2024
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	   	                
	    	    		    	     		     	      			      	  				  				  
			       		      	        	    	     		     	       		      	        	    	     		     	       		      	        	    	     		     	       		      	        	    	     		     	       		      	        	    	     		     	       		      	        	    	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Introdução à Tecnologia Aplicada ao Desporto e à Saúde
	Nome: Introdução à Tecnologia Aplicada ao Desporto e à Saúde
      
      
	Cód.: DES14253M
      
      
	6 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/156 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Motricidade Humana
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            	  Apresentação
		     n.a.
		
	  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      A unidade curricular "Introdução à Tecnologia no Desporto e na Saúde" de mestrado foca na integração da tecnologia nestes campos, explorando suas aplicações, benefícios e limitações. Os objetivos são:
1. Compreender a relação entre a captura tecnológica de dados e o desenvolvimento de informações.
2. Identificar os vários tipos de tecnologias existentes no desporto e saúde.
3. Conhecer e utilizar os métodos de captura de dados e acesso à informação gerada.
4. Reconhecer como as tecnologias podem ser aplicadas no desporto e saúde.
5. Identificar oportunidades emergentes no uso de tecnologia nestas áreas.
Estes objetivos visam desenvolver a compreensão e a capacidade de aplicação prática da tecnologia no desporto e saúde.
	  1. Compreender a relação entre a captura tecnológica de dados e o desenvolvimento de informações.
2. Identificar os vários tipos de tecnologias existentes no desporto e saúde.
3. Conhecer e utilizar os métodos de captura de dados e acesso à informação gerada.
4. Reconhecer como as tecnologias podem ser aplicadas no desporto e saúde.
5. Identificar oportunidades emergentes no uso de tecnologia nestas áreas.
Estes objetivos visam desenvolver a compreensão e a capacidade de aplicação prática da tecnologia no desporto e saúde.
Conteúdos Programáticos
		  		      1.	A tecnologia como meio ou como um fim?
1.1. Orientação por dados VS Informado por dados
1.2. A tecnologia como um sistema de apoio à decisão
1.3. Barreiras e Oportunidades
2. A Hierarquia do conhecimento
2.1. Sinais
2.2. Dados
2.3. Informação
2.4. Conhecimento
3. Tipos de Tecnologia
3.1. Sensores e Sistemas
3.1.1. Sensores de pressão
3.1.2. Sensores de inércia
3.1.3. Sensores óticos
3.1.4. Sensores elétricos
3.1.5. Imagiologia
3.1.6. Sistemas de Posicionamento Global
3.1.7. Sistemas de Posicionamento Local
3.1.8. Realidade Virtual e Aumentada
3.1.9. Wearables
3.1.10. Sistemas em telemetria
3.1.11. Sistemas de informação
3.2. Base racional de funcionamento
3.3. Dados coletados
3.4. Aplicações
4. A inovação tecnológica no desporto e na saúde
4.1. Novas oportunidades
4.2. A relação custo/efetividade no desporto e na saúde
		  		
	  1.1. Orientação por dados VS Informado por dados
1.2. A tecnologia como um sistema de apoio à decisão
1.3. Barreiras e Oportunidades
2. A Hierarquia do conhecimento
2.1. Sinais
2.2. Dados
2.3. Informação
2.4. Conhecimento
3. Tipos de Tecnologia
3.1. Sensores e Sistemas
3.1.1. Sensores de pressão
3.1.2. Sensores de inércia
3.1.3. Sensores óticos
3.1.4. Sensores elétricos
3.1.5. Imagiologia
3.1.6. Sistemas de Posicionamento Global
3.1.7. Sistemas de Posicionamento Local
3.1.8. Realidade Virtual e Aumentada
3.1.9. Wearables
3.1.10. Sistemas em telemetria
3.1.11. Sistemas de informação
3.2. Base racional de funcionamento
3.3. Dados coletados
3.4. Aplicações
4. A inovação tecnológica no desporto e na saúde
4.1. Novas oportunidades
4.2. A relação custo/efetividade no desporto e na saúde
Métodos de Ensino
		  		      As aulas serão distribuídas em sessões expositivas e sessões de aplicação teórico-prática, de apresentação de trabalhos e de discussão reflexiva, de acordo com a tipologia Teórica (T) ou Teórico-Prática (TP) da UC. Estão previstas um total de 15h de sessões do tipo T e 15h de sessões do tipo TP. Estas serão organizadas em blocos de 2h durante 15 semanas do semestre ímpar, decorrendo primeiro as sessões T, seguindo-se as sessões TP. Para as sessões será fornecida bibliografia científica atual, baseada no desenvolvimento, validação e/ou aplicação de diferentes tecnologias em Desporto e Saúde. 
Para as aulas Teóricas serão utilizadas metodologias de sala de aula invertida, em que os estudantes terão acesso à informação previamente, sendo discutida em aula. Para as aulas Teórico-Práticas serão propostos projetos de recolha, tratamento e análise de instrumentos tecnológicos no desporto e na saúde.
	  Para as aulas Teóricas serão utilizadas metodologias de sala de aula invertida, em que os estudantes terão acesso à informação previamente, sendo discutida em aula. Para as aulas Teórico-Práticas serão propostos projetos de recolha, tratamento e análise de instrumentos tecnológicos no desporto e na saúde.
Avaliação
		  		      A avaliação incidirá num trabalho final (100%), no qual os alunos devem desenvolver um projeto para a utilização de uma tecnologia num campo de intervenção em particular. Este projeto deve considerar as diferentes dimensões da utilização da tecnologia. 
		  		
	  Bibliografia
		  		      Fong, B., Fong, A., & Li, C. (2020). Telemedicine technologies: Information Technologies in Medicine and Digital Health. Wiley
Gamble, P., Chia, L., & Allen, S. (2020). The illogic of being data-driven: reasserting control and restoring balance in our relationship with data and technology in football. Science and Medicine in Football, 00(00), 14.
James, D. A., & Petrone, N. (2016). Sensors and Wearable Technologies in Sport: Technologies, Trends and Approaches for Implementation. Singapore: Springer Singapore.
Le, D. N., Van Le, C., Tromp, J. G., & Nguyen, G. N. (2018). Emerging technologies for health and medicine: virtual reality, augmented reality, artificial intelligence, internet of things, robotics, industry 4.0.
Robertson, S. (2020). Man & machine: Adaptive tools for the contemporary performance analyst. Journal of Sports Sciences, 00(00), 19.
Rowley, J. (2007). The wisdom hierarchy: representations of the DIKW hierarchy. Journal of Information Science, 33(2), 163180.
	  Gamble, P., Chia, L., & Allen, S. (2020). The illogic of being data-driven: reasserting control and restoring balance in our relationship with data and technology in football. Science and Medicine in Football, 00(00), 14.
James, D. A., & Petrone, N. (2016). Sensors and Wearable Technologies in Sport: Technologies, Trends and Approaches for Implementation. Singapore: Springer Singapore.
Le, D. N., Van Le, C., Tromp, J. G., & Nguyen, G. N. (2018). Emerging technologies for health and medicine: virtual reality, augmented reality, artificial intelligence, internet of things, robotics, industry 4.0.
Robertson, S. (2020). Man & machine: Adaptive tools for the contemporary performance analyst. Journal of Sports Sciences, 00(00), 19.
Rowley, J. (2007). The wisdom hierarchy: representations of the DIKW hierarchy. Journal of Information Science, 33(2), 163180.
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      