2023

Psicologia da Perceção e da Atenção

Nome: Psicologia da Perceção e da Atenção
Cód.: PSI11093L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Psicologia da Percepção e da Atenção introduz os pressupostos fundamentais da Psicologia Cognitiva, bem como os seus métodos de estudo. Esta Unidade Curricular visa fornecer um quadro conceptual e teórico que permita aos estudantes compreender a natureza das estruturas e processos mentais envolvidos na aquisição, interpretação e selecção da informação, i.e., na percepção e atenção, e levá-los a perceber a forma como esses processos se relacionam com o comportamento humano.

Resultados de Aprendizagem:
1. Compreender a importância de uma abordagem analítica no estudo dos processos mentais
2. Descrever as principais teorias e modelos explicativos da percepção e da atenção
3. Identificar temas e questões de investigação e discutir alguns dos seus principais resultados empíricos
4. Conhecer os fundamentos e os principais métodos e técnicas utilizados no estudo da percepção e da atenção

Conteúdos Programáticos

1. Psicologia Cognitiva
1. Pressupostos: A perspectiva do processamento da informação e o conceito de representação
2. Abordagens metodológicas no estudo dos processos cognitivos

2. Percepção
1. Sensação e percepção
2. Bases fisiológicas da percepção visual
3. Teorias da percepção
4. Processos de organização perceptiva, percepção da profundidade e percepção da cor
5. Reonhecimento visual de objectos inter e intra-categorias

3. Atenção
1. Limites de processamento e selecção da informação
2. Teorias, modelos e paradigmas de estudo da atenção selectiva
3. Teorias, modelos e paradigmas de estudo da atenção dividida
4. Processamento automático vs. controlado

Métodos de Ensino

As aulas T são expositivas com momentos em que se colocam questões para incentivar a participação e o raciocínio sobre o significado das evidências e resultados empíricos.
As aulas PL contemplam atividades de apresentação e discussão de artigos científicos, participação em situações experimentais e discussão dos resultados obtidos. Encoraja-se a leitura da bibliografia/materiais antes das aulas para se questionar as ideias e esclarecer procedimentos.

Avaliação contínua
Trabalho de grupo: apresentação oral de um artigo científico (10%), participação experimental (10%), relatório experimental (20%).
Teste escrito (60%).
Em todos os momentos de avaliação a classificação não pode ser inferior a 7,5 e a média das classificações tem de ser igual ou superior a 10.

Avaliação Final
Exame final (com componente teórica - 60% - e outra prática - 40%).

Em ambos os regimes de avaliação é obrigatória a presença em 75% das aulas, sem prejuízo do disposto no RAUÉ sobre regimes especiais de frequência.

Bibliografia

Bruce, V., Green, P. R., & Georgeson, M. A. (2003). Visual perception: Physiology, psychology, & ecology (4th ed.). Hove, East Sussex, UK: Psychology Press.
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook (7th Ed.). Hove, East Sussex, UK: Psychology Press.
Mather, G. (2006). Foundations of perception. U.K.: Psychology Press.
Pashler, H. (Ed.) (1998). Attention. Hove: Psychology Press
Reisberg, D. (Ed.) (2013). The Oxford handbook of Cognitive Psychology. U.K.: Oxford University Press.
Styles, E. A. (2006). The psychology of attention (2nd ed.). Hove, East Sussex, UK: Psychology Press.