2024

Ambiente, Medicamentos e Dispositivos Médicos

Nome: Ambiente, Medicamentos e Dispositivos Médicos
Cód.: CMS14600O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: E-learning

Apresentação

Nesta UC pretende-se transmitir a dimensão do impaxcto ambiental e na saúde humana dos ciclos de vida do medicammento e do dispositivo médico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que o deiscente seja capaz de:
Descrever a presença de fármacos no ambiente, identificando os compostos ativos (PhACs) e produtos de cuidado pessoal (PCPs) prevalentes, as principais vias de exposição e os efeitos nos ecossistemas.
Compreender o conceito de efeito boomerang dos fármacos e o papel da interação gene-ambiente.
Descrever a utilidade da “epidemiologia de efluentes”.
Compreender o efeito da mudança climática e dos fármacos na emergência de vetores.
Definir Ecofarmacovigilância e indicar regulamentação ambiental e de eliminação de fármacos a nível global.
Compreender a relevância ambiental do ciclo subjacente ao dispositivo médico.
Compreender a interação entre dispositivos médicos e sustentabilidade e a relevância do ecodesign; Descrever os impactos ambientais de dispositivos de uso único comparativamente a dispositivos reutilizáveis, particularizando os materiais poliméricos e biopolímeros.
Compreender a relação entre dispositivos médicos e mudança climática.

Conteúdos Programáticos

Fármacos no ambiente: Compostos farmacêuticos ativos (PhACs) e produtos de cuidado pessoal (PCPs) como contaminantes; Vias de exposição e efeitos dos produtos farmacêuticos; Agroquímicos; Efeitos epigenéticos; O efeito boomerang; A “epidemiologia de efluentes” no rastreio de drogas ilícitas e fármacos; Fármacos, vetores emergentes e alterações climáticas; Ecofarmacovigilância; Eliminação de fármacos e regulamentação ambiental na União Europeia e na América do Norte; Métodos para o controlo de fármacos no ambiente.
Dispositivos médicos no ambiente: Design, produção, uso e fim de vida de dispositivos médicos; Dispositivos médicos e sustentabilidade; Avaliação do ciclo de vida e ecodesign; Dispositivos de uso único e impactos ambientais; Reciclagem, reutilização e reprocessamento de dispositivos de uso único; Dispositivos reutilizáveis e impactos ambientais; Materiais poliméricos e impactos ambientais; Biopolímeros e impactos ambientais; Dispositivos médicos e mudança climática.

Métodos de Ensino

Sendo o modelo de ensino-aprendizagem desta pós-graduação baseado em blended-learning, a UC será desenvolvida por meio de uma componente de ensino presencial e outra de ensino à distância. O ensino à distância ocorrerá através da plataforma Moodle, com o recurso a vários recursos, nomeadamente fóruns temáticos, artigos científicos, vídeos, textos teóricos enquadrativos da matéria que antecipadamente disponibilizados lançarão a base para discussão e trabalho nas sessões presenciais. A avaliação será feita online, sob a forma de i) questionários periódicos, que ministrados sob uma lógica eminentemente formativa proporcionam ao Docente uma verificação da continuidade da aprendizagem, ainda assim possuirão uma valorização de 15% na nota final por forma a recompensar os esforços dos deiscentes; ii) uma prova teórica final a que corresponderá 85% da nota final.

Avaliação

A avaliação será feita online, sob a forma de i) questionários periódicos, que ministrados sob uma lógica eminentemente formativa proporcionam ao Docente uma verificação da continuidade da aprendizagem, ainda assim possuirão uma valorização de 15% na nota final por forma a recompensar os esforços dos deiscentes; ii) uma prova teórica final a que corresponderá 85% da nota final.

Bibliografia

Medina C (2019). Compliance Handbook for Pharmaceuticals, Medical Devices, and Biologics. CRC Press. ISBN 9780429216404.
Barrie M, Peake BM, Braund R, Tong AYC, Tremblay A (2016). The Life-Cycle of Pharmaceuticals in the Environment. Woodhead Publishing. Elsevier. ISBN 978-1-907568-25-1
Hester RE and Harrison RM (2015). Pharmaceuticals in the Environment. Royal Society of Chemistry. ISBN 978-1782621898.
BIO Intelligence Service (2013), Study on the environmental risks of medicinal products, Final Report prepared for Executive Agency for Health and Consumers.
Artigos representativos do estado da arte.

Equipa Docente