2024

Psicopatologia Geral

Nome: Psicopatologia Geral
Cód.: PSI13234L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer os princípios básicos da psicopatologia como disciplina e o léxico usado nesta área científica;
- Conhecer a terminologia semiológica em Psicopatologia;
- Refletir criticamente sobre as classificações psicopatológicas;
- Conhecer e descrever as principias entidades nosológicas em Psicopatologia;
- Reconhecer a importância dos fatores pessoais e da história de vida na compressão da doença mental;
- Saber identificar os sintomas e o diagnóstico de um caso clínico

Conteúdos Programáticos

PARTE I - A Psicopatologia: Objeto de estudo, conceitos, semiologia e métodos
1- O campo científico da Psicopatologia
2- Avaliação em Psicopatologia
3- A classificação e o diagnóstico em Psicopatologia
4- Semiologia psicopatológica
PARTE II - Nosologia: Descrição de entidades diagnósticas em Psicopatologia
1- A Esquizofrenia e outras Perturbações Psicóticas
2- As Perturbações Depressivas e o suicídio
3- As Perturbações Bipolares
4- As Perturbações da Ansiedade
5- A Perturbação Obsessivo Compulsiva e outras perturbações Relacionada
6- As Perturbações Relacionadas com Trauma e Fatores de Stress
7- As Perturbações de Sintomas Somáticos e a somatização
8- As Perturbação Factícia
9- A Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa
10- As Perturbações da Personalidade
11- Outras perturbações psicopatológicas

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas o docente apresenta os diversos tópicos do programa através de uma metodologia de ensino expositivo. As aulas práticas são dedicadas ao estudo de casos clínicos, através da observação de vídeos e de vinhetas clínicas escritas. São também discutidos em grupo aspectos relevantes ligados à observação do paciente e à história clínica, à semiologia psicopatológica e a diferentes entidades nosológicas. São ainda apresentados trabalhos realizados pelos alunos. É fortemente valorizado um ensino centrado na aprendizagem do estudante, em acordo com a política pedagógica institucional da Universidade de Évora.

Avaliação

Avaliação contínua. É composta por duas componentes: prática (dois trabalhos práticos) e teórica (dois testes). Um dos trabalhos será de cariz conceptual e, o outro, de cariz clínico. Os dois trabalhos serão realizados em grupo. A ponderação é, respetivamente, de 30% + 20% da nota final. Os testes incluirão questões relativas à matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas. Cada um dos testes incidirá sobre uma parte dos conteúdos programáticos. Ambos os testes terão uma ponderação de 25% da nota final
Avaliação final. É composta por um exame e pelos trabalhos práticos (componente prática obrigatória). Ost rabalhos podem ser realizados individualmente ou em grupo. O exame tem uma ponderação de 50% da nota final e os trabalhos terão a mesma ponderação do sistema de avaliação contínua.

Bibliografia

Associação Psiquiátrica Americana (2014). DSM-5 Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Climepsi
Afonso, P. (2010). Esquizofrenia: Para além dos mitos, descobrir a doença. Principia.
Carvalho Teixeira, J. (2010). Introdução à psicopatologia geral. ISPA
Campos, R. C. (2021). Psicopatologia geral: Texto didáctico. Universidade de Évora.
Campos, R. C. (2012). Textos sobre psicopatologia e diagnóstico psicodinâmico. Lisboa: Climepsi.
Figueira, M. L., Sampaio, D., & Afonso, P. (Coords.) (2014). Manual de Psiquiatria clínica. Lidel.
Monteiro, P. (2014) (Coord). Psicologia e psiquiatria da infância e da adolescência. Lidel
Pio Abreu, J. L. (2008). Introdução à psicopatologia compreensiva. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Saraiva, C. B., & Cerejeira, J. (2014). Psiquiatria Fundamental. Lisboa: Lidel.
Teles Correia, D. (Coord) (2013). Manual de psicopatologia. Lidel.
Trzepacz, P. T., & Baker, R. W. (2001). Exame psiquiátrico do estado mental. Climepsi.

Equipa Docente