2024

Psicologia Social

Nome: Psicologia Social
Cód.: PSI11100L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer e compreender as abordagens e conceitos da psicologia social;
- Compreender a interação social, as relações humanas e a realidade social
- Desenvolver competências sociais;
- Conhecer e discutir criticamente as metodologias de investigação usadas na psicologia social;
- Integrar os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas do curso de Psicologia.

Conteúdos Programáticos

Apresentação
1. INTRODUÇÃO
1.1. Caracterização da Psicologia Social enquanto ciência
1.2. Primórdios e tendências actuais da Psicologia Social
1.3. Orientações metodológicas na Psicologia Social
1.4. Questões éticas na investigação em Psicologia Social
 
2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS
2.1. A génese da relação social
2.2. Atracção interpessoal
2.3. As relações Intimas
2.4.Os comportamentos pró-sociais e anti-sociais
 
3. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL
3.1. A formação das impressões e a percepção social
3.2. As representações sociais
3.3. Os processos de atribuição causal
 
4. PROCESSOS DE INFLUÊNCIA SOCIAL
4.1. Influência social
4.2. Formação de atitudes e funções das atitudes
4.3. Atitudes e comportamentos
4.4. Mudança de atitudes

Métodos de Ensino

Aulas teóricas - metodologia expositiva, diálogo incentivando o entendimento da teoria em articulação com a pratica. Recurso a exemplos práticos, visando promover aprendizagem de conteúdos relevantes, pensamento crítico e articulação teoria prática
Aulas práticas ? Recurso a métodos ativos, nomeadamente análise de casos através de visualização de filmes e leitura de textos e descrição de histórias sociais; análises críticas de artigos científicos e visualização ou reprodução de algumas investigações clássicas, seguida de discussão. Visa-se aproximar teoria e prática, desenvolver o espírito critico relativamente à teoria e prática aprendidas.
O trabalho autónomo fora das aulas ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de conteúdos a apresentar nas aulas

Avaliação

Regime de Avaliação Contínua
Realização de uma frequência e um trabalho de grupo. O Trabalho de grupo (grupos de 2 pessoas) consiste na apresentação de 1 artigo científico das áreas temáticas do programa, fornecido pelo docente e a dinamização de uma atividade no âmbito do artigo.
A frequência vale 60% e o trabalho de grupo vale de 40% na nota final.
A participação dos alunos nas aulas teóricas e prática é obrigatória, sendo, contudo, considerada uma tolerância de 25%. Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.

Regime de avaliação final
No regime de avaliação final (incluindo exame de recurso e exame de época especial) será realizada uma prova escrita individual (exame), devendo no mesmo dia ser apresentado individualmente pelo aluno, um artigo em power-point, segundo os parâmetros definidos para avaliação contínua.
O exame vale 70% e o trabalho vale 30% na nota final.
Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.

Bibliografia

Crano, W.D., Brewer, M.B., Lac, A. (2023) Principles and Methods of Social Research, Lawrence Erlbaum Assoc. 4th Edition.
Myers, D. & Twenge, J. (2021). Social Psychology. McGraw Hill.
Smith, E.R., Mackie, D.M., Claypool, H.M. (2015) Social Psychology. New York : Psychology Press, 4rd edition.
Vala, J.; Monteiro, M. B. (Coordenadores) (2017) Psicologia Social. 10ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Versão online: https://gulbenkian.pt/publications/psicologia-social/

Equipa Docente