2024

Princípios de Microeconomia

Nome: Princípios de Microeconomia
Cód.: ECN02314L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC é um curso introdutório à Economia, que fornece conhecimentos, princípios, conceitos e modelos elementares de análise económica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Princípios de Microeconomia é uma UC introdutória que dá ênfase aos princípios, conceitos, modelos e instrumentos analíticos de análise da teoria económica relacionados com os mercados, os consumidores, os sistemas de produção e as estruturas de mercado. Tem como objetivo apetrechar o estudante com conhecimentos e instrumentos de análise essenciais para compreender fenómenos relacionados com a organização e funcionamento dos mercados, a tomada de decisões de consumo pelos consumidores, a eficiência na produção das empresas e o comportamento destes agentes em diferentes estruturas de mercado. No final do curso os estudantes devem reunir competências e conhecimentos essenciais sobre regras de análise e conceitos da teoria microeconómica, o funcionamento dos mercados e o comportamento dos agentes económicos, e sobre as estruturas de mercado de concorrência perfeita e monopólio. Devem ter a capacidade de desenvolver uma reflexão e um discurso coerentes sobre estes temas económicos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1 A Economia como ciência
1.2 O problema económico: escassez e escolha
1.3 Possibilidades tecnológicas da sociedade
1.4 Revisão de instrumentos matemáticos e gráficos de análise
1.5 O circuito económico

2. Modelo da Procura e Oferta – Introdução
2.1 Mercado
2.2 Curva da procura
2.3 Curva da oferta
2.4 Análise conjunta da oferta e da procura
2.5. Intervenção do Governo no mercado
2.6 Excedente do consumidor e excedente do produtor

3. Comportamento do consumidor
3.1 Utilidade e preferências
3.2 Equilíbrio estático do indivíduo-consumidor
3.3 Alterações no rendimento e nos preços: impacto nas escolhas do consumidor

4. Produção e organização empresarial
4.1 Conceitos básicos
4.2 Produção
4.3 Custos
4.4 Equilíbrio da empresa: combinação ótima de fatores produtivos

5. Mercados e Empresas
5.1 Concorrência perfeita
5.2 Monopólio

Métodos de Ensino

O método de ensino e aprendizagem inclui:
• Exposição teórica da matéria em sala de aula;
• Realização de exercícios práticos;
• Apresentação e discussão de exemplos reais de empresas e mercados;
• Utilização da Internet para acesso em tempo real a documentos e sites relevantes.

Avaliação

A avaliação desta UC compreende as seguintes alternativas:

1) Regime de avaliação contínua, que inclui:
- A presença em, pelo menos, 75% das aulas;
- A realização de três provas individuais de avaliação.
A classificação final será a média simples dos resultados obtidos nas três provas.

2) Regime de exame, que inclui:
- A realização de uma prova de exame individual, cuja classificação corresponde à nota final.

Bibliografia

- Carvalho, Adão & M. Leonor da Silva Carvalho (2012), Texto de apoio à disciplina de Princípios de Microeconomia, Edição 2012-2013, Disponível online na plataforma Moodle.
- Frank, R.H. (2013), Microeconomia e Comportamento, 8ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.
- Frank, R. H. & Ben S. Bernanke (2012), Princípios de Economia, McGraw-Hill de Portugal, Lisboa.
- Goodwin, N., J. Harris, J. Nelson, P. Rajkarnikar, B. Roach & M. Torras (2020), Principles of Economics in Context, 2nd ed., Routledge.
- Goodwin, N., J. Nelson, F. Ackerman & T. Weisskopf, (2013), Microeconomics in context, M. E Sharpe.
- Mankiw, N. G. (2017), Principles of Economics, 8th Ed., South-Western College Pub.
- Mata, José (2016), Economia da Empresa, 9ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
- Samuelson, P. & W. Nordhaus (2012), Economia, 19ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.
- Varian, H. (2011), Microeconomia Intermédia: uma abordagem moderna, 8ª Edição, Verlag Dashöfer, Lisboa, 2011.