2024

Envelhecimento Saudável e Longevidade

Nome: Envelhecimento Saudável e Longevidade
Cód.: DES15566O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender o fenómeno do envelhecimento e da longevidade, utilizando uma perspetiva multidimensional;
2. Perceber como as diferentes áreas científicas podem contribuir para a resposta aos desafios inerentes ao envelhecimento da população, incluindo a definição de estratégias e medidas que prolonguem a capacidade adaptativa da pessoa e qualidade de vida, respeitando a individualidade;
3. Conhecer os principais processos envolvidos no envelhecimento fisiológico, biológico, percetivo, cognitivo e psicossocial;
4. Compreender a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, incluindo a prática de exercício físico e abordagens integrativas, a estimulação cognitiva, hábitos alimentares e estimulação da socialização;
5.Conhecer os projetos de investigação mais recentes na área, realizados no contexto da universidade;
6. Relacionar os conteúdos abordados com as experiências pessoais e/ou a prática profissional, interesses e investigação do estudante.

Conteúdos Programáticos

1. A multidimensionalidade do envelhecimento
2.Os desafios do envelhecimento e longevidade na/no: -Saúde -Economia -Educação -Mercado de trabalho -Sistemas sociais -Tecnologias de apoio e inovações em saúde (telemedicina, desenvolvimento de novas terapias, etc.) -Investigação
3. Desafios e oportunidades do paradigma da longevidade: ?Mais jovem, mais saudável? 4. Estilos de vida como pilares do envelhecimento saudável e longevidade
5. A longevidade como um conceito holístico: criação de oportunidades para pensar e investigar a longevidade; projetos de investigação enquadrados nas diversas áreas científicas da Universidade de Évora.

Métodos de Ensino

Modelo de ensino centrado no estudante, com estratégias pedagógicas ativas, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais e investigação. Seminários teórico-práticos, compostos por reflexão e análise crítica (individual ou em grupo) após exposição oral, leitura de artigos/textos de apoio, ou visionamento de vídeos relacionados com o conteúdo programático. Articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e motivando a participação dos alunos nos mesmos.

Avaliação

Relativamente à avaliação: Elaboração, apresentação e discussão de um projeto de investigação/intervenção baseado na interseção entre os conteúdos abordados e a área científica/profissional específica do aluno. A avaliação será qualitativa (Aprovado/Não Aprovado).

Bibliografia

Barzilai, N. (2020). Age Later: Health Span, Life Span, and the New Science of Longevity. St. Martin's Press Espadinha, C., Branquinho, C. & Morais, A. (2021). Gerontopsicomotricidade: Manual de Apoio ao Psicomotricista. Lisboa: FMH Edições. ISBN 978-972-735242-5
Mota, M., Afonso, C., Soares, J. & Bodas, A. (2014). Envelhecimento Activo : Contributo do Exercício Físico e da Psicomotricidade. In: J. D?Almeida, P. Sousa, P. e H. Afonso (Edts). Perspetivas sobre o Envelhecimento Ativo. (213225) Lisboa: Editorial Cáritas Sinclair, D. A. (2019). Lifespan. The Revolutionary Science of Why We Age ? and Why We Don?t Have To. London: Thorsons. ISBN 978-0-00-835374-2 Spirduso, W., Francis, K. & MacRae, P. (2005). Physical Dimensions of Aging. 2nd ed. USA: Human Kinetics Vaz Serra, A. (2006). Que Significa Envelhecer? In: Firmino H, editor. Psicogeriatria. Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra: Editora Psiquiatria Clínica (21-33) Young, S. (2021). The Science and Techno