2024

Autoconhecimento e Gestão das Emoções

Nome: Autoconhecimento e Gestão das Emoções
Cód.: PSI11127L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

INTRODUÇÃO


 


A unidade curricular Autoconhecimento e Gestão de Emoções é uma unidade curricular semestral optativa, inserida no Plano de Estudos do 1.º Ciclo em Psicologia da Universidade de Évora. Tem uma carga horária semanal de 3 horas de aulas teoricopraticas.


 


O objectivo geral da unidade curricular é o de promover o autoconhecimento e a autoconsciência dos estudantes e possibilitar a compreensão das questões fundamentais relativas ao autoconhecimento e às emoções.


 


 


OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS


 


•            Promover a consciência de si e o pensamento reflexivo e autoreflexivo dos estudantes.


•            Promover a consciência de cada estudante sobre a sua própria dimensão emocional e facilitar o desenvolvimento de estratégias de regulação emocional.


•            Promover a aquisição de conhecimentos sobre a dimensão emocional do ser humano.



•            Desenvolver o pensamento crítico sobre as dimensões conceptuais e experienciais do autoconhecimento e da gestão das emoções, no desenvolvimento pessoal de cada estudante de psicologia.

Conteúdos Programáticos

1.      Eu (Self)


1.1.       Autoconceito


1.2.       História de vida


1.3.       Autoestima, Auto-compaixão e vulnerabilidade


1.4.       Autoconhecimento


 


2.     Eu e os outros: estar consigo próprio e estar com os outros


 


3.     Necessidades psicológicas básicas


 


4.     As emoções


4.1.       Emoções, afectos, estados de espírito e sentimentos


4.2.       O papel comunicativo das emoções em termos intrapessoais e interpessoais


4.3.       Autoconsciência emocional (emotional awareness)


4.4.       Sentir, Pensar e Agir


4.5.       A regulação emocional


 



5.     O desenvolvimento pessoal dos estudantes de Psicologia

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino usadas para promover o desenvolvimento pessoal e interpessoal tentam ativar processos mais gerais de natureza mais experiencial, ou seja, mais próximos da experiência e de natureza mais conceptual, ou seja, mais distantes da experiência.


 


As vantagens e desvantagens e o impacto das diferentes metodologias são pensadas colaborativamente e ao longo do semestre com os estudantes, em termos dos processos e dos resultados obtidos, promovendo a reflexão de cada aluno sobre a sua aprendizagem e desenvolvimento.


 


Em termos mais conceptuais os conteúdos programáticos são introduzidos pela docente e autonomamente pesquisados e aprofundados pelos alunos, sendo estes acompanhados e monitorizados durante o processo pela docente.


 


Em termos mais experienciais, são propostas atividades estruturadas e semiestruturadas individuais, em pares ou em grupo, quer durante as aulas, quer para o tempo de trabalho autónomo.


 


Cada atividade é seguida de um período de discussão ou de reflexão sobre a mesma, sendo que a escrita e a discussão são aqui usadas como meio de promover o pensamento reflexivo sobre o próprio processo de autoconhecimento, a autoconsciência das emoções e sentimentos e de aquisição de conhecimento.


 



A presença mas aulas, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno (REI) é obrigatória. A presença é obrigatória em 75% das aulas, excepto alunos abrangidos pelo estatuto de trabalhador estudante e de outros equiparados de acordo com o REI.

Avaliação

As metodologias de avaliação são definidas e acordadas com os alunos durante as primeiras semanas de aulas, tendo por base os objectivos da unidade curricular e o modo como o próprio processo da avaliação pode facilitar ou promover o atingir desses mesmos objectivos.


 


Nesse sentido, para o presente ano lectivo e com vista a promover a continuidade do processo de desenvolvimento do autoconhecimento e da reflexão, é valorizada a participação e reflexão escrita sobre as diferentes atividades propostas aos estudantes para serem realizadas nas aulas e no tempo de trabalho autónomo. De forma a potenciar essa reflexão, da avaliação, faz parte a autoavaliação.


 


Será escrito pelos estudantes um pequeno ensaio, como forma de promover a pesquisa e aprofundamento de algumas das temáticas da unidade curricular pessoalmente relevantes, assim como, promover a reflexão sobre como conhecimento científico e conceptual de uma questão, pode guiar a autoreflexão e o autoconhecimento.


 


REGIME DE AVALIAÇÃO


 


A avaliação segue as normas em vigor na universidade de Évora de acordo com o Regulamento Escolar Interno. Há dois regimes de avaliação, a avaliação por avaliação contínua e a avaliação por avaliação final, que se passam a descrever.


 


Avaliação Contínua


 


No regime de avaliação contínua as/os alunas/alunos são avaliados por dois elementos tendo cada um deles um peso de 50% na nota final, a serem entregues na penúltima semana de aulas.


1.     Análise e avaliação da participação e desenvolvimento das atividades propostas para o tempo das aulas em regime presencial e para as horas de trabalho autónomo do estudante, consideradas por este(a) como mais relevantes.


 


2.     Um ensaio breve e auto-reflexivo (máximo de 5 páginas) escrito sobre um tema teórico no âmbito dos conteúdos da unidade curricular


 


Avaliação Final


 


No regime de avaliação as/os alunos são avaliados por dois elementos tendo cada um delas um peso de 50% na nota final. Em cada componente, o resultado não pode ser inferior a 7/20 valores.


1.     Uma prova escrita presencial



2.     Realização e análise auto-reflexiva de, pelo menos 6, das atividades propostas para o tempo das aulas em regime presencial e para as horas de trabalho autónomo do estudante. Ter em atenção que a entrega dos produtos deve ser feita até ao dia da prova escrita.

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