2024
Psicologia da Memória e da Linguagem
Nome: Psicologia da Memória e da Linguagem
Cód.: PSI11118L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos gerais
Incentivar o interesse pela abordagem analítica no estudo dos processos mentais;
Fomentar nos estudantes o gosto pela investigação científica;
Desenvolver a reflexão crítica e metodológica;
Adquirir competências básicas de investigação experimental;
Objectivos específicos
Reconhecer a importância do estudo da memória e da linguagem para a compreensão do ser humano e para os diferentes domínios de aplicação da psicologia;
Conhecer a arquitetura do sistema de memória humano e os seus processos, demonstrando conhecimento sobre os principais modelos teóricos e evidências experimentais;
Conhecer e compreender a especificidade dos processos de tratamento da linguagem oral e da linguagem escrita;
Aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos, a partir de três pontos principais: a) o funcionamento destes processos na vida quotidiana; b) populações com perturbações da memória e da linguagem; c) investigação.
Incentivar o interesse pela abordagem analítica no estudo dos processos mentais;
Fomentar nos estudantes o gosto pela investigação científica;
Desenvolver a reflexão crítica e metodológica;
Adquirir competências básicas de investigação experimental;
Objectivos específicos
Reconhecer a importância do estudo da memória e da linguagem para a compreensão do ser humano e para os diferentes domínios de aplicação da psicologia;
Conhecer a arquitetura do sistema de memória humano e os seus processos, demonstrando conhecimento sobre os principais modelos teóricos e evidências experimentais;
Conhecer e compreender a especificidade dos processos de tratamento da linguagem oral e da linguagem escrita;
Aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos, a partir de três pontos principais: a) o funcionamento destes processos na vida quotidiana; b) populações com perturbações da memória e da linguagem; c) investigação.
Conteúdos Programáticos
I ? Memória
1. O que é a memória?
2. Estrutura da memória
2.1. Modelo Multi-Armazéns
2.1.1. Memórias Sensoriais: Visual e Auditiva
2.1.2. Memória a Curto Prazo
2.1.3. Memória a Longo Prazo
2.2. Modelo de Armazém Unitário
3. Memória de Trabalho
4. Sistemas de Memória a Longo Prazo
5. Aprendizagem, organização e esquecimento
6. Memória no quotidiano
II ? Linguagem
1. O que é a linguagem?
2. A aquisição da linguagem
3. A linguagem falada
3.1. O estímulo fala
3.2. A perceção da fala
3.3. O reconhecimento de palavras
3.4. Modelos de compreensão e de produção da fala
4. A linguagem escrita
4.1. Identificação de Palavras Escritas
4.1.1. Aprendizagem da Leitura
4.2. Escrita de palavras
1. O que é a memória?
2. Estrutura da memória
2.1. Modelo Multi-Armazéns
2.1.1. Memórias Sensoriais: Visual e Auditiva
2.1.2. Memória a Curto Prazo
2.1.3. Memória a Longo Prazo
2.2. Modelo de Armazém Unitário
3. Memória de Trabalho
4. Sistemas de Memória a Longo Prazo
5. Aprendizagem, organização e esquecimento
6. Memória no quotidiano
II ? Linguagem
1. O que é a linguagem?
2. A aquisição da linguagem
3. A linguagem falada
3.1. O estímulo fala
3.2. A perceção da fala
3.3. O reconhecimento de palavras
3.4. Modelos de compreensão e de produção da fala
4. A linguagem escrita
4.1. Identificação de Palavras Escritas
4.1.1. Aprendizagem da Leitura
4.2. Escrita de palavras
Métodos de Ensino
Nas sessões teórica-práticas apresentam-se e expõem-se os conteúdos programáticos e exercitam-se as competências necessárias à realização do trabalho prático, que implicará a apresentação e discussão de artigos por pequenos grupos de alunos, a recolha e análise de dados e a redação de um relatório de investigação.
As sessões de orientação tutorial destinam-se à supervisão do trabalho e ao esclarecimento de dúvidas.
As sessões de orientação tutorial destinam-se à supervisão do trabalho e ao esclarecimento de dúvidas.
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua
A avaliação contínua tem 4 componentes principais:
- 2 testes escritos;
- 2 trabalhos de grupo a pares: i) apresentação de 1 poster sobre um tema relacionado com a memória humana (15 min de apresentação); ii) 1 apresentação de um artigo científico que relate uma estudo da linguagem oral ou da linguagem escrita (20 min de apresentação)
Nota final: média das notas obtidas no teste escrito (60%) e trabalhos práticos (40%).
Regime de avaliação por exame implica 1 prova de avaliação escrita/exame, a realizar no fim do semestre, sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas, para demonstração da aprendizagem global.
Para aprovação na cadeira será exigida em todo e qualquer momento de avaliação uma nota mínima de 9,0 valores e uma média entre a componente teórica e a componente prática igual ou superior a 10 valores; os arredondamentos à unidade serão feitos apenas na ponderação da classificação final.
A avaliação contínua tem 4 componentes principais:
- 2 testes escritos;
- 2 trabalhos de grupo a pares: i) apresentação de 1 poster sobre um tema relacionado com a memória humana (15 min de apresentação); ii) 1 apresentação de um artigo científico que relate uma estudo da linguagem oral ou da linguagem escrita (20 min de apresentação)
Nota final: média das notas obtidas no teste escrito (60%) e trabalhos práticos (40%).
Regime de avaliação por exame implica 1 prova de avaliação escrita/exame, a realizar no fim do semestre, sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas, para demonstração da aprendizagem global.
Para aprovação na cadeira será exigida em todo e qualquer momento de avaliação uma nota mínima de 9,0 valores e uma média entre a componente teórica e a componente prática igual ou superior a 10 valores; os arredondamentos à unidade serão feitos apenas na ponderação da classificação final.
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA GERAL
Baddeley, A. D. (2013). Essentials of human memory (Classic Edition). Psychology Press.
Baddeley, A. D., Eysenck, M. W. & Anderson, M. C. (2015). Memory. Psychology Press.
Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain. Vicking Books.
Eysenck, M. W. Keane, M. T. (2020). Cognitive Psychology. A Student's Handbook, 8th Ed.. Psychology Press.
Harley,T. (2017). Talking the talk: Language, Psychology and Science. Routledge, Taylor and
Francis Group.
Ward, J. (2006). The student?s guide to Cognitive Neuroscience. Psychology Press.
Baddeley, A. D. (2013). Essentials of human memory (Classic Edition). Psychology Press.
Baddeley, A. D., Eysenck, M. W. & Anderson, M. C. (2015). Memory. Psychology Press.
Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain. Vicking Books.
Eysenck, M. W. Keane, M. T. (2020). Cognitive Psychology. A Student's Handbook, 8th Ed.. Psychology Press.
Harley,T. (2017). Talking the talk: Language, Psychology and Science. Routledge, Taylor and
Francis Group.
Ward, J. (2006). The student?s guide to Cognitive Neuroscience. Psychology Press.
Equipa Docente
- Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos Silva [responsável]