2024
Modelos Psicodinâmicos e Humanistas
Nome: Modelos Psicodinâmicos e Humanistas
Cód.: PSI13096L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Promover conhecimentos das diferentes correntes do pensamento psicanalítico;
-Promover o conhecimento dos aspetos principais do funcionamento humano tendo como base as teorias psicanalíticas;
-Promover conhecimentos sobre os aspetos inconscientes do funcionamento mental;
-Promover conhecimentos sobre os modelos de psicoterapia psicanalítica;
-Promover competência crítica sobre as diferentes teorias psicanalíticas e sobre a evolução das mesmas;
-Promover competências de distinção entre o modelo psicanalítico e outros modelos sobre o funcionamento humano
-Promover o conhecimento dos aspetos principais do funcionamento humano tendo como base as teorias psicanalíticas;
-Promover conhecimentos sobre os aspetos inconscientes do funcionamento mental;
-Promover conhecimentos sobre os modelos de psicoterapia psicanalítica;
-Promover competência crítica sobre as diferentes teorias psicanalíticas e sobre a evolução das mesmas;
-Promover competências de distinção entre o modelo psicanalítico e outros modelos sobre o funcionamento humano
Conteúdos Programáticos
1. Evolução histórica da psicanálise.
1.2. Freud e a teoria das pulsões: o modelo topográfico, o modelo estrutural.
1.3. Desenvolvimentos posteriores a Freud:
1.3.1. Teoria das relações de objeto, as contribuições de M. Klein
1.3.2. A escola de Winnicott
1.3.3. Psicologia do Self e a teoria de Heinz Kohut
1.3.4. As principais ideias de Sidney Blatt
1.3.5. A perspetiva de Rogers
1.3.6. Os contributos de Maslow
1.3.7. As perspetivas contemporâneas em psicanálise: a perspetiva intersubjetiva e a perspetiva relacional
2. Os principais tipos de funcionamento mental à luz das conceções psicanalíticas: psicoses, narcisismo e patologia borderline e depressão.
1.2. Freud e a teoria das pulsões: o modelo topográfico, o modelo estrutural.
1.3. Desenvolvimentos posteriores a Freud:
1.3.1. Teoria das relações de objeto, as contribuições de M. Klein
1.3.2. A escola de Winnicott
1.3.3. Psicologia do Self e a teoria de Heinz Kohut
1.3.4. As principais ideias de Sidney Blatt
1.3.5. A perspetiva de Rogers
1.3.6. Os contributos de Maslow
1.3.7. As perspetivas contemporâneas em psicanálise: a perspetiva intersubjetiva e a perspetiva relacional
2. Os principais tipos de funcionamento mental à luz das conceções psicanalíticas: psicoses, narcisismo e patologia borderline e depressão.
Métodos de Ensino
Aulas Teóricas - apresentação dos temas com o auxílio de exemplos práticos facilitadores da compreensão. As aulas práticas - dedicadas à aplicação prática com estudos de artigos sobre as teorias dos diferentes autores e à realização de trabalhos de grupo. Orientação Tutorial - Acompanhamento dos trabalhos Teórico-práticos, discussão de dúvidas
Avaliação
Regime de avaliação contínua
Dois trabalhos escritos, um discutido em sala de aula (40%); Participação ativa (10%)
Um dos trabalhos escritos será sobre um dos autores estudados, será apresentado na aula (40%), o trabalho final deverá implicar um estudo de caso (livro ou filme) que revele a integração da teoria com a análise mais aprofundada do funcionamento mental (50%).
A assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. A participação nas aulas é fator de ponderação na nota final.
Regime de avaliação final
Os que optarem por avaliação final realizam uma prova escrita, com parte teórica e com parte prática que implicará a discussão do caso estudado.
Consideram-se aprovados aqueles alunos que tiverem nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Dois trabalhos escritos, um discutido em sala de aula (40%); Participação ativa (10%)
Um dos trabalhos escritos será sobre um dos autores estudados, será apresentado na aula (40%), o trabalho final deverá implicar um estudo de caso (livro ou filme) que revele a integração da teoria com a análise mais aprofundada do funcionamento mental (50%).
A assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. A participação nas aulas é fator de ponderação na nota final.
Regime de avaliação final
Os que optarem por avaliação final realizam uma prova escrita, com parte teórica e com parte prática que implicará a discussão do caso estudado.
Consideram-se aprovados aqueles alunos que tiverem nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Bibliografia
Blatt, S. J., & Blass, R. B. (1996). Relatedness and self-definition: A dialectic model of personality development. In G. G. Noam & K. W. Fischer (Eds.), Development and vulnerabilities in close relationships (pp. 309?338). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Bion, W. R. (1962). A Theory of Thinking. Int. J. Psycho-Anal, 43, 306-310.
Coderch, J. (2010). La practica de la psicoterapia relacional. El modelo interactivo en el campo de la psicoanálisis. Madrid: Ágora Relacional
Fonagy, P.; Gergely, G.; Jurist, E. & Target, M. (2004). Affect Regulation, Mentalization, and the development of the Self. New York: Other Press.
Greenberg, J. & Mitchell, S. (2003). Relação de objecto na teoria psicanalítica. Lisboa: Climepsi Ed.
Maslow, A. (1968). Toward a psychology of being. New York, NY: Wiley.
Rogers, C. (1951). On becoming a person. Boston, MAR: Houghton Mifflin.
Bion, W. R. (1962). A Theory of Thinking. Int. J. Psycho-Anal, 43, 306-310.
Coderch, J. (2010). La practica de la psicoterapia relacional. El modelo interactivo en el campo de la psicoanálisis. Madrid: Ágora Relacional
Fonagy, P.; Gergely, G.; Jurist, E. & Target, M. (2004). Affect Regulation, Mentalization, and the development of the Self. New York: Other Press.
Greenberg, J. & Mitchell, S. (2003). Relação de objecto na teoria psicanalítica. Lisboa: Climepsi Ed.
Maslow, A. (1968). Toward a psychology of being. New York, NY: Wiley.
Rogers, C. (1951). On becoming a person. Boston, MAR: Houghton Mifflin.
Equipa Docente
- Isabel Maria Marques Mesquita [responsável]