimentos sobre: Autonomia, dependência e incapacidade; fragilidade e sarcopenia; multimorbilidade e comorbilidade; Iatrogenia; qualidade de vida e bem-estar; complexidade de cuidados e cuidados centrados na pessoa.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Cada participante deverá conhecer conceitos como:
1.Autonomia, dependência e incapacidade
2.Fragilidade e sarcopenia
3.Multimorbilidade e comorbilidade
4.Iatrogenia
5.Qualidade de vida e bem-estar
6.Complexidade de cuidados
7.Cuidados centrados na pessoa

Cada participante deverá ser capaz de:
1.Adequar a avaliação global da pessoa ao seu contexto
2.Identificar as prioridades clínicas e funcionais na perspetiva da pessoa idosa e/ou seu cuidador e na do profissional
3.Antecipar o risco associado à intervenção
4.Dinamizar a discussão multiprofissional de casos
5.Planear cuidados partilhados com a pessoa idosa e/ou seu cuidador
Desenvolver trabalho colaborativo
Facilitar e promover convergência e integração dos contributos científicos, técnicos e profissionais, indispensáveis aos cuidados e bem-estar da pessoa idosa.

Conteúdos Programáticos

-Síndromes geriátricos do conceito à pessoa
-Amplitude e diversidade do modo como se envelhece
-Avaliação multidimensional: saúde física, psicossocial e funcional
-Vantagens e inconvenientes da abordagem multidisciplinar nos cuidados a pessoas de mais idade
-Questões de ética assistencial associadas à intervenção multiprofissional e ao respeito pela dignidade da pessoa
-Modelos de trabalho colaborativo e complementar em equipa multiprofissional
-Principais requisitos de estrutura e processo para a qualidade dos cuidados centrados na pessoa
-Avaliação da efetividade de cuidados - indicadores de resultados como qualidade de vida e bem-estar
-Co-elaboração de um plano individual de cuidados, em contexto de equipa multiprofissional, com participação da pessoa idosa e cuidadores

Métodos de Ensino

Participação ativa dos estudantes (individual e em grupo), através de: estudo de casos, “problem based learning”, perguntas-guia (método interrogativo); cenários; debates; ensaios breves.
Aos docentes caberá: proporcionar enquadramentos teóricos; suscitar dúvidas e orientar na procura de respostas; apoiar as atividades participativas e orientar as dinâmicas de grupo; desafiar os alunos na análise crítica, questionamento, refutação, e relativização de informação publicada/divulgada; dar feed-back personalizado e de grupo; preparar e conduzir as avaliações e dar feed-back final.
Avaliação da aprendizagem: trabalho de grupo com apresentação oral (50%)ao longo da UC e ensaio escrito individual focado num dos objetivos de aprendizagem definidos (50%).



Bibliografia

Fried, L. P., et al. (2004). Untangling the Concepts of Disability, Frailty, and Comorbidity: Implications for Improved Targeting and Care. Journals of Gerontology - Series A Biological Sciences and Medical Sciences, 59(3), 255–263.
Clerencia-Sierra, M., et al. (2015). Multimorbidity patterns in hospitalized older patients: Associations among chronic diseases and geriatric syndromes. PLoS ONE, 10(7), 1–14.
Palmer, K., et al. (2016). Multimorbidity care model: Recommendations from the consensus meeting of the Joint Action on Chronic Diseases (CHRODIS)
Bar-Tur, L. (2021). Fostering Well-Being in the Elderly: Translating Theories on Positive Aging to Practical Approaches. Frontiers in Medicine, 8(April), 1–9.
World Health Organization. (2017). Integrated Care for Older People: Guidelines on community-level interventions to manage declines in intrisic capacity.