Psicometria
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Como resultado do trabalho realizado nesta unidade curricular, o aluno deve:
Conhecer conceitos fundamentais da área científica da Psicometria, nomeadamente as noções de precisão e validade
Conhecer os principais tipos de testes psicológicos, as suas características psicométricas e as questões éticas inerentes à sua utilização
Conhecer os procedimentos técnicos necessários para a construção e adaptação de provas psicológicas, especificamente questionários
Conhecer os procedimentos necessários para testar as características psicométricas de uma prova psicológica
Conhecer os procedimentos de cotação de alguns testes
Conhecer a noção de normas de um teste e o processo de interpretação tendo por base a comparação dos resultados com os dados normativos
Conteúdos Programáticos
I - Conceitos fundamentais
1- Princípios essenciais da medida e definição de um teste psicológico
2- A precisão de um teste psicológico
2.1- A noção de precisão
2.2- A precisão teste-reteste
2.3- O coeficiente de bi-partição
2.4- A consistência interna
2.5- A precisão inter-cotadores
2.6- A precisão re-enquadrada: uma referência à teoria da generalizabilidade
2.7- O erro padrão da medida e a estimação intervalar de resultados verdadeiros
3- A validade de um teste psicológico
3-1- A noção de validade
3.2- Validade de constructo
3.3- Validade de conteúdo
3.4- Validade relativa a um critério
3-5- Relação entre precisão e validade
4- Resultados derivados, normas de um teste e interpretação
II - Aplicações: Os diferentes tipos de testes psicológicos
1- Questões éticas inerentes ao uso de testes psicológicos
2- Diferentes classificações dos testes psicológicos
3- Os testes de inteligência e de aptidão
3.1- As teorias factoriais de inteligência e as provas de factor geral e de aptidões específicas
3.2- A concepção de inteligência e as escalas de inteligência de Weschler
4- Os testes de personalidade
4.1- Os questionários: aspectos gerais
4.1.1- Características gerais, tipos de questionários, tipos de formatos de itens, exemplos, vantagens e limitações, e questões psicométricas
4.2- A construção de questionários de personalidade
4.2.1- Diferentes passos no processo de construção
4.2.3- Exemplo da construção de um questionário
4.3- A adaptação de questionários de personalidade
4.3.1- Diferentes passos no processo de adaptação
4.3.2- Exemplo da adaptação de um questionário para a população portuguesa
4.4- As escalas de avaliação de comportamentos
4.4.1- Características gerais, exemplos, vantagens e limitações e questões psicométricas
4.5- Os métodos projectivos
4.5.1- Características gerais, tipos, exemplos, vantagens e limitações e questões psicométricas
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas o docente apresentará os diversos tópicos do programa através de um metodologia de ensino expositivo.
As aulas práticas serão dedicadas à demonstração das características psicotécnicas de alguns testes (utilizando as ferramentas de análise estatística SPSS e AMOS ou LISREL), à realização e apresentação de trabalhos práticos, apresentação das características gerais de algumas provas psicológicas, à familiarização e observação de materiais de testes e à cotação e interpretação de alguns protocolos.
Avaliação
A avaliação da cadeira será feita através do sistema de avaliação mista, composta por duas componentes: prática (dois trabalhos) e teórica (um teste).
Trabalhos práticos:
O primeiro trabalho consiste na análise das características psicométricas de um teste e, o segundo, na realização de uma ficha técnica de um teste. Os dois trabalhos serão realizados em grupo. O primeiro trabalho será realizado em casa em dia a determinar pelos docentes e será entregue via e-mail. O segundo será preparado em casa e apresentado numa aula prática em data a definir pelos docentes.
Quociente de Avaliação: 20% + 25%.
Teste de avaliação:
O teste incluirá questões relativas à matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas.
Quociente de Avaliação: 55%
A nota mínima em cada uma dos 3 elementos de avaliação é de 8 valores.
A avaliação em época normal é composta pelos seguintes elementos:
1- Exame escrito sobre todos os temas leccionados nas aulas teóricas e práticas com a ponderação de 70%.
2- Componente prática obrigatória: o segundo trabalho proposto no sistema de avaliação contínua com uma ponderação de 30%. Pode ser realizado em grupo, e nesse caso deverá ser apresentado na data definida no regime de avaliação contínua ou pode ser realizado individualmente e ser entregue por escrito na data do exame de época normal.
No caso dos alunos não obterem aproveitamento na unidade curricular poderão realizar a avaliação em época de recurso. A avaliação de recurso é composta pelos mesmos elementos da avaliação em época normal. A avaliação em época especial é composta pelos mesmos elementos da avaliação em época de recurso.
Bibliografia
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Equipa Docente
- João Nuno Ribeiro Viseu [responsável]
- Samuel Filipe Pereira Domingos