2024
Psicologia da Cognição e Emoção
Nome: Psicologia da Cognição e Emoção
Cód.: PSI13141L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer os modelos teóricos que enquadram o estudo da cognição e da emoção humana.
- Compreender a interação que se estabelece entre a componente biológica e a componente cultural na construção do pensamento humano.
- Conhecer as principais teorias das emoções e o seu impacto sobre os processos cognitivos.
- Compreender a cognição humana como construção de significados sobre o mundo e sobre si próprio.
- Compreender a mente humana como sistema complexo de processos em interação.
- Diferenciar os conceitos de afeto, de emoção e de sentimento;
- Identificar teorias, tipos, componentes e funções das emoções, bem como a sua expressão cultural;
- Relacionar modelos e conceitos do sistema cognitivo e do sistema afetivo.
- Refletir criticamente sobre os conteúdos e a sua relevância para o desenvolvimento humano.
- Compreender a interação que se estabelece entre a componente biológica e a componente cultural na construção do pensamento humano.
- Conhecer as principais teorias das emoções e o seu impacto sobre os processos cognitivos.
- Compreender a cognição humana como construção de significados sobre o mundo e sobre si próprio.
- Compreender a mente humana como sistema complexo de processos em interação.
- Diferenciar os conceitos de afeto, de emoção e de sentimento;
- Identificar teorias, tipos, componentes e funções das emoções, bem como a sua expressão cultural;
- Relacionar modelos e conceitos do sistema cognitivo e do sistema afetivo.
- Refletir criticamente sobre os conteúdos e a sua relevância para o desenvolvimento humano.
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO - Modelos e teorias explicativas da relação entre cognição e emoção.
1. EMOÇÕES
1.1. Conceito de emoção.
1.2. Componentes das emoções.
1.3. Teorias das emoções.
1.4. Tipos de emoções.
1.5. Funções das emoções.
2. SENTIMENTOS
2.1. Conceito de sentimento.
2.2. Componentes dos sentimentos.
2.3. Teoria dos sentimentos.
2.4. Tipos de sentimentos.
2.5. Sentimentos, biologia e cultura.
3. RELAÇÃO ENTRE PROCESSOS COGNITIVOS E AFECTIVOS
3.1. A relação entre as emoções/sentimentos e os processos cognitivos.
3.2. Metacognição, afecto e regulação emocional.
1. EMOÇÕES
1.1. Conceito de emoção.
1.2. Componentes das emoções.
1.3. Teorias das emoções.
1.4. Tipos de emoções.
1.5. Funções das emoções.
2. SENTIMENTOS
2.1. Conceito de sentimento.
2.2. Componentes dos sentimentos.
2.3. Teoria dos sentimentos.
2.4. Tipos de sentimentos.
2.5. Sentimentos, biologia e cultura.
3. RELAÇÃO ENTRE PROCESSOS COGNITIVOS E AFECTIVOS
3.1. A relação entre as emoções/sentimentos e os processos cognitivos.
3.2. Metacognição, afecto e regulação emocional.
Métodos de Ensino
- Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos.
- Pesquisa de artigos científicos recentes pelos estudantes sobre os conteúdos programáticos.
- Discussão dos conceitos e temáticas a partir de textos escritos de modo a reflectir sobre o conhecimento adquirido (individualmente e em pequenos grupos).
- Observação e realização de experiências em laboratório.
- Visualização de documentários científicos sobre os temas em estudo.
- Pesquisa de artigos científicos recentes pelos estudantes sobre os conteúdos programáticos.
- Discussão dos conceitos e temáticas a partir de textos escritos de modo a reflectir sobre o conhecimento adquirido (individualmente e em pequenos grupos).
- Observação e realização de experiências em laboratório.
- Visualização de documentários científicos sobre os temas em estudo.
Avaliação
Os alunos podem frequentar a unidade curricular em regime de avaliação contínua ou em regime de exame. Em cada prova de avaliação o estudante deve obter a nota mínima de 9,5 valores.
- A. Avaliação Contínua Requer assiduidade em 75% das aulas teóricas e das teórico-práticas em conformidade com o estabelecido pela ECS ? Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora. A avaliação será realizada mediante duas provas:
1. Trabalho de grupo (50%).
2. Prova Escrita Individual (50%).
- B. Avaliação Final
1. Trabalho de grupo ou individual (50%).
2. Prova Escrita Individual (50%).
- A. Avaliação Contínua Requer assiduidade em 75% das aulas teóricas e das teórico-práticas em conformidade com o estabelecido pela ECS ? Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora. A avaliação será realizada mediante duas provas:
1. Trabalho de grupo (50%).
2. Prova Escrita Individual (50%).
- B. Avaliação Final
1. Trabalho de grupo ou individual (50%).
2. Prova Escrita Individual (50%).
Bibliografia
Chaleta, E. (2024). Afecto e aprendizagem em contextos de educação superior (pp 321-66). In S. Arenosa, S. Marcon, M. Daltro & L. Going (Orgs), Pesquisas e páticas de cuidado: Desafios dos mestrados profissionais em Psicologia. São Carlos, Brasil: Pedro e João Editores. ISBN 978-65-265-1053-7.
Chaleta, E. (2023). Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior. CIEP: Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-340-3.
Chaleta, E. (2015). Inventário de Emoções/Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem IESEAr (ensino superior). Avaliação Psicológica (Série Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica), Vol. V, 2015.
Lewis, M. & Haviland, J. M. (2008). Handbook of emotions. New York: Guilford Press.
Power, M. & Dalgleish, T. (2015). Cognition and Emotion: From Order to Disorder. Psychology Press.
Russell, J.A. (2003). Core Affect and the Psychological Construction of Emotion. Psychological Review, 110 (1), 145-172.
Chaleta, E. (2023). Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior. CIEP: Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-340-3.
Chaleta, E. (2015). Inventário de Emoções/Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem IESEAr (ensino superior). Avaliação Psicológica (Série Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica), Vol. V, 2015.
Lewis, M. & Haviland, J. M. (2008). Handbook of emotions. New York: Guilford Press.
Power, M. & Dalgleish, T. (2015). Cognition and Emotion: From Order to Disorder. Psychology Press.
Russell, J.A. (2003). Core Affect and the Psychological Construction of Emotion. Psychological Review, 110 (1), 145-172.
Equipa Docente
- Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos Silva [responsável]