2023

Epistemologia e História da Psicologia

Nome: Epistemologia e História da Psicologia
Cód.: PSI11087L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular enfatiza as principais correntes da Psicologia e as grandes questões que têm sido o foco da teoria, investigação e prática.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS


 


No final do semestre os alunos deverão:



  • Revelar conhecimentos sobre os fundamentos epistemológicos dos principais modelos teóricos da história da psicologia;

  • Revelar conhecimentos sobre os pressupostos e formulações teóricas que subjazem à psicologia como ciência;

  • Desenvolver competências de análise e reflexão critica sobre os conteúdos apresentados;

  • Desenvolver competências de transmissão de conhecimento científico.

Conteúdos Programáticos

I - MATRIZ EPISTEMOLÓGICA DA PSICOLOGIA



  1. A natureza do conhecimento científico


       1.1. Positivismo


       1.2. Interpretativismo


 


II - A CONSTRUÇÃO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E AS PRINCIPAIS CORRENTES DE PENSAMENTO NA PSICOLOGIA



  1. A relevância do estudo da história da psicologia

  2. A psicologia pré científica: a influência da filosofia

  3. Os fundadores de uma nova ciência


3.1  Os fisiologistas (Weber, Fechner e Helmoltz)


3.2  Wundt e a abordagem estruturalista da consciência


3.3  William James e a abordagem funcionalista da consciência


3.4  A medida em psicologia: Galton e Binet


3.5  A emergência da psicologia em Portugal: Faria de Vasconcelos e Aurélio da Costa Ferreira.


3.6. A Psicanálise


3.7. O comportamentalismo


3.8. A Psicologia da forma


3.9. A Psicologia Cognitiva


3. 10. A psicologia evolutiva


 


        III – TEMAS RECORRENTES NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA



  1. A relação corpo/mente

  2. A consciência

  3. O inconsciente

  4. Influência externa versus influência interna do comportamento

Métodos de Ensino

 


As aulas teóricas implicarão um misto entre metodologias assentes na explanação de conteúdos actividades de reflexão e diálogo a partir de documentos. Procura-se uma permanente articulação entre os conteúdos teóricos ministrados e as suas implicações para a prática da psicologia.


 


As aulas práticas contemplarão actividades reflexivas sobre temas recorrentes na história da psicologia (ex: dualidade corpo/ mente; consciente/ inconsciente; exodeterminismo/endodeterminismo) envolvendo a apresentação de trabalhos em grupo.


 

Avaliação

 


·         A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno;


·         Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores na componente teórica e na componente prática da disciplina;


·         Os(as) alunos(as) poderão optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.


Regime de Avaliação Contínua


·         No regime de avaliação contínua, os(as) alunos(as) deverão realizar um prova escrita, no final do semestre, e um trabalho prático, não podendo em nenhum deles ter nota inferior a 7,5 valores;


·         O trabalho a realizar nas aulas práticas será previamente definido e calendarizados pelo docente;


·         O conteúdo da prova escrita será previamente definido pelo docente e incidirá sobre as matérias leccionadas nas aulas teóricas e práticas;


·         Na nota final, a prova escrita terá ponderação de 70% e o trabalho prático terá uma ponderação de 30%, não podendo nenhuma delas ser inferior a 7,5 valores;


·         A nota final será obtida através da fórmula: NF= 0,7(PE)+0,3(TP)                                                                           


      PE – Prova Escrita              TP – Trabalhos Práticos


·          A assiduidade e participação nas aulas práticas serão consideradas como factor de ponderação na nota final, pelo que a assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas.


·         Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final na componente teórica igual ou superior a 10 (dez) valores e na componente  prática da disciplina, também igual ou superior a 10 (dez) valores.


·         O plágio na realização de qualquer trabalho de avaliação implica a anulação do mesmo.


Regime de avaliação final


·         Poderão apresentar-se a exame os(as) alunos(as) que tenham optado por essa modalidade e os(as) que tenham obtido numa das provas escrita nota inferior a 7,5 valores ou que tenham faltado a uma das provas escritas;


·         Os(as) alunos(as) que optarem pelo regime de exame deverão realizar uma prova escrita e uma prova prática. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores implica a não aprovação no exame;


·         Os conteúdos da prova escrita de exame incidirão sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e teórico-práticas. A “prova prática” de exame incluirá os conteúdos dos trabalhos realizados nas aulas práticas;


·         A “prova prática” poderá ser substituída pela realização dos trabalhos práticos das aulas, desde que em nenhum destes o(a) aluno(a) tenha classificação inferior a 7.5 valores;


·         Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) com uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.


 

Bibliografia

 


Bruno, F. (1972). História da Psicologia. Lisboa: Socicultur


Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2000). Research methods in education (5th          ed.).London: Routledge. (The nature of inquiry, p. 3-48)


Damásio, A. R. ( 1995). O erro de Descartes: Emoção, razão e cérebro humano (8ª ed). Lisboa: Europa-América (pp. 102-121).


Damásio, A. R. (2010). O livro da consciência: A construção do cérebro consciente.       Lisboa: Circulo de Leitores (Despertar, pp. 19-50)


Ferreira Marques (2006). Obras completas de Faria de Vasconcelos, Vol. III. Lisboa:     Gulbenkian.


Hunt, M. M. (2007). The story of  Psychology. New York: Anchor Books.


Joyce-Moniz, L. (1981). A modificação do comportamento: Teoria e prática da   psicoterapia e psicopedagogia comportamentais. Lisboa: Livros Horizonte


Pervin, L. A. (1986). Current controversies and issues in personality (2nd ed). New York: John Wiley


Pervin, L. A & John, O. P. (2001). Personality: Theory and research (8th ed). New York: John Wiley & Sons.


Popper, K. (1999). A vida é aprendizagem. Epistemologia evolutiva e sociedade aberta. Lisboa: Edições 70 (pp. 17-40)


Schultz, D., & Shultz, S. E. (1996). História da Psicologia Moderna (Tradução da 8ª Ed). New York: Thompson


 


Symington, N. (1999). A experiência analítica. Lisboa: Climepsi