Projetos de Instalações Pecuárias
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Competências:
Conhecimento: Reunir, listar e reconhecer a informação disponível relativamente à planificação de instalações pecuárias e sua legislação.
Compreensão: Localizar, descrever e discutir os vários tipos de condicionamento ambiental de instalações pecuárias e relacioná-los com os indicadores de bem-estar,
Conteúdos Programáticos
Reacções fisiológicas e adaptação a ambientes adversos
Influência dos factores ambientais sobre as performances zootécnicas e sobre o bem-estar.
2.Fases e peças constituintes de um projecto.
3.Planificação das instalações pecuárias
Aspectos relacionados com a legislação (bem estar animal e protecção ambiental e sanitária)
Aspectos relacionados com a própria construção (localização, orientação, dimensionamento e quantificação, disposição relativa das construções)
Aspectos relacionados com os sistemas de produção
Instalações pecuárias, conforto ambiental e consumo de energia
Maneio e gestão de efluentes.
4. Condicionamento ambiental em instalações pecuárias
Balanço térmico e balanço de massa
Materiais de construção. Isolamento térmico
Ventilação: controlo da temperatu
Métodos de Ensino
Exposição teórica dos assuntos seguida de exercícios práticos. Outras das competências práticas serão também adquiridas presencialmente na sala de aula. Os alunos desenvolverão trabalho de projecto em grupo, que permitirá a integração dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular.
Avaliação:
A avaliação consiste numa frequência (F) e num trabalho de grupo (TP) a ser apresentado e discutido na aula.
No caso de o aluno ter obtido classificação inferior a 8 valores na frequência, este poderá realizar uma prova escrita de exame (EE)
A Classificação Final (CF) é calculada da seguinte forma: CF=0,5F + 0,5TP ou CF=0,5EE + 0,5 TP
Para obter aprovação o aluno deve ter classificação final igual ou superior a 10 valores, classificação no trabalho de grupo também superior a 10 valores e classificação na frequência ou na prova escrita de exame superior a 8 valores.
Avaliação
Regime de avaliação contínua e exame (normal, recurso e especial): Uma prova escrita com toda a matéria e um trabalho de grupo.
O trabalho de grupo (projecto) tem obrigatoriamente apresentação e discussão na aula para todos os elementos do grupo.
Nota Final = 50% Prova escrita + 50% trabalho
A componente de avaliação relativa ao trabalho de grupo corresponde 30% à apresentação e discussão e 70% ao trabalho escrito.
CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO:
Todas as provas escritas > 8 valores
Trabalho > 10 valores
e Nota Final > 9,5 valores
Bibliografia
Baptista, F. J. e Meneses, J. F. (1997). Ventilação natural de instalações pecuárias. Revista Portuguesa de Zootecnia. Ano IV, Nº 2:71-95;
CIGR, (2006). Animal Housing in Hot Climates. A multidisciplinary view. Dias (ed). Horsens. Denmark.
Cruz, V.F., Lucas, E.M. e Baptista, F.J. (2003). Estudo sobre a aplicação de novas metodologias na planificação da climatização em instalações pecuárias. Actas do 2º Congresso Nacional de AgroIngenieria, Córdoba, Espanha, pp 207-209;
ENEAPAI (2007). Despacho Nº 8277/2007. Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, 46 pp.
Gonçalves, M.S. (2005). Gestão de Resíduos Orgânicos. Sociedade Portuguesa de Inovação. 104 pp.
HALACHMI, I. (2015). Precision Livestock Farming Applications.Wageningen Academic Publishers. The Netherlands.326 pp. ISBN:978-90-8686-268-9