2024
Psicologia da Aprendizagem
Nome: Psicologia da Aprendizagem
Cód.: PSI11099L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Construção de conhecimento teórico e prático das principais teorias da aprendizagem humana, seus processos (cognitivos, afetivos, comportamentais) e aspetos diferenciais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer relações entre aprendizagem, desenvolvimento, educação e ensino
2. Conhecer modelos e teorias fundamentais no domínio da Psicologia da Aprendizagem
3. Analisar e problematizar as complementaridades, implicações e limites dos diferentes modelos e teorias da aprendizagem
4. Conhecer processos comportamentais, cognitivos, sociocognitivos e motivacionais envolvidos na aprendizagem
5. Aplicar princípios das diferentes teorias e dos processos psicológicos envolvidos a situações de aprendizagem em contextos formais e informais e em diferentes faixas etárias
6. Conhecer processos diferenciais envolvidos aprendizagem e suas implicações
7. Compreender e refletir sobre os seus próprios processos de aprendizagem à luz das diversas teorias explicativas da aprendizagem
8. Desenvolver hábitos de pesquisa e leitura crítica da informação
9. Compreender o papel da aprendizagem na promoção do desenvolvimento humano e da inclusão educativa e social
2. Conhecer modelos e teorias fundamentais no domínio da Psicologia da Aprendizagem
3. Analisar e problematizar as complementaridades, implicações e limites dos diferentes modelos e teorias da aprendizagem
4. Conhecer processos comportamentais, cognitivos, sociocognitivos e motivacionais envolvidos na aprendizagem
5. Aplicar princípios das diferentes teorias e dos processos psicológicos envolvidos a situações de aprendizagem em contextos formais e informais e em diferentes faixas etárias
6. Conhecer processos diferenciais envolvidos aprendizagem e suas implicações
7. Compreender e refletir sobre os seus próprios processos de aprendizagem à luz das diversas teorias explicativas da aprendizagem
8. Desenvolver hábitos de pesquisa e leitura crítica da informação
9. Compreender o papel da aprendizagem na promoção do desenvolvimento humano e da inclusão educativa e social
Conteúdos Programáticos
1. INTRODUÇÃO
1. 1. Definição de aprendizagem
1.2. Aprendizagem, desenvolvimento, educação, ensino e inclusão
2. MODELOS TEÓRICOS EM PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
2.1. Teorias Comportamentais da aprendizagem
2.1.1. Condicionamento Clássico
2.1.2. Condicionamento Operante
2.1.3. Aprendizagem Social
2.2. Teorias Cognitivas da Aprendizagem
2.2.1. Processamento de Informação
2.2.2. Construtivismo Cognitivo de Piaget
2.2.3. Sócio-Contrutivismo de Vygotsky
3. FATORES E CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
3.1. Estilos cognitivos e estilos de aprendizagem
3.2. Autoconceito
3.3. Cognições motivacionais
4. APRENDIZAGEM CENTRADA NO ESTUDANTE
4.1. Conceções e abordagens à aprendizagem
4.2. Motivação e estratégias
4.3. Implicações no desempenho académico
1. 1. Definição de aprendizagem
1.2. Aprendizagem, desenvolvimento, educação, ensino e inclusão
2. MODELOS TEÓRICOS EM PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
2.1. Teorias Comportamentais da aprendizagem
2.1.1. Condicionamento Clássico
2.1.2. Condicionamento Operante
2.1.3. Aprendizagem Social
2.2. Teorias Cognitivas da Aprendizagem
2.2.1. Processamento de Informação
2.2.2. Construtivismo Cognitivo de Piaget
2.2.3. Sócio-Contrutivismo de Vygotsky
3. FATORES E CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
3.1. Estilos cognitivos e estilos de aprendizagem
3.2. Autoconceito
3.3. Cognições motivacionais
4. APRENDIZAGEM CENTRADA NO ESTUDANTE
4.1. Conceções e abordagens à aprendizagem
4.2. Motivação e estratégias
4.3. Implicações no desempenho académico
Métodos de Ensino
Aulas teóricas - Metodologia expositiva, recurso a exemplos, diálogo, incentivando a compreensão da teoria., pensamento crítico e articulação teoria prática.
