2024
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		
	
	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    
	
	   	                
	    	    		    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		      	        	    	     		     	      			      	  				  				  
			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		      	        	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  				  
			       		     		     	       		     		     	       		      	        	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  				  
			       		     		     	       		      	        	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		      	        	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  				  
			       		      	        	    	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
				    		 
				    		 
				    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Biologia Evolutiva
	Nome: Biologia Evolutiva
      
      
	Cód.: BIO12354L
      
      
	6 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/156 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Ciências Biológicas
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            
            Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      A diversidade da vida e os processos responsáveis pela sua adaptação. Abordagem ao nível das
populações animais e num espaço de tempo relativamente curto e numa escala de tempo mais longa de
forma a compreender os processos que conduziram à diversidade animal, considerando também os
registos fósseis, ou seja, a microevolução e a macroevolução. Os alunos deverão adquirir alguns
conhecimentos de base da biologia evolutiva e ter capacidade de integração de aprendizagens obtidas em
outras unidades curriculares, designadamente a utilização de caracteres genéticos nas análises
evolutivas. Deverão adquirir a capacidade de interpretar situações novas à luz dos conhecimentos
integrados. Desenvolver a capacidade de efetuar pesquisas de informação com base no recurso às novas
tecnologias de comunicação e de informação. Desenvolver a capacidade de utilizar a plataforma de ensino
on-line da Universidade de Évora (Moodle). Praticar a utilização de software de análise filogenética.
	  populações animais e num espaço de tempo relativamente curto e numa escala de tempo mais longa de
forma a compreender os processos que conduziram à diversidade animal, considerando também os
registos fósseis, ou seja, a microevolução e a macroevolução. Os alunos deverão adquirir alguns
conhecimentos de base da biologia evolutiva e ter capacidade de integração de aprendizagens obtidas em
outras unidades curriculares, designadamente a utilização de caracteres genéticos nas análises
evolutivas. Deverão adquirir a capacidade de interpretar situações novas à luz dos conhecimentos
integrados. Desenvolver a capacidade de efetuar pesquisas de informação com base no recurso às novas
tecnologias de comunicação e de informação. Desenvolver a capacidade de utilizar a plataforma de ensino
on-line da Universidade de Évora (Moodle). Praticar a utilização de software de análise filogenética.
Conteúdos Programáticos
		  		      1. Conceitos de Microevolução (evolução adaptativa; evolução neutral; impacto genético da seleção; a
origem e manutenção da variação genética; a expressão da variação)
2. Seleção e sucesso reprodutivo (evolução do sexo; conflito genómico)
3. Princípios da Macroevolução (Especiação; Filogenia e Sistemática; métodos comparativos
4. A História da vida
5. Integrando a micro e macroevolução (coevolução, evolução humana)
6. Diversidade nucleotídica e análise filogenética de sequências, Teoria Neutral da variação molecular.
7. Análise intra-específica com marcadores genéticos.
8. Classificação e Filogenia
	  origem e manutenção da variação genética; a expressão da variação)
2. Seleção e sucesso reprodutivo (evolução do sexo; conflito genómico)
3. Princípios da Macroevolução (Especiação; Filogenia e Sistemática; métodos comparativos
4. A História da vida
5. Integrando a micro e macroevolução (coevolução, evolução humana)
6. Diversidade nucleotídica e análise filogenética de sequências, Teoria Neutral da variação molecular.
7. Análise intra-específica com marcadores genéticos.
8. Classificação e Filogenia
Métodos de Ensino
		  		      Nas aulas teóricas serão apresentados e desenvolvidos os temas de cada aula. No último quarto de hora
de cada aula haverá uma discussão de um ou mais temas,
Inclui-se uma sessão demonstrativa da utilização de software de análise filogenética (MEGA)
Por via eletrónica, o docente mantém contacto regular com os alunos, disponibilizando-se para responder
às dúvidas e prestar conselhos sobre as pesquisas de informação que os alunos entenderão realizar
através da Internet.
Avaliação
Exame ou 2 Frequências
	  de cada aula haverá uma discussão de um ou mais temas,
Inclui-se uma sessão demonstrativa da utilização de software de análise filogenética (MEGA)
Por via eletrónica, o docente mantém contacto regular com os alunos, disponibilizando-se para responder
às dúvidas e prestar conselhos sobre as pesquisas de informação que os alunos entenderão realizar
através da Internet.
Avaliação
Exame ou 2 Frequências
Bibliografia
		  		      Stearns, S. & R.L. Hoeskstra (2010). Evolution an introduction. Oxford Press University (5 edition). Bell, G.
(2013). Selection: The mechanism of evolution. Chapman and Hall, New York (4 edition).Zimmer, C. (2003).
Evolution: the triumph of an idea  from Darwin to DNA. Arrow Books. Strickerberger, M. W. (1995).
Evolution (2nd edition). Jones and Bartlett Publishers. Crow, J.F. Kimura M. (1990). An Introduction to
population genetics theory. Joanna Cotler Books.
Kimura, M. (1983). Théorie neutraliste de l'évolution. Flammarion. Tamura K, Stecher G, Peterson D, Filipski
A. & Kumar, S. (2013) MEGA6: Molecular Evolutionary Genetics Analysis version 6.0. Molecular Biology
and Evolution:30 2725-2729 http://www.megasoftware.net/Kutschera, U. (2013) Biologia evolutiva.
Publicações Gulbenkian, 468 p.Losos, J. B. (2013). The Princeton Guide to Evolution. D. A. Baum, D. J.
Futuyma, H. E. Hoekstra, R. E. Lenski, A. J. Moore, C. L. Peichel, ... & M. C. Whitlock (Eds.). Princeton
University Press.
	  (2013). Selection: The mechanism of evolution. Chapman and Hall, New York (4 edition).Zimmer, C. (2003).
Evolution: the triumph of an idea  from Darwin to DNA. Arrow Books. Strickerberger, M. W. (1995).
Evolution (2nd edition). Jones and Bartlett Publishers. Crow, J.F. Kimura M. (1990). An Introduction to
population genetics theory. Joanna Cotler Books.
Kimura, M. (1983). Théorie neutraliste de l'évolution. Flammarion. Tamura K, Stecher G, Peterson D, Filipski
A. & Kumar, S. (2013) MEGA6: Molecular Evolutionary Genetics Analysis version 6.0. Molecular Biology
and Evolution:30 2725-2729 http://www.megasoftware.net/Kutschera, U. (2013) Biologia evolutiva.
Publicações Gulbenkian, 468 p.Losos, J. B. (2013). The Princeton Guide to Evolution. D. A. Baum, D. J.
Futuyma, H. E. Hoekstra, R. E. Lenski, A. J. Moore, C. L. Peichel, ... & M. C. Whitlock (Eds.). Princeton
University Press.
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      