2023

Conceção, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos em Educação

Nome: Conceção, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos em Educação
Cód.: PED13948M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Identificar os diferentes pontos de partida para a construção de projetos em Educação;
2. Desenvolver competências no âmbito da planificação, elaboração, desenvolvimento e avaliação de
projetos;
3. Construir projectos educacionais adequados às circunstâncias territoriais, económicas, sociais e
culturais.

Conteúdos Programáticos

1. O diagnóstico. A análise das circunstâncias/variáveis territoriais, demográficas, económicas, sociais e
culturais que concorrem para o desenho, concretização e avaliação de projetos educacionais.
2. A planificação. O desenho dos projetos educacionais como resposta a expectativas e necessidades e
como instrumento de identificação e promoção de potencialidades e especificidades. A concretização de
projetos educacionais em articulação com a comunidade envolvente
3. A aplicação-execução. Os contextos formais, não-formais e informais de aprendizagem e a sua presença
simultânea em projetos educacionais. A habilitação técnica necessária e a coesão a nível grupal
4. A avaliação. A avaliação dos projetos educacionais, como instrumento de desenvolvimento, regulação e
reformulação dos projetos educacionais. Princípios, características e modelos de avaliação.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino seleccionados são diversificados, nomeadamente: sessões de natureza
teórica/expositiva, análise e reflexão de textos, trabalhos em grupo e individuais.
Ocorrerá, também, um acompanhamento/supervisão do trabalho dos estudantes, com recurso à tutoria à
distância (plataformas digitais de relação pedagógica) e presencial.
Os alunos terão de assistir a 75% das aulas lecionadas.
A avaliação da unidade curricular concretizar-se-á através da concepção de um projecto educacional
destinado a uma circunstância específica.
A classificação final resulta da classificação obtida no Trabalho Final teórico-prático (60%), mais a
classificação obtida através da participação nas aulas, operacionalizada através da participação nas
reflexões, nos trabalhos de grupo e trabalhos individuais realizados (40%).

Bibliografia

Barroso, J.(2005).Políticas Educativas e Organização Escolar.Lisboa:Universidade Aberta
Bento, A.(2008).Desafios à liderança em Contextos de Mudança.In:A.Mendonça e A.Bento(Org.)Educação
em tempo de mudança(pp.31-54).Funchal:Grafimadeira
Blanchard, K.(2009).Um nível superior de liderança.(3ªedição).(Inês Hasselberg Trad.).Lisboa:Actual
Editora.
Goleman, D., Boyatzis, R., Mckee, A.(2007).Os novos líderes.A inteligência emocional nas organizações.(3ª
edição).(Edgar Rocha trad.).Lisboa:Gradiva
Hooper A.&Potter J.(2010).Liderança Inteligente.Criar a paixão pela mudança.(8ª edição).(Carla Pedro,
Trad.).Lisboa:Actual Editora
Jesuíno, J.C. (2005).Processos de liderança (4ª edição). Lisboa: Livros Horizonte
Kouzes, J. & Posner, B. (2009).O desafio da liderança. (Hélder Granja, Trad.). Casal de Cambra:
Caleidoscópio
Rego, A. e Cunha, M. (2007).A Essência da Liderança. (3ª Edição). Lisboa: RH
Silva, J.M. (2010).Líderes e Lideranças em Escolas Portuguesas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão

Equipa Docente