2024

História Social, Económica e Política Contemporânea

Nome: História Social, Económica e Política Contemporânea
Cód.: HIS02284L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta U.C. visa dar um conjunto de conhecimentos históricos fundamentais e competências intelectuais de base para quem se interessa pelos problemas demográficos, sociais e políticos do mundo actual.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC visa fornecer um conhecimento geral dos processos de mudança histórica global nos últimos dois séculos, tomando como referência as contribuições da historiografia social, económica e política. Nessa abordagem multidisciplinar, é dada especial atenção à experiência europeia e ao seu impacto global, mas sem perder de vista a perspectiva asiática e americana.
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de conhecer os factos fundamentais, compreender e descrever processos históricos que conduziram à formação das sociedades contemporâneas e dos sistemas de poder.
Os alunos devem ainda ser capazes de conhecer fontes e metodologias utilizadas na construção do conhecimento histórico, de analisar dados qualitativos e quantitativos, de compreender, de apresentar textos de referência e dados historiográficos sobre os temas tratados.
Os alunos são estimulados a desenvolver competências de estudo e de trabalho autónomo e de desenvolver estratégias de cooperação no estudo.

Conteúdos Programáticos

A História no Mundo Contemporâneo. Tendências gerais de evolução das sociedades humanas e o sistema terrestre nos últimos três sécs.
O crescimento da população mundial (séculos 18 a 20). A mudança nos sistemas familiares. As migrações, sécs. 19 e 20.
Capitalismo e suas forças dinâmicas, séculos XVIII-XX. As fontes do crescimento económico moderno.
Estado e formação das sociedades contemporâneas.
Mobilidade e estratificação social.
O sistema político dos estados europeus (1814-1914).
Os EUA até à I Guerra Mundial.
A Ásia no século 19.
A I Guerra Mundial: origens e consequências.
A Rússia Soviética, a III Internacional e o seu impacto mundial.
Os fascismos europeus.
A crise dos anos ?30 e as suas consequências políticas e nas RI.
A II Guerra Mundial. A nova ordem internacional. A guerra fria.
Os EUA, a URSS e o nacionalismo na Ásia e em África. Os países não-alinhados.
A China, os EUA e o colapso do mundo soviético. Neoliberalismo e globalização num mundo unipolar.

Métodos de Ensino

Os alunos inscritos são divididos em duas turmas. As metodologias de ensino-aprendizagem adotadas consideram a dimensão como fator condicionante. Nas sessões de contacto, o docente apresenta os tópicos em estudo, destaca as leituras fundamentais bem como os textos de leitura fundamentais que são indicados previamente. Como elemento auxiliar, o docente fornece as apresentações (PPTs) de suporte, disponibilizando-as na plataforma Moodle da UC.
No início e no final da parte teórica das sessões, os alunos são convidados a apresentar questões sobre os temas tratados e a formular comentários. A parte final da sessão é destinada a exercícios práticos como sejam a análise de dados quantitativos, de documentos textuais ou imagéticos, elaboração de cronologias ou a exploração de recursos na Internet tendo em conta os objectivos anunciados para cada unidade didáctica. Os alunos são estimulados a participar oralmente com tarefas específicas dedicadas à apresentação de textos.

Avaliação

Esta UC está sujeita ao Regulamento Académico da Universidade de Évora e tem duas modalidades de avaliação: contínua (AC) e final (AF). A AC consiste na elaboração de duas provas escritas com a duração de 120 min. (F1,F2), na execução de exercícios práticos (EP) e na participação oral (PO) ao longo do semestre. O cálculo da classificação (CF) resulta da fórmula: CF= (F1*0,35)+(F2*0,35)+(EP*0,15)+(PO*0,15)
Em cada prova escrita, os alunos devem escolher entre 3 e 4 questões abertas sobre diferentes tópicos do programa, demonstrando conhecimento sobre os factos históricos, competências de leitura de textos historiográficos (em língua inglesa e portuguesa) e que exigem capacidade de análise e de síntese, e competências de escrita utilizando conceitos e vocabulário histórico específico da disciplina.
Caso o aluno não consiga obter nota superior ou igual a 7,5 valores na primeira prova, passa obrigatoriamente a regime de exame.
Os alunos neste regime podem ainda optar por apresentar oralmente um texto historiográfico (AO) escolhido pelo docente, caso o número de alunos em AC o permita. Neste caso, a classificação final CF= (F1*0,25)+(F2*0,25)+ (AO*20)+(EP*0,15)+(PO*0,15)
O exame final consiste numa prova escrita sem consulta com a duração de 120 minutos compreendendo a avaliação todos os conteúdos programáticos leccionados. São dadas previamente orientações para o exame pelo docente, onde se indicam a bibliografia compulsiva para os temas seleccionados.

Bibliografia

The Oxford Handbook (OH) of World History (2011)
OH History of Nationalism (2013)
1914-1918-online. International Encyclopedia of the First World War (2019)
Encyclopaedia of European Social History. 6 vols. (2001).
Adas, M. Essays on Twentieth-Century History. 2010.
Bridge, F.R.; Bullen, F.R. - The Great Powers and the European State System, 1815-1914. 1980.
Burguière, A. ed. Le choc des modernités. Histoire de la famille. (1994).
Easterlin, R. A. Growth Triumphant: The Twenty-first Century in Historical Perspective. 2006.
Findlay, R.; O?Rourke, K.H. Power and Plenty. Trade, War, and the World Economy in the Second Millennium. 2007.
Frieden, Jeffry A. Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century. 2006.
Kaelble, H. The European Way. 2004.
Moch, L. P. Moving Europeans: Migration in Western Europe since 1650. 2003.
Pomeranz. The Great Divergence. 2001
Todd, S. The People: The Rise and Fall of the Working Class. 2015.

Equipa Docente