2024

Psicologia da Memória e da Linguagem

Nome: Psicologia da Memória e da Linguagem
Cód.: PSI11118L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos gerais

Incentivar o interesse pela abordagem analítica no estudo dos processos mentais;
Fomentar nos estudantes o gosto pela investigação científica;
Desenvolver a reflexão crítica e metodológica;
Adquirir competências básicas de investigação experimental;

 
 
Objectivos específicos

Reconhecer a importância do estudo da      memória e da linguagem para a compreensão do ser humano e para os      diferentes domínios de aplicação da psicologia;
Conhecer a      arquitetura do sistema de memória humano e os seus processos, demonstrando      conhecimento sobre os principais modelos teóricos e evidências      experimentais;
Conhecer e compreender a especificidade      dos processos de tratamento da linguagem oral e da linguagem escrita;
Aplicar na prática os conhecimentos      teóricos adquiridos, a partir de três pontos principais: a) o      funcionamento destes processos na vida quotidiana; b) populações com perturbações      da memória e da linguagem; c) investigação.

Conteúdos Programáticos

I ? Memória
1. O que é a memória?
2. Estrutura da memória
2.1.    Modelo Multi-Armazéns
2.1.1.  Memórias Sensoriais: Visual e Auditiva
2.1.2.  Memória a Curto Prazo
2.1.3.  Memória a Longo Prazo
2.2.    Modelo de Armazém Unitário
3. Memória de Trabalho
4. Sistemas de Memória a Longo Prazo
5. Aprendizagem, organização e esquecimento
6. Memória no quotidiano
 
II ? Linguagem
1. O que é a linguagem?
2. A aquisição da linguagem
3. A linguagem falada
3.1.    O estímulo fala
3.2.    A perceção da fala
3.3.    O reconhecimento de palavras
3.4.    Modelos de compreensão e de produção da fala
4. A linguagem escrita
4.1.    Identificação de Palavras Escritas
4.1.1. Aprendizagem da Leitura
4.2.    Escrita de palavras
 

Métodos de Ensino

Nas sessões teórica-práticas apresentam-se e expõem-se os conteúdos programáticos e exercitam-se as competências necessárias à realização do trabalho prático, que implicará a apresentação e discussão de artigos por pequenos grupos de alunos, a recolha e análise de dados e a redação de um relatório de investigação.
As sessões de orientação tutorial destinam-se à supervisão do trabalho e ao esclarecimento de dúvidas.

Avaliação

Regime de Avaliação Contínua
A avaliação contínua tem 4 componentes principais:
- 2 testes escritos;
- 2 trabalhos de grupo a pares: i) apresentação de 1 poster sobre um tema relacionado com a memória humana (15 min de apresentação); ii) 1 apresentação de um artigo científico que relate uma estudo da linguagem oral ou da linguagem escrita (20 min de apresentação)
Nota final: média das notas obtidas no teste escrito (60%) e trabalhos práticos (40%).
Regime de avaliação por exame implica 1 prova de avaliação escrita/exame, a realizar no fim do semestre, sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas, para demonstração da aprendizagem global.
Para aprovação na cadeira será exigida em todo e qualquer momento de avaliação uma nota mínima de 9,0 valores e uma média entre a componente teórica e a componente prática igual ou superior a 10 valores; os arredondamentos à unidade serão feitos apenas na ponderação da classificação final.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA GERAL
Baddeley, A. D. (2013). Essentials of human memory (Classic Edition). Psychology Press.
Baddeley, A. D., Eysenck, M. W. & Anderson, M. C. (2015). Memory. Psychology Press.
Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain. Vicking Books.
Eysenck, M. W. Keane, M. T. (2020). Cognitive Psychology. A Student's Handbook, 8th Ed.. Psychology Press.
Harley,T. (2017). Talking the talk: Language, Psychology and Science. Routledge, Taylor and
Francis Group.
Ward, J. (2006). The student?s guide to Cognitive Neuroscience. Psychology Press.