2024

Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

Nome: Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
Cód.: PSI13097L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular foi programada com o objetivo de capacitar os alunos com as ferramentas teóricas fundamentais para uma compreensão integrada do desenvolvimento humano, criando bases para a construção e promoção de competências no domínio da intervenção prática.
No final desta unidade curricular, o/a aluno/a deverá estar apto a:
- Descrever os principais modelos teóricos, conceptuais e métodos de investigação sobre o desenvolvimento humano;
- Identificar o impacto da hereditariedade vs ambiente no desenvolvimento infantil;
- Caracterizar o período pré-natal;
- Descrever, de forma sistémica e integrada, a sequência de desenvolvimento e os processos e aquisições inerentes a cada etapa ao longo da infância e adolescência
- Analisar, refletir e discutir criticamente as temáticas abordadas.

Conteúdos Programáticos

1.A Psicologia do Desenvolvimento no quadro da Psicologia científica
2.Perspetiva histórica da Psicologia do desenvolvimento
3.Fatores, processos e contextos do desenvolvimento
4.Desenvolvimento pré-natal e a criança recém-nascida
- Conceção e desenvolvimento intra-uterino
- Período neo-natal e o recém-nascido
-Relações precoces e vinculação
5. Do nascimento à entrada na escola:
-Desenvolvimento psicomotor; cognitivo; sócio afetivo; Desenvolvimento sociomoral
6. Da entrada na escola à adolescência:
- Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento sócio afetivo; Desenvolvimento sociomoral.
7. Desenvolvimento na adolescência
- Perspetivas sobre a adolescência
- Adolescência e o seu significado evolutivo
- Desenvolvimento físico e implicações psicológicas
- Desenvolvimento cognitivo, sócio-afectivo e sócio-moral.
- Adolescência e construção da identidade
- Da adolescência à idade adulta
8. Avaliação

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas teóricas serão apresentadas as grandes linhas orientadoras dos temas em estudo. Nas teórico-práticas, em grupos mais pequenos, procurar-se-á fazer a ligação entre os temas em estudo e a sua aplicação prática. As metodologias descritas estão alinhadas com a política pedagógica institucional - ensino centrado na aprendizagem do estudante concretizado através da realização de atividades envolvendo interação entre pares e a supervisão da docente. O desenvolvimento de competências disciplinares e transversais realiza-se através de atividades e/ou trabalhos propostos aos estudantes permitindo o desenvolvimento de atitudes como diligência, perseverança, tolerância, colaboração, responsabilidade, resolução de problemas. A maioria das atividades envolve contacto com a investigação e o uso de recursos digitais. A plataforma ZOOM, permite realizar a monitorização dos trabalhos realizados em regime autónomo.

Avaliação

De acordo com o estipulado no (RAUE), os estudantes poderão ser avaliados através de um dos regimes: Avaliação contínua ou Avaliação final.
A avaliação contínua consiste na realização de uma prova escrita (60%) e na componente prática é realizada a média do resultado da avaliação de dois trabalhos práticos(40%). Os temas abordados referem-se ao desenvolvimento na infância e na adolescência. O trabalho é desenvolvido, em grupos até 4 estudantes, de forma autónoma com supervisão da docente que acompanha a sua elaboração até à apresentação em sala de aula, discussão e apreciação crítica, participada por colegas e docente.
Avaliação Final (Época Normal e Época de Recurso): A avaliação consiste numa prova escrita teórica (70%) sobre a matéria lecionada e numa prova escrita teórico-prática, (30%) sobre conteúdos teórico-práticos e temáticas dos trabalhos apresentados nessas aulas, podendo esta ser substituída pelos trabalhos realizados em avaliação contínua.

Bibliografia

Brazelton, B. & Greenspan, S. (2009). A criança e o seu mundo: requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem. Lisboa: Presença
Fleming, M. (2005). Entre o medo e o desejo de crescer: Psicologia da
Adolescência. Porto: Afrontamento.
Papalia, D. E. & Martorell, G. (2022). Desenvolvimento Humano (14 ed). Artmed.
Papalia, D., Olds, S., & Feldman, R. (2001). O mundo da criança. Lisboa: McGraw-Hill.
Piaget, J. & Inhelder, B. (1976). A psicologia da criança. Lisboa: Moraes Editora
Santrock, J. Deater-Deckard, K. & Lansford, J. (2021). Child Development: An Introduction (15th Edition). McGraw-Hill.
Shaffer, D. R., & Kipp, K. (2010). Developmental Psychology. Childhood & Adolescence. Eighth Edition.
Slater, A. & Bremner, G. (2017). An Introduction to Developmental Psychology. (3rd ed.). British Psychological Society and John Wiley & Sons Ltd