2024
Psicologia da Educação
Nome: Psicologia da Educação
Cód.: PSI11111L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer a organização do sistema educativo português.
2. Analisar de modo crítico a Psicologia da Educação na evolução dos seus modelos teóricos e práticas profissionais.
¬3. Conhecer e analisar investigação relevante e atual sobre a Psicologia Escolar e da Educação.
4. Adquirir conhecimento cientificamente fundamentado dos papéis e práticas dos/as Psicólogos/as e sua intervenção em contextos educativos.
5. Analisar de forma crítica processos de desenvolvimento, aprendizagem e mudança, bem como fatores pessoais, relacionais, contextuais e sociais envolvidos nos processos educativos.
6. Desenvolver conhecimentos nos campos da intervenção psicológica em contextos educativos, no sentido de contribuir para o processo de desenvolvimento psicológico e bem-estar dos/as intervenientes em situações educativas.
7. Contactar com diferentes contextos educativos e práticas psicológicas diversas.
8- Conhecer os princípios éticos que norteiam a investigação e a prática psicológicas
2. Analisar de modo crítico a Psicologia da Educação na evolução dos seus modelos teóricos e práticas profissionais.
¬3. Conhecer e analisar investigação relevante e atual sobre a Psicologia Escolar e da Educação.
4. Adquirir conhecimento cientificamente fundamentado dos papéis e práticas dos/as Psicólogos/as e sua intervenção em contextos educativos.
5. Analisar de forma crítica processos de desenvolvimento, aprendizagem e mudança, bem como fatores pessoais, relacionais, contextuais e sociais envolvidos nos processos educativos.
6. Desenvolver conhecimentos nos campos da intervenção psicológica em contextos educativos, no sentido de contribuir para o processo de desenvolvimento psicológico e bem-estar dos/as intervenientes em situações educativas.
7. Contactar com diferentes contextos educativos e práticas psicológicas diversas.
8- Conhecer os princípios éticos que norteiam a investigação e a prática psicológicas
Conteúdos Programáticos
1. A Psicologia da Educação
Evolução de modelos em Psicologia da Educação
Intervenção em Psicologia da Educação: prática e investigação Questões éticas e deontológicas em Psicologia da Educação
2. Desenvolvimento, Aprendizagem e Mudança em Contextos Educativos
Contextos educativos e desenvolvimento psicológico
Contextos educativos, aprendizagem e mudança
Transições escolares, processos de adaptação e desenvolvimento
3. Dimensões Pessoais, Relacionais e Sociais em Contextos Educativos
Dimensões pessoais, afetivas e motivacionais em contextos educativos
Dinâmicas interpessoais e relacionais nos processos educativos
Influências sociais em contextos escolares e seus impactos
Diversidade(s) em contextos educativos.
Clima de escola e envolvimento da/o estudante
4. Perspetivas para a intervenção psicológica
Prevenção e resolução de problemas
Aprendizagem sócio emocional e promoção de ambientes educativos positivos
Promoção do bem-estar e da saúde mental
Evolução de modelos em Psicologia da Educação
Intervenção em Psicologia da Educação: prática e investigação Questões éticas e deontológicas em Psicologia da Educação
2. Desenvolvimento, Aprendizagem e Mudança em Contextos Educativos
Contextos educativos e desenvolvimento psicológico
Contextos educativos, aprendizagem e mudança
Transições escolares, processos de adaptação e desenvolvimento
3. Dimensões Pessoais, Relacionais e Sociais em Contextos Educativos
Dimensões pessoais, afetivas e motivacionais em contextos educativos
Dinâmicas interpessoais e relacionais nos processos educativos
Influências sociais em contextos escolares e seus impactos
Diversidade(s) em contextos educativos.
Clima de escola e envolvimento da/o estudante
4. Perspetivas para a intervenção psicológica
Prevenção e resolução de problemas
Aprendizagem sócio emocional e promoção de ambientes educativos positivos
Promoção do bem-estar e da saúde mental
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos promovem articulação entre fundamentações teóricas, investigação e práticas. As aulas teóricas, + centradas na exposição dos conteúdos, visam desenvolver o pensamento critico e reflexivo dos estudantes, através da análise e discussão dos modelos teóricos e sua aplicação a situações práticas. Nas aulas práticas são desenvolvidas atividades diversificadas: análise e discussão de artigos científicos, análise reflexiva sobre situações práticas, desenvolvimento de projetos de intervenção em problemáticas psicoeducacionais, sendo incentivado o conhecimento da investigação realizada no âmbito da Psicologia da Educação. Estão previstos momentos de contacto mais direto com a prática profissional em Psicologia da Educação. Desta forma, incentiva-se o trabalho cooperativo, o trabalho autónomo de pesquisa, o desenvolvimento de projetos, a utilização de recursos digitais, etc. É utlizado o Moodle para disponibilizar materiais e fomentar a comunicação docente-estudantes
Avaliação
A avaliação está delineada para possibilitar o cumprimento os objetivos da unidade curricular, procurando-se diferentes modalidades avaliativas.
