2024

Seminário de Desenvolvimento Pessoal e Académico

Nome: Seminário de Desenvolvimento Pessoal e Académico
Cód.: PSI11089L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Desenvolve competências pessoais, académicas e sociais facilitadoras da adaptação às novas exigências colocadas pela entrada na universidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa desenvolver nos estudantes competências pessoais e académicas facilitadoras da adaptação às exigências do ensino superior e à aprendizagem em contexto universitário de forma a possibilitar que os seguintes objetivos sejam atingidos:
1) Saber lidar com os desafios que a experiência universitária traz, enquanto espaço de transição desenvolvimental e académica
2) Conhecer processos e estratégias de autorregulação do aprender
3) Compreender as implicações das diversas formas de conceptualizar e abordar a aprendizagem na qualidade da aprendizagem obtida
4) Analisar e problematizar as suas conceções e abordagens à aprendizagem
5) Conhecer e adquirir estratégias cognitivas, metacognitivas, afetivas, motivacionais e comportamentais facilitadoras da aprendizagem e do sucesso académico
6) Desenvolver hábitos de pesquisa e leitura crítica da informação
7) Desenvolver competências de comunicação, de sentido de agência e de colaboração

Conteúdos Programáticos

PARTE I
1. Integração na Universidade ? fatores pessoais, sociais e académicos.
2. Planeamento, organização e gestão do tempo.
3. Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem.
4. Regulação emocional em contexto académico.

PARTE II

5. Conceções e abordagens do aprender e sua influência no processo de aprendizagem.
6. Motivação e fixação de objetivos.
7. Estratégias cognitivas e metacognitivas de estudo e de aprendizagem.
8. Autorregulação do processo de aprendizagem.

Métodos de Ensino

Utilizam-se fundamentalmente metodologias ativas e reflexivas baseadas em atividades de natureza diversificada tais como, brainstorming, debates, exercícios práticos de aplicação, análise de casos ou textos, situações de role-playing, vídeos, pesquisa, trabalho cooperativo, trabalho autónomo. Parte-se das vivências e experiências dos estudantes para os conduzir à construção de competências que contribuam para enfrentar com sucesso o seu percurso académico e o acesso à futura profissão de psicólogo. As atividades articulam teoria e prática sendo utilizada também uma metodologia expositiva com recurso a exemplos e debates visando promover a aprendizagem de compreensão de conteúdos relevantes. Existe sempre sistematização dos conteúdos o que pode ocorrer após a realização de exercícios ou previamente aos mesmos, consoante a temática em causa ou as necessidades e intervenções dos estudantes. As temáticas apresentam uma componente prática acompanhada da respetiva fundamentação teórica.

Avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: obrigatoriedade de 75% de presenças nas aulas salvo direito a regime especial de frequência. O estudante que não cumpra o número mínimo de frequência às aulas, apenas poderá ser avaliado na época de recurso. Dois trabalhos individuais: Parte I- Relatório síntese englobando cada um dos conteúdos programáticos (50%). Parte II ? Relatório englobando cada um dos conteúdos programáticos (50%). Ambos os trabalhos têm uma parte de pesquisa da fundamentação teórica, implicações para a melhoria da aprendizagem do estudante e reflexão global sobre a aprendizagem realizada pelo mesmo. AVALIAÇÃO FINAL: Realização dos dois trabalhos individuais idênticos aos de avaliação contínua. Trabalho da Parte I (50%); trabalho Parte II (50%).
Em qualquer das modalidades a obtenção de qualquer classificação inferior a 8 valores numa das provas implica não aprovação. Aprovação: nota final mínima de 10 valores desde nenhuma das provas tenha menos de 8 valores

Bibliografia

Bembenutty, H., Cleary, T. J., & Kitsantas, A. (Eds.). (2021). Self-Regulated Learning: New Directions for Teaching and Learning. Wiley
Chaleta, E. (2023). Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior. CIEP: Universidade de Évora.
Chaleta, E. (2021). SENTIR ou a outra face do aprender no Ensino Superior. In E. Chaleta, Llavador, J. & Ferreira, A, S. (Coords), Faces do ensinar e aprender no ensino superior (pp 95-116). Valência: Monografies & Aproximacions.
Grácio, L., Aguiar, H., Pires, H. & Carapeto, M. J. (2023). Teaching and Quality of Teaching: Conceptions of Higher Education Professors in São Tomé and Príncipe. Frontiers in Education,8,1-14.
Zimmerman, B. J., & Schunk, D. H. (Eds.). (2021). Self-Regulated Learning and Academic Achievement: Theory, Research, and Practice. Routledge.

Equipa Docente