2024
Autoconhecimento e Gestão das Emoções
Nome: Autoconhecimento e Gestão das Emoções
Cód.: PSI11127L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Demonstrar autoconhecimento, consciência de si e reflexividade
Conhecer diversos aspetos da experiência emocional do ser humano em termos interpessoais e intrapessoais
Demonstrar o conhecimento e desenvolvimento de estratégias de regulação emocional
Revelar uma reflexão crítica sobre os aspetos conceptuais e experienciais do trabalho de autoconhecimento e da regulação das emoções realizado individualmente e em grupo
Ter conscientes as dimensões do desenvolvimento pessoal e interpessoal no percurso de formação de cada estudante de Psicologia.
Conhecer diversos aspetos da experiência emocional do ser humano em termos interpessoais e intrapessoais
Demonstrar o conhecimento e desenvolvimento de estratégias de regulação emocional
Revelar uma reflexão crítica sobre os aspetos conceptuais e experienciais do trabalho de autoconhecimento e da regulação das emoções realizado individualmente e em grupo
Ter conscientes as dimensões do desenvolvimento pessoal e interpessoal no percurso de formação de cada estudante de Psicologia.
Conteúdos Programáticos
1. O Eu (Self)
1.1 Autoconhecimento e Autoconceito
1.2 Histórias de vida
1.3 Autoestima, autocompaixão e vulnerabilidade
1.4 Bem-estar e necessidades psicológicas básicas
1.5 Eu e os Outros
2. As emoções e a regulação emocional
2.1 Emoções, afetos, estados de espírito e sentimentos
2.2 O papel comunicativo das emoções em termos intrapessoais e interpessoais
2.3 Autoconsciência emocional
2.4 Sentir, Pensar e Agir
2.5 A regulação emocional
3. O desenvolvimento pessoal e interpessoal dos estudantes de Psicologia
1.1 Autoconhecimento e Autoconceito
1.2 Histórias de vida
1.3 Autoestima, autocompaixão e vulnerabilidade
1.4 Bem-estar e necessidades psicológicas básicas
1.5 Eu e os Outros
2. As emoções e a regulação emocional
2.1 Emoções, afetos, estados de espírito e sentimentos
2.2 O papel comunicativo das emoções em termos intrapessoais e interpessoais
2.3 Autoconsciência emocional
2.4 Sentir, Pensar e Agir
2.5 A regulação emocional
3. O desenvolvimento pessoal e interpessoal dos estudantes de Psicologia
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino usadas tentam ativar processos gerais de natureza experiencial e de natureza conceptual e são pensadas colaborativamente com os estudantes. Em termos mais experienciais, são propostas atividades e dinâmicas estruturadas ou semi-estruturadas (individuais ou em grupo). São usadas metodologias ativas que usam dinâmicas facilitadoras do grupo, sendo que a reflexão escrita e oral tentam promover pensamento reflexivo sobre os processos de autoconhecimento, consciência e regulação emocional. Em termos mais conceptuais, os estudantes pesquisam as temáticas introduzidas nas AT, onde também são discutidas reflexivamente e em articulação com o trabalhado nas AP.
Avaliação
Regime de avaliação contínua: a avaliação (e autoavaliação) é centrada no diário reflexivo (100%). Este diário inclui, pelo menos, a realização, registo, discussão e reflexão sobre 10 das atividades realizadas na aula e vai sendo discutido com a docente ao longo do semestre.
Regime de avaliação final: teste escrito de conhecimentos (50%) e a reflexão escrita sobre 5 atividades de autoconhecimento (50%).
Regime de avaliação final: teste escrito de conhecimentos (50%) e a reflexão escrita sobre 5 atividades de autoconhecimento (50%).
Bibliografia
Galindo, E., Candeias, A., Grácio, L., Vaz-Velho, C., & Reschke, K. (2022). Gestão Optimista do Stresse. Verlag.
McRae, K., & Gross, J. J. (2020). Emotion regulation. Emotion, 20 (1), 1- 9.
Morin, A. & Racy, F. (2021). Dynamic self-processes. In J. F. Rauthmann (Ed.), The Handbook of Personality Dynamics and Processes (pp. 365-386). Elsevier.
Pasupathi, M. & Adler, J.M. (2021). Narrative, identity, and life story: Structural and process approaches. In J. F. Rauthmann (Ed.), The Handbook of Personality Dynamics and Processes (pp. 387-403). Elsevier.
Santos, G. Vaz-Velho, C. (2015). Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal: uma tarefa na formação académica do psicólogo? In M. E. Chaleta (Org.), Atas da III International Conference Learning and Teaching in Higher. Vol. II (pp. 210-215). Évora: GPSA / CIEP ? UE.
McRae, K., & Gross, J. J. (2020). Emotion regulation. Emotion, 20 (1), 1- 9.
Morin, A. & Racy, F. (2021). Dynamic self-processes. In J. F. Rauthmann (Ed.), The Handbook of Personality Dynamics and Processes (pp. 365-386). Elsevier.
Pasupathi, M. & Adler, J.M. (2021). Narrative, identity, and life story: Structural and process approaches. In J. F. Rauthmann (Ed.), The Handbook of Personality Dynamics and Processes (pp. 387-403). Elsevier.
Santos, G. Vaz-Velho, C. (2015). Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal: uma tarefa na formação académica do psicólogo? In M. E. Chaleta (Org.), Atas da III International Conference Learning and Teaching in Higher. Vol. II (pp. 210-215). Évora: GPSA / CIEP ? UE.
Equipa Docente
- Catarina Marques Silveira Vaz Velho [responsável]