2025
Introdução à Metodologia de Investigação em Psicologia
Nome: Introdução à Metodologia de Investigação em Psicologia
Cód.: PSI11091L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Gerais
? Adquire uma atitude reflexiva, crítica e eticamente fundada, quanto à utilização dos métodos de investigação em psicologia.
? Demonstra competência para conceber e redigir um projeto de investigação empírica em psicologia.
Específicos
? Demonstra competências de utilização de bases de dados e de análise crítica de relatos de investigação empírica.
? Demonstra competência para reportar características de participantes, ou de um corpus, e procedimentos adequados à análise de um problema de investigação.
? Demonstra competência para escrever um projeto de investigação empírica em conformidade com as diretrizes da American Psychological Association.
? Adquire uma atitude reflexiva, crítica e eticamente fundada, quanto à utilização dos métodos de investigação em psicologia.
? Demonstra competência para conceber e redigir um projeto de investigação empírica em psicologia.
Específicos
? Demonstra competências de utilização de bases de dados e de análise crítica de relatos de investigação empírica.
? Demonstra competência para reportar características de participantes, ou de um corpus, e procedimentos adequados à análise de um problema de investigação.
? Demonstra competência para escrever um projeto de investigação empírica em conformidade com as diretrizes da American Psychological Association.
Conteúdos Programáticos
1. Investigação quantitativa e qualitativa em psicologia: divergências/convergências
2. Formulação de problemas de investigação: análise crítica da literatura para estabelecer objetivos e hipóteses ou questões de investigação
3. Articulação entre problemas e métodos de investigação quantitativa
3.1 População e amostragem
3.2 Geração/recolha de dados: observador/observação, entrevista, testes/questionários e dispositivos experimentais
3.3 Formulação e teste de hipóteses e estatuto e métrica de variáveis
3.4 Método experimental: origens, etapas e validade interna/externa dos modelos experimental e experimental clínico
3.5 Investigação correlacional: origens, explicação vs. descrição, validade interna/externa de estudos transversais e longitudinais
4. Articulação entre problemas e métodos de investigação qualitativa
4.1 Estudos de caso e estudos etnográficos
4.2 Análise de conteúdo
5. Interdependência dos aspetos éticos e técnicos na investigação em psicologia
2. Formulação de problemas de investigação: análise crítica da literatura para estabelecer objetivos e hipóteses ou questões de investigação
3. Articulação entre problemas e métodos de investigação quantitativa
3.1 População e amostragem
3.2 Geração/recolha de dados: observador/observação, entrevista, testes/questionários e dispositivos experimentais
3.3 Formulação e teste de hipóteses e estatuto e métrica de variáveis
3.4 Método experimental: origens, etapas e validade interna/externa dos modelos experimental e experimental clínico
3.5 Investigação correlacional: origens, explicação vs. descrição, validade interna/externa de estudos transversais e longitudinais
4. Articulação entre problemas e métodos de investigação qualitativa
4.1 Estudos de caso e estudos etnográficos
4.2 Análise de conteúdo
5. Interdependência dos aspetos éticos e técnicos na investigação em psicologia
Métodos de Ensino
Aulas Teóricas
Contrasta-se a investigação quantitativa e qualitativa quanto aos fundamentos epistemológicos, estratégias metodológicas e papel do investigador, realçando as virtudes do recurso a métodos mistos. Discute-se as etapas de investigação empírica em psicologia, baseada em modelos, métodos e técnicas qualitativas e qualitativas. O trabalho realizado ao longo do semestre é suportado pelo fornecimento de fichas de leitura para preparação das suas respostas a um teste individual de aquisição de conhecimentos.
Aulas práticas
Envolvem a redação de um projeto de investigação empírica sobre a adaptação dos estudantes ao Ensino Superior. Para apoiar esse trabalho, realizado em pequenos grupos, são fornecidos e discutidos um guião com os objetivos e planeamento das aulas e um tutorial com orientações para a redação das secções do projeto. Também será realizada uma tarefa que visa a construção de um protocolo de investigação e a recolha de dados via plataforma eletrónica.
