2024
Psicometria
Nome: Psicometria
Cód.: PSI11105L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Nesta UC são abordados os conceitos fundamentais da área científica da Psicometria, nomeadamente as noções de precisão e validade, e faz-se uma referência aos principais testes psicológicos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Como resultado do trabalho realizado ao longo do semestre na unidade curricular de Psicometria os alunos deverão:
a) Conhecer conceitos fundamentais da área científica da Psicometria, nomeadamente os conceitos de validade e fiabilidade.
b) Conhecer os principais tipos de testes psicológicos, as suas características psicométricas e as questões éticas inerentes à sua utilização.
c) Conhecer os procedimentos técnicos necessários para a construção e adaptação de provas psicológicas, especificamente questionários.
d) Conhecer e saber aplicar os procedimentos necessários para testar as características psicométricas de uma prova psicológica.
e) Conhecer e saber aplicar os procedimentos de aplicação e cotação de alguns testes psicológicos.
f) Conhecer as normas de um teste psicológico e saber aplicar o processo de interpretação tendo por base a comparação dos resultados individuais com os dados normativos.
a) Conhecer conceitos fundamentais da área científica da Psicometria, nomeadamente os conceitos de validade e fiabilidade.
b) Conhecer os principais tipos de testes psicológicos, as suas características psicométricas e as questões éticas inerentes à sua utilização.
c) Conhecer os procedimentos técnicos necessários para a construção e adaptação de provas psicológicas, especificamente questionários.
d) Conhecer e saber aplicar os procedimentos necessários para testar as características psicométricas de uma prova psicológica.
e) Conhecer e saber aplicar os procedimentos de aplicação e cotação de alguns testes psicológicos.
f) Conhecer as normas de um teste psicológico e saber aplicar o processo de interpretação tendo por base a comparação dos resultados individuais com os dados normativos.
Conteúdos Programáticos
I ? Conceitos fundamentais
1. Princípios essenciais da medida
2. Definição e classificação dos testes psicológicos
3. Validade de um teste psicológico
3.1. O conceito de validade
3.2. Modalidades de avaliação da validade
4. Fiabilidade de um teste psicológico
4.1. O conceito de fiabilidade
4.2. Modalidades de avaliação da fiabilidade
5. Resultados derivados, normas de um teste e interpretação
6. Importância e tópicos de um manual de um teste psicológico
7. Questões éticas inerentes ao uso de testes psicológicos
II ? Aplicações: Diferentes tipos de testes psicológicos
1. Testes de inteligência e de aptidão: as teorias fatoriais de inteligência e as escalas de Weschler
2. Testes de personalidade: características, tipos de questionários, tipos de formatos de itens, exemplos, vantagens, limitações e questões psicométricas
3. Escalas de avaliação de comportamentos
4. Tradução, construção e adaptação de testes e questionários
1. Princípios essenciais da medida
2. Definição e classificação dos testes psicológicos
3. Validade de um teste psicológico
3.1. O conceito de validade
3.2. Modalidades de avaliação da validade
4. Fiabilidade de um teste psicológico
4.1. O conceito de fiabilidade
4.2. Modalidades de avaliação da fiabilidade
5. Resultados derivados, normas de um teste e interpretação
6. Importância e tópicos de um manual de um teste psicológico
7. Questões éticas inerentes ao uso de testes psicológicos
II ? Aplicações: Diferentes tipos de testes psicológicos
1. Testes de inteligência e de aptidão: as teorias fatoriais de inteligência e as escalas de Weschler
2. Testes de personalidade: características, tipos de questionários, tipos de formatos de itens, exemplos, vantagens, limitações e questões psicométricas
3. Escalas de avaliação de comportamentos
4. Tradução, construção e adaptação de testes e questionários
Métodos de Ensino
As aulas teóricas da unidade curricular de Psicometria vão seguir um método maioritariamente expositivo e estruturado dos diferentes conteúdos de aprendizagem, com recurso a exemplos concretos adaptados da prática psicológica nas três áreas principais de especialização. Este método de ensino será útil para atingir os primeiros três objetivos de aprendizagem, garantindo uma ligação entre os conteúdos teóricos e a sua aplicação na prática e investigação psicológica. As aulas práticas vão seguir um método demonstrativo e ativo, permitindo atingir os últimos três objetivos de aprendizagem. Nestas, os alunos vão aprender a demonstrar as características psicométricas de alguns testes psicológicos através da utilização de ferramentas de análise estatística como o SPSS e o JASP. Terão também oportunidade para se familiarizarem com um conjunto amplo de provas de avaliação psicológica, e aprender e praticar os procedimentos de aplicação, cotação e interpretação de alguns protocolos.
