2024
Psicopatologia Geral
Nome: Psicopatologia Geral
Cód.: PSI13234L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer os princípios básicos da psicopatologia como disciplina e o léxico usado nesta área científica;
- Conhecer a terminologia semiológica em Psicopatologia;
- Reflectir criticamente sobre as classificações psicopatológicas;
- Conhecer e descrever as principias entidades nosológicas em Psicopatologia;
- Reconhecer a importância dos factores pessoais e da história de vida na compressão da doença mental;
- Saber identificar os sintomas e o diagnóstico de um caso clínico
- Conhecer a terminologia semiológica em Psicopatologia;
- Reflectir criticamente sobre as classificações psicopatológicas;
- Conhecer e descrever as principias entidades nosológicas em Psicopatologia;
- Reconhecer a importância dos factores pessoais e da história de vida na compressão da doença mental;
- Saber identificar os sintomas e o diagnóstico de um caso clínico
Conteúdos Programáticos
PARTE I - A Psicopatologia: Objecto de estudo, conceitos, semiologia e métodos
1- O campo científico da Psicopatologia
2- Avaliação em Psicopatologia
3- Classificação e diagnóstico em Psicopatologia
4- Semiologia psicopatológica
PARTE II - Nosologia: Descrição de entidades diagnósticas em Psicopatologia
1- A Esquizofrenia e Outras Perturbações Psicóticas
2- As Perturbações Depressivas e o suicídio
3- As Perturbações Bipolares
4- As Perturbações da Ansiedade
5- A Perturbação Obsessivo Compulsiva e Perturbações Relacionada
6- As Perturbações Relacionadas com Trauma e Factores de Stress
7- As Perturbações de Sintomas Somáticos e a Psicossomática
8- As Perturbação Factícia
9- A Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa
10- As Perturbações da Personalidade
11- Perturbações Relacionadas Com Substâncias
12- Algumas perturbações na infância e na adolescência
1- O campo científico da Psicopatologia
2- Avaliação em Psicopatologia
3- Classificação e diagnóstico em Psicopatologia
4- Semiologia psicopatológica
PARTE II - Nosologia: Descrição de entidades diagnósticas em Psicopatologia
1- A Esquizofrenia e Outras Perturbações Psicóticas
2- As Perturbações Depressivas e o suicídio
3- As Perturbações Bipolares
4- As Perturbações da Ansiedade
5- A Perturbação Obsessivo Compulsiva e Perturbações Relacionada
6- As Perturbações Relacionadas com Trauma e Factores de Stress
7- As Perturbações de Sintomas Somáticos e a Psicossomática
8- As Perturbação Factícia
9- A Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa
10- As Perturbações da Personalidade
11- Perturbações Relacionadas Com Substâncias
12- Algumas perturbações na infância e na adolescência
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas o docente apresenta os diversos tópicos do programa através de uma metodologia de ensino expositivo. As aulas práticas são dedicadas ao estudo de casos clínicos, através da observação de vídeos e de vinhetas clínicas escritas. São também discutidos em grupo aspectos relevantes ligados à observação do paciente e à história clínica, à semiologia psicopatológica e a diferentes entidades nosológicas. São ainda apresentados trabalhos realizados pelos alunos.
Avaliação contínua. É composta por duas componentes: prática (dois trabalhos práticos) e teórica (dois testes). Cada elemento de avaliação tem um peso de 25% da nota final.
Avaliação final. É composta um exame e dois trabalhos práticos (componente prática obrigatória). O exame tem uma ponderação de 50% da nota final e cada um dos trabalhos tem uma ponderação de 25%.
Avaliação contínua. É composta por duas componentes: prática (dois trabalhos práticos) e teórica (dois testes). Cada elemento de avaliação tem um peso de 25% da nota final.
Avaliação final. É composta um exame e dois trabalhos práticos (componente prática obrigatória). O exame tem uma ponderação de 50% da nota final e cada um dos trabalhos tem uma ponderação de 25%.
Bibliografia
Associação Psiquiátrica Americana (2014). DSM-5 Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa: Climepsi
Carvalho Teixeira, J. (2010). Introdução à psicopatologia geral. Lisboa: ISPA
Campos, R. C. (2015). A Psicopatologia como disciplina: Texto didáctico. Universidade de Évora. Évora.
Campos, R. C. (2016). A Psicopatologia como disciplina II: Texto didáctico. Universidade de Évora. Évora.
Teles Correia, D. (Coord) (2013). Manual de Psicopatologia. Lisboa: Lidel.
Carvalho Teixeira, J. (2010). Introdução à psicopatologia geral. Lisboa: ISPA
Campos, R. C. (2015). A Psicopatologia como disciplina: Texto didáctico. Universidade de Évora. Évora.
Campos, R. C. (2016). A Psicopatologia como disciplina II: Texto didáctico. Universidade de Évora. Évora.
Teles Correia, D. (Coord) (2013). Manual de Psicopatologia. Lisboa: Lidel.
Equipa Docente
- Rui Alexandre Godinho da Costa Campos [responsável]