2024

Fundamentos de Didática da Matemática

Nome: Fundamentos de Didática da Matemática
Cód.: PED11194M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Adquirir conhecimentos sobre o conhecimento profissional que assiste o professor de Matemática na desenvolvimento da sua atividade profissional, em especial no que diz respeito ao ensino da Matemática
O2. Adquirir conhecimento sobre a natureza do saber matemático e ser capaz de perspetivar a experiência matemática e os fatores que a afetam
O3. Adquirir conhecimento sobre a evolução das tendências curriculares a nível internacional para o ensino da Matemática e em particular em Portugal, e ser capaz de perspetivar as conexões com outros domínios do saber/disciplinas
O4. Adquirir conhecimento sobre os principais problemas que se colocam à aprendizagem da Matemática pelos alunos e ser capaz de perspetivar contributos para a sua solução
O5- Desenvolver a capacidade de problematizar os principais desafios do ensino da Matemática, em particular no 3º ciclo do ensino básico e secundário, e de valorizar a investigação no domínio como recurso para o desenvolvimento profissional.

Conteúdos Programáticos

C1. O conhecimento profissional e o conhecimento didático do professor (natureza, componentes, estrutura e desenvolvimento);
C2. A experiência matemática (da investigação e resolução de problemas à resolução de exercícios, o papel da intuição e da lógica, relação Matemática-mundo real, a modelação e as aplicações, as representações informais e o formalismo, os desafios da tecnologia)
C3. Tendências curriculares no ensino da Matemática (nos cenários internacional e nacional)
C4. A aprendizagem da Matemática pelos alunos (concepções e atitudes dos alunos, dificuldades persistentes, a importância da diferenciação e da integração do erro como recursos de aprendizagem, a ênfase no significado)

Métodos de Ensino

As atividades na sala de aula serão diversificadas (debates teóricos, tarefas práticas) e conduzidas pelo professor e pelos alunos. O professor apresentará vários temas e promoverá a discussão na sala de aula; os alunos exporão e promoverão a discussão de outros temas resultantes de trabalhos de grupo previamente preparados. Este trabalho terá em conta a iniciativa e o investimento pessoal dos alunos, mas será orientado pelo professor (sugerindo leituras, nomeadamente de artigos de investigação relevantes e acessíveis aos alunos, fornecendo guiões orientadores, ...).

Avaliação

Regime de Avaliação Contínua
Este regime pretende valorizar uma postura de avaliação formativa ao longo do semestre e, naturalmente, inclui vários elementos recolhidos ao longo do semestre e incidindo sobre os diferentes temas abordados na disciplina.
Como componentes de avaliação serão contemplados:
A ? Assiduidade
B - Trabalhos de grupo a apresentar e discutir em aula
C ? Pequenas tarefas realizadas em sala de aula
D ? Trabalho/prova individual escrito
Para a obtenção da classificação final serão ponderadas as diferentes componentes, segundo a fórmula:
NF= (10xA + 30xB + 20xC + 40xD)/100
A classificação em qualquer um dos componentes de avaliação não pode ser inferior a 8 valores.

Regime de Avaliação por Exame Final
Poderão apresentar-se a exame final os alunos que tenham optado por essa modalidade ou que, tendo optado pelo regime de avaliação contínua, não tenham obtido classificação igual ou superior a 8 valores numa das componentes de avaliação designadas por B, C ou D. O estudante que não cumpra a componente de avaliação A, apenas pode realizar exame final em época de recurso. O exame implica a realização de uma prova escrita que incide sobre todos os conteúdos programáticos (PE) e a realização de uma prova prática (PP), relativa à resolução de tarefas práticas .
NF= (50xAPE + 50xPP)/100

Bibliografia

- Clements, M.A., Bishop, A., Keitel-Kreidt, C., Kilpatrick, J. & Leung, F.K.-S. (Eds.) (2013). Third International Handbook of Mathematics Education. New York: Springer
- Davis, P., e Hersh, R. (1995). A Experiência Matemática. Gradiva.
- Lester, F. (Ed.) (2007). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. NCTM
- NCTM (2014). Principles to Action: Ensuring Mathematical Sucess for all. NCTM
- NRC (Ed.)(2005). How Students Learn: History in the Classroom. National Academic Press

Equipa Docente