Contrasta-se a investigação quantitativa e qualitativa quanto aos fundamentos epistemológicos, estratégias metodológicas e papel do investigador, realçando as virtudes do recurso a métodos mistos. Discute-se as etapas de investigação empírica em psicologia, baseada em modelos, métodos e técnicas qualitativas e qualitativas. O trabalho realizado ao longo do semestre é suportado pelo fornecimento de fichas de leitura para preparação das suas respostas a um teste individual de aquisição de conhecimentos.
Aulas práticas
Envolvem a redação de um projeto de investigação empírica sobre a adaptação dos estudantes ao Ensino Superior. Para apoiar esse trabalho, realizado em pequenos grupos, são fornecidos e discutidos um guião com os objetivos e planeamento das aulas e um tutorial com orientações para a redação das secções do projeto. Também será realizada uma tarefa que visa a construção de um protocolo de investigação e a recolha de dados via plataforma eletrónica.
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua
Para ser aprovado na UC, é obrigatória a frequência de 75% das aulas e a obtenção de uma nota mínima de 9.5/20 valores em cada uma das seguintes componentes.
(1) Avaliação do trabalho de grupo (máximo de 3 elementos) realizado durante o semestre: um projeto de investigação empírica (40%). Poderá ser solicitada a defesa oral do trabalho de grupo.
(2) Construção, em grupo, de um protocolo de investigação e recolha de dados através de uma plataforma online (5%).
(3) Avaliação individual efetuada nas épocas de exame: um teste de avaliação de conhecimentos com consulta (55%).
Regime de Avaliação Final
A avaliação final é individual e resulta da conjugação de dois elementos: realização de um teste de avaliação de conhecimentos (60%) e realização de um projeto de investigação (40%). Será considerada para a classificação final uma nota igual ou superior a 9.5/20 valores.
Para ser aprovado na UC, é obrigatória a frequência de 75% das aulas e a obtenção de uma nota mínima de 9.5/20 valores em cada uma das seguintes componentes.
(1) Avaliação do trabalho de grupo (máximo de 3 elementos) realizado durante o semestre: um projeto de investigação empírica (40%). Poderá ser solicitada a defesa oral do trabalho de grupo.
(2) Construção, em grupo, de um protocolo de investigação e recolha de dados através de uma plataforma online (5%).
(3) Avaliação individual efetuada nas épocas de exame: um teste de avaliação de conhecimentos com consulta (55%).
Regime de Avaliação Final
A avaliação final é individual e resulta da conjugação de dois elementos: realização de um teste de avaliação de conhecimentos (60%) e realização de um projeto de investigação (40%). Será considerada para a classificação final uma nota igual ou superior a 9.5/20 valores.
Bibliografia
American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000165-000
Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (1979). Delineamentos experimentais e quase experimentais de pesquisa (R. A. T. Di Dio, Trad.). Editora Pedagógica Universitária e Editora da Universidade de São Paulo. (Obra original publicada em 1963)
Lamiell, J. T. (1995). Rethinking the role of quantitative methods in psychology. In J. A. Smith, R. Harré, & L. Van Langenhove (Eds.), Rethinking methods in psychology (pp. 143-162). Sage.
Lund, T. (2005). The qualitative-quantitative distinction: Some comments. Scandinavian Journal of Educational Research, 49(2), 115-132. https://doi.org/10.1080/00313830500048790
Yin, R. K. (2018). Case study research: Design and methods (6th ed.). Sage.
Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (1979). Delineamentos experimentais e quase experimentais de pesquisa (R. A. T. Di Dio, Trad.). Editora Pedagógica Universitária e Editora da Universidade de São Paulo. (Obra original publicada em 1963)
Lamiell, J. T. (1995). Rethinking the role of quantitative methods in psychology. In J. A. Smith, R. Harré, & L. Van Langenhove (Eds.), Rethinking methods in psychology (pp. 143-162). Sage.
Lund, T. (2005). The qualitative-quantitative distinction: Some comments. Scandinavian Journal of Educational Research, 49(2), 115-132. https://doi.org/10.1080/00313830500048790
Yin, R. K. (2018). Case study research: Design and methods (6th ed.). Sage.
Equipa Docente
- António Augusto Pinto Moreira Diniz [responsável]
- João Nuno Ribeiro Viseu
