2024
Organizações Internacionais
Nome: Organizações Internacionais
Cód.: ECN13118L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Italiano
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC de Organizações Internacionais procura familiarizar os estudantes com as OI, enquanto elementos fundamentais da governança global.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A presente unidade curricular (UC) visa dotar os estudantes dos conhecimentos necessários para identificarem os processos históricos que conduziram à criação das Organizações Internacionais (OIs) e compreenderem o papel destas na governança global. No final da UC, o estudante deverá ser capaz de analisar criticamente os debates teóricos sobre o funcionamento e a intervenção das OIs na vida internacional, bem como de refletir criticamente sobre os desafios centrais da governança global.
As metodologias proativas de ensino garantirão o envolvimento ativo dos estudantes nos processos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências transversais, como a resolução de problemas, o espírito crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração.
As metodologias proativas de ensino garantirão o envolvimento ativo dos estudantes nos processos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências transversais, como a resolução de problemas, o espírito crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração.
Conteúdos Programáticos
1. Desenvolvimento histórico das Organizações Internacionais (OIs): o multilateralismo nas RI.
2. As OIs na teoria das Relações Internacionais (RI).
3. A construção de uma sociedade civil global.
4. As Nações Unidas:
? Governança Global e proteção dos Direitos Humanos.
? Governança Global e implementação das condições da paz.
? Para uma Governança Global das migrações.
? Governança Global e proteção do ambiente.
? Governança Global e luta à pobreza.
2. As OIs na teoria das Relações Internacionais (RI).
3. A construção de uma sociedade civil global.
4. As Nações Unidas:
? Governança Global e proteção dos Direitos Humanos.
? Governança Global e implementação das condições da paz.
? Para uma Governança Global das migrações.
? Governança Global e proteção do ambiente.
? Governança Global e luta à pobreza.
Métodos de Ensino
A Unidade Curricular segue a estratégia de renovação curricular e inovação pedagógica em desenvolvimento na Universidade de Évora defendendo um ensino centrado no estudante. A metodologia adotada procura, portanto, incentivar desenvolvimento de competências essenciais, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de pensamento crítico, independência intelectual, autoconfiança, criatividade, autonomia na resolução de problemas e capacidade de trabalho cooperativo.
Para tal, serão implementadas estrategias de inquiry-based learning e problem-based learning durante as salas de aula. Serão realizadas, na plataforma moodle, atividades heterogéneas, que incentivam o trabalho autónomo e cooperativo por parte dos estudantes. A utilização de outras tecnologias digitais será amplamente promovida.
Para tal, serão implementadas estrategias de inquiry-based learning e problem-based learning durante as salas de aula. Serão realizadas, na plataforma moodle, atividades heterogéneas, que incentivam o trabalho autónomo e cooperativo por parte dos estudantes. A utilização de outras tecnologias digitais será amplamente promovida.
Avaliação
Serão implementadas práticas de avaliação autorreguladoras das aprendizagens dos estudantes, através de uma avaliação qualitativa, centrada em feedback, que permita aos estudantes de melhorar as suas capacidades ao longo do semestre. Na avaliação contínua serão avaliados os seguintes elementos:
- Participação (10%).
- Realização de tarefas - individuais e cooperativas (através das tarefas no moodle) (60%).
- Apresentações de trabalhos individuais e/ou cooperativos (30%).
Os critérios utilizados na avaliação das tarefas realizadas são os seguintes:
Cumprimento dos objetivos.
Capacidade de organização dos conteudos.
Coerência e pertinência da argumentação.
Originalidade.
Bibliografia utilizada.
O exame consiste em um teste de resposta aberta.
- Participação (10%).
- Realização de tarefas - individuais e cooperativas (através das tarefas no moodle) (60%).
- Apresentações de trabalhos individuais e/ou cooperativos (30%).
Os critérios utilizados na avaliação das tarefas realizadas são os seguintes:
Cumprimento dos objetivos.
Capacidade de organização dos conteudos.
Coerência e pertinência da argumentação.
Originalidade.
Bibliografia utilizada.
O exame consiste em um teste de resposta aberta.
Bibliografia
Karns, M.; Tana Jojnson, Mingst, K., International Organizations. The Politics and Processes of Global Governance, London, Lynne Rienner Publishers, 4th Ed., 2023.
Karen A. Mingst, Margaret P. Karns and Alynna J. Lyon, The United Nations in the 21th Century, 6th ed., Routhledge, 2022.
Mônica Herz, Andrea Hoffman, Organizações Internacionais: história e práticas, Elsevier, 2ª ed. 2015.
Thomas G. Weiss, International Organization and Global Governance, 3th Ed., Routledge 2023.
Vincent Pouliot, Jean-Philippe Thérien, Global Policymaking: The Patchwork of Global Governance. Cambridge University Press, 2023.
Antoine Pécoud, Hélène Thiollet (Eds), Research Handbook on the Institutions of Global Migration Governance. Edward Elgar Publishing, 2023.
Richard A. Falk, Hans von Sponeck, Liberating the United Nations: Realism with Hope.Stanford University Press, 2024.
Karen A. Mingst, Margaret P. Karns and Alynna J. Lyon, The United Nations in the 21th Century, 6th ed., Routhledge, 2022.
Mônica Herz, Andrea Hoffman, Organizações Internacionais: história e práticas, Elsevier, 2ª ed. 2015.
Thomas G. Weiss, International Organization and Global Governance, 3th Ed., Routledge 2023.
Vincent Pouliot, Jean-Philippe Thérien, Global Policymaking: The Patchwork of Global Governance. Cambridge University Press, 2023.
Antoine Pécoud, Hélène Thiollet (Eds), Research Handbook on the Institutions of Global Migration Governance. Edward Elgar Publishing, 2023.
Richard A. Falk, Hans von Sponeck, Liberating the United Nations: Realism with Hope.Stanford University Press, 2024.
Equipa Docente
- Irene Viparelli [responsável]