2024

Comportamento Humano e Ambiente

Nome: Comportamento Humano e Ambiente
Cód.: PSI13102L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender os processos sócio-cognitivos que subjazem à forma como por um lado as pessoas influenciam o ambiente (natural e construído) e por outro, como são influenciadas por certas características deste.
- Dominar a análise, intervenção e aplicação de teorias e conceitos à compreensão e resolução de problemas sócio-ambientais.
- Serem capazes de incluírem um nível de explicação psicológico em trabalhos de equipas multi-disciplinares, direcionados para os estudos ambientais.

Conteúdos Programáticos

1. ORIGENS E RAÍZES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
1.1 Tradição Psicológica e Psicologia Ambiental: Do social ao físico
1.2. Importância dos factores externos à Psicologia
1.3. Emergência da Psicologia Ambiental como nova área de estudo
1.4. Teoria Ecológica do Comportamento de Roger Baker.

2. COGNIÇÃO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO SOCIO-ESPACIAL HUMANO
2.1. Mapas cognitivos e a metáfora do "mapa da cabeça"
2.2. Legibilidade e heurísticas espaciais
2.3. Espaço pessoal e territorialidade
2.4. Design para a promoção da saúde e bem-estar

3. AMBIENTE URBANO E IDENTIDADES
3.1. Vínculo e identidade ao lugar
3.2. Satisfação residencial e realojamento
3.3. Espaço Institucional, laboral e espaço escolar

4. STRESS AMBIENTAL E RISCO
4.1. Modelo sócio-cognitivo de stress ambiental
4.2. Percepção e avaliação de riscos sócio-ambientais

5. OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E O PAPEL DO COMPORTAMENTO HUMANO

Métodos de Ensino

Aulas teóricas - metodologia expositiva, diálogo incentivando o entendimento da teoria em articulação com a pratica. Recurso a exemplos práticos, visando promover aprendizagem de conteúdos relevantes, pensamento crítico e articulação teoria prática.

Aulas práticas ? Recurso a métodos ativos, nomeadamente análise de casos através de visualização de filmes e leitura de textos e descrição e análise de casos de estudo seguida de discussão. Análises críticas de artigos científicos. Visa-se aproximar teoria e prática, desenvolver o espírito critico relativamente à teoria e prática aprendidas.
Aulas abertas/Conferencias (presenciais/online) - com convidados nacionais e internacionais para facilitar a aproximação teoria prática
O trabalho autónomo fora das aulas ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de conteúdos a apresentar nas aulas

Avaliação

Regime de Avaliação Contínua
Avaliação contínua inclui dois momentos: (1) trabalhos de grupo de apresentação e análise crítica de artigos científicos; (2) Trabalho de grupo de construção de projeto de investigação.
Cada um dos trabalhos tem um peso de 50% para a nota final
A participação dos alunos nas aulas teóricas e prática é obrigatória, sendo, contudo, considerada uma tolerância de 25%. Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.

Regime de avaliação final
Avaliação final inclui dois momentos: (1) trabalho individual de apresentação e análise crítica de artigos científicos (50%); (2) Trabalho individual de construção de projeto de investigação (50%).
Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.

Bibliografia

Clayton, S. & Manning, C. (2018) Psychology and Climate Change: Human Perceptions, Impacts, and Responses
Devlin, A.S. (2018) (Ed.) Environmental Psychology and Human Well-Being: Effects of Built and Natural Settings. Cambridge: Elsevier
Fleury-Bahi, G.; Pol, H. & Navarro, O. (2017) Handbook of Environmental Psychology and Quality of Life Research. ISBN 978-3-319-31414-3. Springer
Gifford, R. (2013) Environmental Psychology: Principles and Practice. Boston: Allyn and Bacon.
Gifford, R.(Ed.) (2016) Research Methods for Environmental Psychology. Malden, MA: John Wiley & Son
Steg, L.; Van Den Berg, A.E,; De Groot, J. I.M. (2019) Environmental Psychology. Second edition. Chichester: Blackwell.

Equipa Docente