2024

Métodos de Investigação em Psicologia

Nome: Métodos de Investigação em Psicologia
Cód.: PSI11098L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Visa-se a apresentação, discussão e exercitação de um conjunto de procedimentos, conceptualmente orientados, necessários à realização de um projeto de investigação em Psicologia e à avaliação de investigações realizadas.
a. Demonstrar competências para realizar, com supervisão, uma revisão de literatura com vista à formulação e análise de um problema de investigação.
b. Demonstrar competências para reportar, com supervisão, características de participantes, de instrumentos e de procedimentos adequados à análise de um problema de investigação.
c. Demonstrar competências de conceção e redação de um projeto de investigação seguindo as orientações específicas de um supervisor.
d. Adquirir uma atitude reflexiva, crítica e eticamente fundada, quanto à utilização dos métodos de investigação em Psicologia.
e. Realizar uma leitura crítica de relatórios de investigação em Psicologia, com orientação de um supervisor.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: O conhecimento científico, a sua produção, a sua avaliação, a sua classificação, a sua publicação, a sua indexação, a sua pesquisa, a sua síntese.
2. Meta-análises, estudos bibliométricos e revisões de literatura.
3. Etapas dos processos de investigação.
4. A formulação de problemas de investigação e as tipologias dos métodos de investigação em Psicologia.
5. Enquadramento no conhecimento prévio.
6. Desenhos de investigação.
7. Medidas na investigação.
8. Construção e seleção de instrumentos.
9. Fontes de dados.
10. Recolha de dados.
11. Processamento de dados.
12. Interpretação.
13. Avaliação da investigação ? análise crítica de relatórios de investigação.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas seguem um método expositivo, apresentando-se de forma estruturada os conteúdos programáticos. Nestas aulas relacionam-se os conteúdos e a sua aplicação em investigação. Esta ligação está preconizada na política pedagógica da Universidade e objetiva consciencializar os discentes sobre a relevância dos métodos de investigação em Psicologia. As aulas práticas seguem um método demonstrativo e ativo, através de discussão orientada, exemplificação e realização de tarefas grupais, recorrendo a recursos digitais (e.g., bases de dados eletrónicas, software de análise estatística). Durante as tarefas os alunos desenvolvem competências de resolução de problemas, criatividade, comunicação e colaboração. Em cada tarefa os estudantes recebem feedback, que visa melhorar os trabalhos já realizados e a sua integração no trabalho final, uma revisão sistemática da literatura. Este trabalho decorre das atividades de investigação do docente e visa iniciar os discentes neste domínio.

Avaliação

A avaliação contínua da unidade curricular de Métodos de Investigação em Psicologia é composta por quatro momentos:
1. Atividades a realizar nas aulas práticas (25%);
2. Tarefa de recolha de dados (20%);
3. Revisão sistemática da literatura (tarefa a realizar em grupo, máximo de 3 elementos) e discussão com o docente (35%);
4. Avaliação de um relatório de investigação (tarefa a realizar em grupo, máximo de 3 elementos) (20%).

Consideram-se aprovados na avaliação contínua os alunos que obtenham uma classificação média igual ou superior a 9.5/20 valores considerando os diferentes elementos de supracitados.

Os alunos que não atinjam a classificação mínima na avaliação contínua (9.5/20), terão de realizar uma avaliação final. A avaliação final (100%) consiste numa prova escrita com questões de índole teórica e prática. Consideram-se aprovados em avaliação final os alunos que obtenham uma classificação igual ou superior a 9.5/20 valores.

Bibliografia

American Psychological Association (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). Autor.
Coolican, H. (2014). Research Methods and Statistics in Psychology (6th ed.). Psychology Press.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2011). The SAGE Handbook of Qualitative Research (4th ed.). SAGE.
Howitt, D., & Cramer, D. (2020). Introduction to Research Methods in Psychology (6th ed.). Pearson.
Page, M., McKenzie, J., Bossuyt, P., Butron, I., Hoffmann, T., Mulrow, C., Shamseer, L., Tetzlaff, J., Akl, E., Brennan, S., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J., Hrobjartsson, S., Lalu, M., Li, T., Loder, E., Mayo-Wilson, E., McDonald, S.,? Moher, D. (2020). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, Article e71. https://doi.org/10.1136/jmb.n71
Shadish, W. R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2001). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Houghton Mifflin.

Equipa Docente