2024

Psicossociologia das Organizações

Nome: Psicossociologia das Organizações
Cód.: PSI11112L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

São objectivos de aprendizagem desta unidade curricular:
1. Compreender os aspectos psicossociológicos das organizações de trabalho;
2. Conhecer e compreender o campo da Psicossociologia das Organizações;
3. Conhecer as funções, tarefas e papéis dos psicólogos nas diversas organizações, e sua articulação com as outras actividades organizacionais, bem como sua a integração na missão organizacional;
4. Aumentar as atitudes positivas face ao trabalho de equipa e à cooperação em contextos organizacionais;
5. Integrar o trabalho, enquanto actividade socialmente relevante, num itinerário de vida significativo.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1 Caracterização da Psicossociologia das Organizações
1.2 As organizações no mundo actual
2. A organização como máquina ? a abordagem científica das organizações
2.1 A engenharia de tarefas e os perfis de funções
2.2 A adaptação dos trabalhadores ao trabalho
2.3. Recrutamento, seleção de pessoal e treino
3. A adaptação da organização aos trabalhadores ? a Escola das Relações Humanas
3.1 A motivação para o trabalho e a satisfação organizacional
3.2. Stress no trabalho
3.3. A formação e a humanização do trabalho
4. A organização como sistema ? a abordagem Sócio-técnica
4.1 A abordagem sistémica das organizações
4.2 A abordagem contingencial
5. A organização como cultura
5.1 Cultura organizacional e identidade
5.2 Cultura organizacional, comunicação e liderança

Métodos de Ensino

Recorre-se ao método expositivo para conteúdos teóricos, com reflexão crítica, através da discussão de situações práticas que ilustrem a aplicação desses conteúdos;
São usados métodos ativos para conteúdos práticos:
- Atividades de pesquisa e trabalho autónomo, com a orientação do docente. Ex: escolha de uma notícia atual, relacionada com trabalho e/ou organizações, cujo conteúdo o estudante deve sustentar com revisão de literatura de Psicologia das Organizações, visando a compreensão do fenómeno relatado na notícia. Este processo é co-construído com o docente em tutorias individuais. É posteriormente apresentado e discutido com os colegas, sob mediação do docente.
- Intervenções nas aulas, de Psicólogos organizacionais, sobre as suas práticas profissionais, fomentando o debate e participação dos alunos. A partir do seu discurso, os estudantes constroem um relatório onde fundamentam, com recurso a literatura relevante, as atividades referidas pelo psicólogo.

Avaliação

A avaliação contínua é realizada da seguinte forma:
-frequência (40%);
-apresentação oral individual de uma notícia da atualidade (escrita ou telecomunicada) explicada por recurso aos temas abordados na UC (40%);
-relatório individual de uma visita em aula de um de 3 psicólogos que são convidados, cujo objetivo é articular a informação por este prestada, com os conteúdos da UC (20%).

Avaliação final:
-exame final (65%);
-apresentação oral individual de uma notícia da atualidade (escrita ou telecomunicada) explicada por recurso aos temas abordados na UC (a apresentar na data do exame; 35%).

A apresentação de cada notícia, em avaliação contínua, terá a participação expressa de dois alunos não autores do trabalho em análise (animadores), devendo por isso, cada aluno que apresenta, assegurar a colaboração de dois colegas como animadores dos trabalhos.

Bibliografia

Cunha, M. P., Rego, A., Cabral-Cardoso, C., Cunha, R. C., & Neves, P. (Orgs.) (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed.). Lisboa: Editora RH.

Goldstein, H., Pulakos, H; Passmore, J., & Semedo, C. (Eds.) (2017). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Recruitment, Selection and Employee Retention. Chichester: Wiley-Blackwell.

Guillen, M. (2021). Motivation in Organizations: Searching for a meaningful work-life balance. New York: Routledge.

Peeters, M., de Jonge, J., & Taris, T. (2024). An Introduction to Contemporary Work Psychology (2nd ed.). Wiley Blackwell.

Peiro, J. M. (2024). The Oxford Encyclopedia of Industrial, Work, and Organizational Psychology. Oxford University Press.

Ones, D., Anderson, N., Viswesvaran, C., & Sinangil, H. (2017). The SAGE Handbook of Industrial, Work and Organizational Psychology (2nd ed., Vols. 1-3). SAGE.

Equipa Docente