2023

Gerontologia e Sociedade

Nome: Gerontologia e Sociedade
Cód.: CMS14652O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC pretende promover o entendimento interdisciplinar das relações dinâmicas entre o envelhecimento, saúde e sociedade suportado no conhecimento dos fundamentos teórico-metodológico da Gerontologia contemporâneos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Proporcionar uma perspetiva interdisciplinar na abordagem dos desafios e dilemas do envelhecimento da população;
2. Conhecer os fundamentos teórico-metodológico da Gerontologia;
3. Explicar as relações dinâmicas entre o envelhecimento, saúde e sociedade;
4. Explicar e analisar criticamente a interação entre o envelhecimento e as necessidades plurais da pessoa idosa;
5. Promover o pensamento crítico sobre as problemáticas do envelhecimento ativo e bem sucedido no contexto do life span nas sociedades contemporâneas.
Pretendemos que, no termo das sessões letivas, os alunos tenham adquirido as seguintes competências:
Compreende a relevância interdisciplinar do objeto de estudo da Gerontologia;
­Entende os principais aspetos da abordagem interdisciplinar das problemáticas plurais do envelhecimento da população;
­Identifica, enumera e resume na perspetiva interdisciplinar e as problemáticas do envelhecimento ativo e bem sucedido no contexto do life span nas sociedades contemporâneas.

Conteúdos Programáticos

1: Gerontologia, saúde e sociedade: conceitos, controvérsias e análise crítica;
2: Life span e qualidade de vida das pessoas idosas nas sociedades contemporâneas;
3: Promoção da saúde e capacitação das pessoas idosas;
4: Inovação no contexto das estratégias de apoio ao envelhecimento ativo e saudável (bem sucedido);
5: Inovação nos cuidados sociais e de saúde no envelhecimento.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão através de aulas teóricas (T) com apoio de meios audiovisuais. Nas aulas serão transmitidos os diferentes conteúdos da unidade curricular recorrendo a metodologias expositivas, para contextualização dos temas a abordar, e a metodologias mais ativas, como estudos de caso, para alcançar os objetivos.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
Avaliação:
- 1 Relatório sobre os temas lecionados 20% + 1 Trabalho com estrutura de artigo científico 80%

Bibliografia

Baltes, P.B., & Smith, J. (2003). New frontiers in the future of aging: from successful aging of the young old to the dilemmas of the fourth age. Gerontology, 49:123–135. https://doi.org/10.1159/000067946
Bengtson, V. and Settersten, R. (Ed.). (2016). Handbook of Theories of Aging. 3th Ed.Springer Publishing Company.
Faria, M., Ramalho, J., Nunes, A., & Fernandes, A. (2020). Visões sobre o envelhecimento. Beja: Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento no Alentejo - IPB Editorial.
Kornadt, A.E., Kessler, EM., Wurm, S. et al. (2020). Views on ageing: a lifespan perspective. European Journal of Ageing, 17, 387–401. https://doi.org/10.1007/s10433-019-00535-9
Mendes, F., Pereira, C., & Bravo, J. (2020). Envelhecer em Segurança no Alentejo. Compreender para agir. Évora: Universidade de Évora.
Ribeiro, O. & Paúl, M. C. (Coord.) (2012). Manual de Gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lidel.