Avaliação contínua: a) prova escrita, abordando toda a matéria lecionada (60%); b) trabalho de grupo, que consiste na análise e enquadramento conceptual de uma problemática psicoeducacional e apresentação de propostas de intervenção para essa problemática (40%). O trabalho de grupo é apresentado oralmente e discutido nas aulas, sendo dado o respetivo feedback e possibilitada a melhoria do trabalho escrito final.
Avaliação final: a) prova escrita sobre a matéria lecionada (65%); b) trabalho individual, nos mesmos moldes do trabalho da avaliação contínua (35%).
As questões das provas escritas são delineadas para avaliar a capacidade de análise e reflexão dos estudantes.
Poderá haver lugar a discussão oral das provas de avaliação e dos trabalhos.
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%)
Avaliação contínua: a) prova escrita, abordando toda a matéria lecionada (60%); b) trabalho de grupo, que consiste na análise e enquadramento conceptual de uma problemática psicoeducacional e apresentação de propostas de intervenção para essa problemática (40%). O trabalho de grupo é apresentado oralmente e discutido nas aulas, sendo dado o respetivo feedback e possibilitada a melhoria do trabalho escrito final.
Avaliação final: a) prova escrita sobre a matéria lecionada (65%); b) trabalho individual, nos mesmos moldes do trabalho da avaliação contínua (35%).
As questões das provas escritas são delineadas para avaliar a capacidade de análise e reflexão dos estudantes.
Poderá haver lugar a discussão oral das provas de avaliação e dos trabalhos.
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%)
Bibliografia
Black, D. L. (2022). Essentials of social emotional learning (SEL)? Wiley
Blatchford, O., Pellegrini, A. D. & Baines, E. (2016). The child at school? Routledge.
Cline, T., Gulliford, A., & Birch, S. (Eds.) (2024). Educational psychology (3rd Ed.). Routledge.
Hayes, N., O'Toole, L., & Halpenny, A. M. (2023). Introducing Bronfenbrenner? Routledge.
Houwer. J. D & Hughes, S. (2020). The psychology of learning?. The MIT Press.
NASEM (2018). How people learn II. Learners, contexts, and cultures. The National Academies Press.
Reschly, A. L. & Christenson, S. L. (eds.) (2022). Handbook of research on student engagement. Springer.
Santrock, J. W. & Roering, A. (2024). Educational Psychology. McGraw-Hill Education.
Wentzel, K. R. & Miele, D. B. (Eds) (2016). Handbook of Motivation at School. Routledge
Wentzel, K. R. & Ramani, G. B. (Eds.) (2016). Handbook of social influences in school contexts? Routledge.
Woolfolk, A. & Usher, E. (2023). Educational psychology. Pearson Ed.
Blatchford, O., Pellegrini, A. D. & Baines, E. (2016). The child at school? Routledge.
Cline, T., Gulliford, A., & Birch, S. (Eds.) (2024). Educational psychology (3rd Ed.). Routledge.
Hayes, N., O'Toole, L., & Halpenny, A. M. (2023). Introducing Bronfenbrenner? Routledge.
Houwer. J. D & Hughes, S. (2020). The psychology of learning?. The MIT Press.
NASEM (2018). How people learn II. Learners, contexts, and cultures. The National Academies Press.
Reschly, A. L. & Christenson, S. L. (eds.) (2022). Handbook of research on student engagement. Springer.
Santrock, J. W. & Roering, A. (2024). Educational Psychology. McGraw-Hill Education.
Wentzel, K. R. & Miele, D. B. (Eds) (2016). Handbook of Motivation at School. Routledge
Wentzel, K. R. & Ramani, G. B. (Eds.) (2016). Handbook of social influences in school contexts? Routledge.
Woolfolk, A. & Usher, E. (2023). Educational psychology. Pearson Ed.
Equipa Docente
- Fátima Henriques Leal [responsável]