Psicologia da Educação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
— Conhecer a organização do sistema educativo português.
— Analisar de modo crítico a Psicologia da Educação na evolução dos seus modelos teóricos.
— Adquirir conhecimento fundamentado dos papéis e práticas do/a Psicólogo/a Educacional e da sua intervenção em contextos educativos.
— Analisar de forma crítica processos de ensino-aprendizagem, bem como fatores pessoais, contextuais e relacionais envolvidos nos processos educativos.
— Desenvolver conhecimentos nos campos da avaliação e intervenção psicológica em contextos educativos, no sentido de contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento psicológico dos/as intervenientes em situações educativas.
— Contactar com diferentes contextos educativos e práticas psicológicas diversas.
— Analisar, refletir e discutir criticamente as temáticas exploradas.
Conteúdos Programáticos
- Evolução de modelos
- Intervenção psicológica em contextos educativos: a prática e a investigação
- Questões éticas e deontológicas
2. Desenvolvimento, Aprendizagem e Mudança em Contextos Educativos
- Desenvolvimento psicológico, aprendizagem e mudança
- Perspetivas sobre aprendizagem: comportamentais, cognitivas e construtivistas
3. Dimensões Pessoais, Relacionais e Sociais em Contextos Educativos
- Dimensões pessoais e afetivas: Autoestima, autoconceito, autoeficácia; Processos motivacionais
- Dinâmicas interpessoais e relacionais nos processos educativos: Representações e expectativas; Comportamentos de risco e resiliência.
- Influências sociais em contextos escolares e seus impactos: Influência dos pares; Influência de professores/as; Influências da família e dos contextos culturais; Envolvimento da/o estudante na Escola
4. Perspetivas para a intervenção psicológica
- Prevenção e resolução de problemas
- Promoção do bem-estar e da saúde mental
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: exposição dos conteúdos programáticos e sua relação com uma intervenção psicológica promotora do desenvolvimento e bem-estar dos intervenientes nos diferentes contextos educativos. Aulas práticas: análise, discussão e reflexão de situações práticas e de artigos científicos, partindo de diferentes abordagens teóricas; apresentação e discussão dos trabalhos. Orientação tutorial: acompanhamento e apoio aos trabalhos. Estão previstos momentos de contacto mais direto com a prática profissional em Psicologia da Educação.
Avaliação contínua: a) prova escrita, preparada previamente pelos estudantes e/ou resolvida em sala de aula (65%); b) trabalho de grupo (35%). Exame: prova escrita (70%); b) trabalho (30%).
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).
Avaliação
O regime de avaliação final pressupõe a realização de dois elementos de avaliação: 1) uma prova escrita de exame (60%); 2) um trabalho individual, nos mesmos moldes definidos para o Regime de Ava¬liação Contínua (40%). Em ambos os elementos de avaliação pode haver lugar a discussão oral. Nenhuma das notas parcelares poderá ser inferior a 9 valores
Bibliografia
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Reschly, A. L. & Christenson, S. L. (eds.) (2022). Handbook of research on student engagement. Springer
Schunk, D. H. (2020). Learning theories: an educational perspective. Pearson
Veiga, F. H. (coord.) (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Climepsi.
Wentzel, K. R. & Ramani, G. B. (Eds.) (2016). Handbook of social influences in school contexts . Routledge
Woolfolk, A. (2021). Educational psychology. Pearson
Equipa Docente
- Maria Madalena Vaz Pereira de Melo [responsável]