Avaliação
A avaliação contínua da unidade curricular de Psicometria é efetuada através de um sistema de avaliação misto, composto por duas componentes: prática (dois trabalhos) e teórica (um teste). A nota mínima em cada um dos três elementos de avaliação é de 9.5 em 20 valores.
1. Trabalhos práticos: O primeiro trabalho consiste na análise das características psicométricas de um teste e, o segundo, na realização de uma ficha técnica de um teste. Os dois trabalhos são realizados em grupo. Relativamente ao primeiro trabalho, poderá ser solicitada a sua defesa oral. Quociente de Avaliação: 20% + 25%.
2. Teste de avaliação: O teste individual inclui questões relativas à matéria lecionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas. Quociente de Avaliação: 55%.
A avaliação final é composta por um elemento de avaliação escrito (100%) com exercícios de natureza teórica e prática. Para aprovação na unidade curricular os alunos têm de obter no mínimo 9.5 em 20 valores.
1. Trabalhos práticos: O primeiro trabalho consiste na análise das características psicométricas de um teste e, o segundo, na realização de uma ficha técnica de um teste. Os dois trabalhos são realizados em grupo. Relativamente ao primeiro trabalho, poderá ser solicitada a sua defesa oral. Quociente de Avaliação: 20% + 25%.
2. Teste de avaliação: O teste individual inclui questões relativas à matéria lecionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas. Quociente de Avaliação: 55%.
A avaliação final é composta por um elemento de avaliação escrito (100%) com exercícios de natureza teórica e prática. Para aprovação na unidade curricular os alunos têm de obter no mínimo 9.5 em 20 valores.
Bibliografia
Costello, A. B., & Osborne, J. W. (2005). Best practices in exploratory factor analysis: Four recommendations for getting the most from your analysis. Practical Assessment, Research & Evaluation, 10(7). https://doi.org/10.7275/jyj1-4868
Cronbach, L. J., & Meehl, P. E. (1955). Construct validity in psychological tests. Psychological Bulletin, 52(4), 281?302. https://doi.org/10.1037/h0040957
International Test Commission (2013). ITC Guidelines on Test Use. International Test Commission. https://www.intestcom.org/files/guideline_test_use.pdf
Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing (2nd ed.). John Wiley & Sons, Inc. https://doi.org/10.1002/9781394259458
Zumbo, B. D. (2023). A dialectic on validity: Explanation-focused and the many ways of being human. International Journal of Assessment Tools in Education, 10, 1-96. https://doi.org/10.21449/ijate.1406304
Cronbach, L. J., & Meehl, P. E. (1955). Construct validity in psychological tests. Psychological Bulletin, 52(4), 281?302. https://doi.org/10.1037/h0040957
International Test Commission (2013). ITC Guidelines on Test Use. International Test Commission. https://www.intestcom.org/files/guideline_test_use.pdf
Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing (2nd ed.). John Wiley & Sons, Inc. https://doi.org/10.1002/9781394259458
Zumbo, B. D. (2023). A dialectic on validity: Explanation-focused and the many ways of being human. International Journal of Assessment Tools in Education, 10, 1-96. https://doi.org/10.21449/ijate.1406304
Equipa Docente
- João Nuno Ribeiro Viseu [responsável]
- Samuel Filipe Pereira Domingos