2024

Epistemologia e História da Psicologia

Nome: Epistemologia e História da Psicologia
Cód.: PSI11087L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular enfatiza as principais correntes da Psicologia e as grandes questões que têm sido o foco da teoria, investigação e prática.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Revelar conhecimentos sobre os fundamentos epistemológicos dos principais modelos teóricos da história da psicologia;

Revelar conhecimentos sobre os pressupostos e formulações teóricas que subjazem à psicologia como ciência;

Conhecer perspetivas teóricas que marcaram o desenvolvimento da psicologia;
Desenvolver competências de análise e reflexão critica sobre os conteúdos apresentados;

Desenvolver competências de transmissão de conhecimento científico.

Conteúdos Programáticos

1.MATRIZ EPISTEMOLÓGICA DA PSICOLOGIA

1.1. A natureza do conhecimento científico

1.1.1. Positivismo

1.1.2. Interpretativismo

2. A CONSTRUÇÃO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA

2.1. Relevância do estudo da história da psicologia

2.2. A psicologia pré-científica: a influência da filosofia

A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA

3.1 Os fundadores da nova ciência

3.1.2. Os fisiologistas (Weber, Fechner e Helmoltz)

3.13. Wundt e a abordagem estruturalista da consciência

3.1.4. William James e a abordagem funcionalista da consciência

3.1.5. A medida em psicologia: Galton e Binet

3.1.6. A emergência da psicologia em Portugal: Faria de Vasconcelos e Aurélio da Costa Ferreira.

3.1.7. A Psicanálise

3.1.8. O comportamentalismo

3.1.9. A Psicologia da forma

3.1.10. A Psicologia Cognitiva

4.TEMAS RECORRENTES NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

A relação corpo/mente

A consciência

O inconsciente

Influência externa versus influência interna do comportamento

Métodos de Ensino

Aulas teóricas - metodologia expositiva de conteúdos, diálogo com os alunos incentivando o entendimento da teoria à luz da análise de experiências do quotidiano, pontualmente, exercícios práticos. Visam promover aprendizagem de conteúdos relevantes, pensamento crítico e articulação teoria prática.
Aulas práticas - apresentação oral de trabalhos, debate sobre temas recorrentes na história da psicologia (ex: dualidade corpo/ mente; consciente/ inconsciente; biologia e comportamento), trabalhos em grupo para resolver situações desafiantes que o docente propõe aos alunos. Visa promover comunicação oral, relação teoria-prática, trabalho colaborativo.
Aulas abertas (presenciais ou online) - com convidados nacionais e internacionais para facilitar a aproximação teoria prática ou a internacionalização da formação.
O trabalho autónomo fora das aulas - pesquisa, leitura de textos e preparação de conteúdos em grupo. Colaboração voluntária em investigação

Avaliação

Regime de Avaliação Contínua
Realização de prova escrita (ponderação de 70%), no final do semestre, e um trabalho prático (ponderação de 30%). A prova escrita avalia o conteúdo das aulas teóricas.

A assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. A participação nas aulas é fator de ponderação na nota final.

Regime de avaliação final
Os(as) alunos(as) que optarem pelo regime de exame deverão realizar uma prova escrita (ponderação de 70%) e uma prova prática (ponderação de 30%). Os conteúdos da prova escrita de exame incidirão sobre toda a matéria lecionada nas aulas teóricas e teórico-práticas. A ?prova prática? de exame incluirá os conteúdos dos trabalhos realizados nas aulas práticas;
Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) com uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.

Bibliografia

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (8th ed.).London: Routledge.


Damásio, A. R. (2010). O livro da consciência: A construção do cérebro consciente. Lisboa: Círculo de Leitores


Hunt, M. M. (2007). The story of Psychology. New York: Anchor Books.


Joyce-Moniz, L. (1981). A modificação do comportamento: Teoria e prática da psicoterapia e psicopedagogia comportamentais. Lisboa: Livros Horizonte


Moreira, J.M. (2018). José H. Ferreira Marques: Um esboço biográfico. Revista Portuguesa de Psicologia, 47, 95-130.


Pervin, L. A & John, O. P. (2001). Personality: Theory and research (8th ed). New York: John Wiley & Sons.


Scalambrino, F. (2018). Philosophical principles of the history and systems of psychology: Essential distinctions. Cham, Switzerland: Palgrave MacMillan


Schultz, D., & Shultz, S. E. (2019). História da Psicologia Moderna (Tradução da 11ª Ed). New York: Thompson

Equipa Docente