Aulas práticas - Atividades de natureza ativa, reflexiva e diversificada (e.g., brainstorming, debates, realização de exercícios, análise de casos, excertos literários, visionamento de vídeos, role-playing). Estes métodos visam compreender a aplicação da teoria, desenvolver o espírito critico, promover a capacidade de resolução de problemas. Comunicação oral. Trabalho cooperativo.
Trabalho autónomo fora das aulas ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de conteúdos a apresentar nas aulas. Desenvolvimento do espírito critico através da reflexão e da autoavaliação
Utilização do Moodle para organização e acesso aos materiais de aprendizagem, informações, contacto com os/as estudantes.
Aulas práticas - Atividades de natureza ativa, reflexiva e diversificada (e.g., brainstorming, debates, realização de exercícios, análise de casos, excertos literários, visionamento de vídeos, role-playing). Estes métodos visam compreender a aplicação da teoria, desenvolver o espírito critico, promover a capacidade de resolução de problemas. Comunicação oral. Trabalho cooperativo.
Trabalho autónomo fora das aulas ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de conteúdos a apresentar nas aulas. Desenvolvimento do espírito critico através da reflexão e da autoavaliação
Utilização do Moodle para organização e acesso aos materiais de aprendizagem, informações, contacto com os/as estudantes.
Avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA: A assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. Prova escrita individual (50%) e Trabalho de Grupo (50%). Caso um dos elementos da avaliação contínua tenha classificação abaixo de 8 valores, o estudante transita para regime de avaliação final. O trabalho de grupo tem uma componente de fundamentação teórica e de aplicação/intervenção. O docente acompanhará os trabalhos e fornecerá feedback. Estudantes que cumpram as presenças do regime de avaliação contínua e realizem o trabalho de grupo, caso tenham de ir a exame podem optar por ficar com a nota do trabalho de grupo anteriormente obtida.
AVALIAÇÃO FINAL: Trabalho individual (50%) e prova escrita (50%). A obtenção de qualquer classificação inferior a 8 valores numa das provas implica não aprovação. Aprovação: nota final mínima de 10 valores desde nenhuma das provas tenha menos de 8 valores.
AVALIAÇÃO FINAL: Trabalho individual (50%) e prova escrita (50%). A obtenção de qualquer classificação inferior a 8 valores numa das provas implica não aprovação. Aprovação: nota final mínima de 10 valores desde nenhuma das provas tenha menos de 8 valores.
Bibliografia
Brown, P. C., Roediger III, H. L., & McDaniel, M. A. (2018). Make it stick: The science of successful learning. Belknap Press
Grácio, L., Aguiar, H., Pires, H. & Carapeto, M. J. (2023). Teaching and Quality of Teaching: Conceptions of Higher Education Professors in São Tomé and Príncipe. Frontiers in Education,8,1-14.
Ormrod, J. E. (2020). Human learning (8th ed.). Pearson.
Schunk, D. H. (2020). Learning theories: An educational perspective (8th ed.). Pearson.
Simão, A. M. V., Lopes da Silva, A., & Sá, I. (2020). Auto-Regulação da Aprendizagem. Das Concepções às Práticas. Instituto de Educação.
Sprinthall, N., & Sprinthall, R. (2000). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
Woolfolk, A. (2021). Educational Psychology (14th Ed.). Pearson
Zimmerman, B. J., & Schunk, D. H. (2022). Self-Regulated Learning and Academic Achievement: Theory, Research, and Practice (3rd ed.). Routledge.
Grácio, L., Aguiar, H., Pires, H. & Carapeto, M. J. (2023). Teaching and Quality of Teaching: Conceptions of Higher Education Professors in São Tomé and Príncipe. Frontiers in Education,8,1-14.
Ormrod, J. E. (2020). Human learning (8th ed.). Pearson.
Schunk, D. H. (2020). Learning theories: An educational perspective (8th ed.). Pearson.
Simão, A. M. V., Lopes da Silva, A., & Sá, I. (2020). Auto-Regulação da Aprendizagem. Das Concepções às Práticas. Instituto de Educação.
Sprinthall, N., & Sprinthall, R. (2000). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
Woolfolk, A. (2021). Educational Psychology (14th Ed.). Pearson
Zimmerman, B. J., & Schunk, D. H. (2022). Self-Regulated Learning and Academic Achievement: Theory, Research, and Practice (3rd ed.). Routledge.
Equipa Docente
- Maria Luísa Fonseca Grácio [responsável]