Métodos de Investigação em Psicologia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Visa-se a apresentação, discussão e exercitação de um conjunto de procedimentos, conceptualmente orientados, necessários à realização de um projeto de investigação em psicologia e à avaliação de investigações realizadas.
– Demonstra competências para realizar, com supervisão, uma revisão de literatura com vista à formulação e análise de um problema de investigação.
– Demonstra competências para reportar, com supervisão, características de participantes, de instrumentos e de procedimentos adequados à análise de um problema de investigação.
– Demonstra competências de conceção e redação de um projeto de investigação seguindo orientações específicas de um supervisor.
– Adquire uma atitude reflexiva, crítica e eticamente fundada, quanto à utilização dos métodos de investigação em psicologia.
- Realiza uma leitura crítica de relatórios de investigação em psicologia, com orientação de um supervisor.
Conteúdos Programáticos
- Introdução: O conhecimento científico, a sua produção, a sua classificação, a sua publicação, a sua indexação, a sua pesquisa, a sua síntese.
- Meta-análises, estudos bibliométricos e revisões de literatura.
- Etapas dos processos de investigação
- A formulação de problemas de investigação e as tipologias dos métodos da investigação em psicologia
- Enquadramento no conhecimento prévio
- Desenhos de investigação
- Medidas na investigação
- Construção e seleção de instrumentos
- Fontes de dados
- Recolha de dados
- Processamento de dados
- Interpretação
- Avaliação da investigação – análise crítica de relatórios de investigação
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: apresentação estruturada de conteúdos
Aulas práticas: discussão orientada, exemplificação, demonstração e trabalhos em grupo.
Avaliação
Avaliação contínua:
1) Atividades a realizar das aulas práticas, incluindo a sua preparação (50%)
2) Revisão de literatura (tarefa a realizar em grupo e discutida com o docente – 25%)
3) Avaliação de um relatório de investigação (tarefa a realizar em grupo e discutida com o docente – 25%)
Avaliação final:
Prova de avaliação de conhecimentos (80%)
Avaliação de um relatório de investigação ou realização de uma revisão de literatura (20%)
Bibliografia
Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.
Almeida, L., & Freire, T. (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação (4a ed.). Braga: Psiquilíbrios.
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (2011). The SAGE Handbook of Qualitative Research (4th edition). London: SAGE.
Garson, G. D. (2012). Sampling. Retrieved from http://www.statisticalassociates.com/
Shadish, W. R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2001). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston, MA: Houghton Mifflin.
Silverman, D. (2010). Qualitative Research: Theory, method and practice (2nd edition). London: SAGE.
Equipa Docente
- João Nuno Ribeiro Viseu [responsável]