2024
Teoria das Relações Internacionais II
Nome: Teoria das Relações Internacionais II
Cód.: ECN13121L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O/a estudante deverá ser capaz de:
1. Conhecer as teorias e abordagens das Relações Internacionais, avaliando os contributos e as limitações da cada uma.
2. Discutir criticamente as principais teorias de RI e os debates paradigmáticos;
3. Usar conceitos-chave das RI para pensar sobre os processos históricos e as dinâmicas contemporâneas, especificamente a partir das abordagens críticas das Relações Internacionais.
1. Conhecer as teorias e abordagens das Relações Internacionais, avaliando os contributos e as limitações da cada uma.
2. Discutir criticamente as principais teorias de RI e os debates paradigmáticos;
3. Usar conceitos-chave das RI para pensar sobre os processos históricos e as dinâmicas contemporâneas, especificamente a partir das abordagens críticas das Relações Internacionais.
Conteúdos Programáticos
1. As Escolas Clássicas das Relações Internacionais: Realismo. Liberalismo. Escola Inglesa: revisão.
2. Principais debates paradigmáticos: a relação entre teoria e epistemologia.
3. Neo-marxismo.
4. Teoria Crítica.
5. Construtivismo.
6. Teorias Feministas e Teoria Queer.
7. Pós-estruturalismo.
8. Anti-colonialismo, Pós-colonialismo, Escola Deocolonial.
9. Green theory: a abordagem ecológica das RI.
10. Diálogos possíveis.
11. O futuro das teorias das RI.
2. Principais debates paradigmáticos: a relação entre teoria e epistemologia.
3. Neo-marxismo.
4. Teoria Crítica.
5. Construtivismo.
6. Teorias Feministas e Teoria Queer.
7. Pós-estruturalismo.
8. Anti-colonialismo, Pós-colonialismo, Escola Deocolonial.
9. Green theory: a abordagem ecológica das RI.
10. Diálogos possíveis.
11. O futuro das teorias das RI.
Métodos de Ensino
No quadro metodológico são utilizados quatro modelos pedagógicos para consolidar os conhecimentos e potenciar a motivação dos discentes:
1. Exposição teórica da matéria.
2. Exploração da matéria através de leitura de textos.
3. Discussão crítica das leituras nas aulas.
1. Exposição teórica da matéria.
2. Exploração da matéria através de leitura de textos.
3. Discussão crítica das leituras nas aulas.
Avaliação
Avaliação contínua*:
- 1 ficha de leitura individual (25%) + 1 apresentação oral (25%)
- 1 frequência (50%).
* É obrigatória a presença em75% das aulas
OU
Exame escrito (100%).
- 1 ficha de leitura individual (25%) + 1 apresentação oral (25%)
- 1 frequência (50%).
* É obrigatória a presença em75% das aulas
OU
Exame escrito (100%).
Bibliografia
Baylis, J.; Smith, S.; Owens, P. (eds.). (2014). The Globalization of World Politics. An introduction to international relations 6th Edition: Oxford University Press.
Burchill, S.; et al. (eds.). (2013). Theories of International Relations 5th edition: Palgrave MacMillan.
Chowdhry, G.; Nair, S. (eds.). (2002). Power, Postcolonialism and International Relations: Reading Race, Gender, and Class. London: Routledge.
Nogueira, J.P.; Messari, N. (2005). Teorias das Relações Internacionais: correntes e debates. Elsevier.
Pureza, J.M.; Ferreira, M.F. (orgs.). (2021). Emancipar o Mundo: Teoria Crítica e Relações Internacionais. Coimbra: Almedina Editora.
Shepherd, L. (ed.). (2010). Gender Matters in Global Politics. A feminist introduction to international relations: Routledge.
Smith, S.; Booth, K.; Zalewski, M. (eds). (1996). International Theory: Positivism and Beyond: Cambridge University Press.
Zehfuss, M. (2002). Constructivism in IR,. Cambridge: Cambridge University Press.
Burchill, S.; et al. (eds.). (2013). Theories of International Relations 5th edition: Palgrave MacMillan.
Chowdhry, G.; Nair, S. (eds.). (2002). Power, Postcolonialism and International Relations: Reading Race, Gender, and Class. London: Routledge.
Nogueira, J.P.; Messari, N. (2005). Teorias das Relações Internacionais: correntes e debates. Elsevier.
Pureza, J.M.; Ferreira, M.F. (orgs.). (2021). Emancipar o Mundo: Teoria Crítica e Relações Internacionais. Coimbra: Almedina Editora.
Shepherd, L. (ed.). (2010). Gender Matters in Global Politics. A feminist introduction to international relations: Routledge.
Smith, S.; Booth, K.; Zalewski, M. (eds). (1996). International Theory: Positivism and Beyond: Cambridge University Press.
Zehfuss, M. (2002). Constructivism in IR,. Cambridge: Cambridge University Press.
Equipa Docente
- Sílvia Andreia Mateus Roque [responsável]