2024

Métodos e Técnicas em Farmacoepidemiologia

Nome: Métodos e Técnicas em Farmacoepidemiologia
Cód.: CMS14599O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Apresentação

A farmacoepidemiologia, definida como o estudo da utilização e dos efeitos dos medicamentos nas populações, partiu da necessidade de avaliar os efeitos inesperados dos medicamentos, introduzidos pela farmacoterapia, contribuindo de forma significativa para a saúde e segurança individual e coletiva.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Serão explicados e aplicados os conceitos e metodologias da epidemiologia e farmacologia clínicas ao estudo da utilização e efeitos de medicamentos.
No final da UC os estudantes deverão estar dotados das capacidades e competências de consulta e interpretação de estudos farmacoepidemiológicos com diferentes tipos de delineamentos, com o objetivo de determinar qual a opção terapêutica com a melhor relação benefício/risco.

Conteúdos Programáticos

• Enquadramento – Epidemiologia e farmacoepidemiologia: definição, problemas e metodologias;
• A farmacoepidemiologia no ciclo de vida do medicamento;
• Aspetos legais e éticos da investigação farmacoepidemiológica;
• Fontes de informação;
• Tipos de estudos farmacoepidemiológicos: delineamento conceptual, metodológico e operacional. Limitações;
• A farmacoepidemiologia na avaliação da segurança e eficácia/efetividade dos medicamentos.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em sessões presenciais (9h): repartidas por três aulas – inaugural, workshop e avaliação; sendo as restantes (21h) efetuadas à distância. A metodologia de ensino vai ser centrada numa aprendizagem dinâmica baseada na apresentação dos conceitos fundamentais, seguida de sessões teórico-práticas de discussão de trabalhos envolvendo: a) discussão e análise critica de artigos científicos utilizando diversas metodologias e desenhos de estudos farmacoepidemiológicos; b) desenho de um protocolo de estudo para responder a uma questão de investigação proposta pelo estudante, relacionada com eficácia, efetividade e/ou segurança de medicamentos. Serão usadas as funcionalidades do Moodle, vídeos e outras metodologias síncronas e assíncronas consideradas adequadas aos objetivos pedagógicos da unidade curricular.

Avaliação

A avaliação final resulta da avaliação contínua dos trabalhos desenvolvidos/apresentados/discutidos ao longo da unidade curricular (40%) e por um protocolo de investigação final (60%).

Bibliografia

1. Cabrita, J. (2021). A Farmacoepidemiologia e a avaliação do benefício/risco do medicamento. LisbonPress.
2. INFARMED, I.P. (2019). Farmacovigilância em Portugal 25 anos. Disponível em: http://app10.infarmed.pt/e_book_farmacovigilancia25/index.html
3. Nour, S., & Plourde, G. (2018). Pharmacoepidemiology and Pharmacovigilance: Synergistic Tools to Better Investigate Drug Safety. Elsevier Science Publishing Co Inc.
4. Strom, B., Kimmel, S., & Hennessy, S. (2019). Pharmacoepidemiology (6th ed.). John Wiley and Sons Ltd.
5. Strom, B., Kimmel, S., & Hennessy, S. (2021). Textbook of Pharmacoepidemiology (3rd ed.). John Wiley and Sons Ltd.
6. Yang, Y., & West-Strum, D. (2011). Understanding Pharmacoepidemiology. McGraw-Hill Education - Europe.

Equipa Docente