2024

Direito Internacional Público

Nome: Direito Internacional Público
Cód.: ECN13115L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Italiano
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Unidade Curricular pretende descrever e analisar a evolução histórica e a estrutura do sistema jurídico-internacional. Os alunos passarão, com isso, a compreender a especificidade do Direito Internacional (DIP) contemporâneo e as diferenças essenciais relativamente ao DIP clássico. Aprenderão a refletir criticamente sobre as problemáticas atuais do DIP, tais como a proteção dos direitos humanos, os conflitos internacionais e a proteção do ambiente.
A Unidade Curricular procura, assim, fornecer aos estudantes ferramentas fundamentais para compreender e analisar criticamente os fenómenos jurídicos e políticos que emergem tanto de atos jurídicos como de atos de desordem face ao sistema jurídico.
As metodologias proativas de ensino garantirão o envolvimento ativo dos estudantes nos processos de aprendizagem, o desenvolvimento de competencias transversais, como a resolução de problemas, o espírito crítico e criatividade, comunicação, colaboração.

Conteúdos Programáticos

1. O conceito de direito internacional. Do Tratado de Vestefália até 1945 e desde então até aos dias de hoje.
2. As fontes do direito internacional.
3. Sujeitos do direito internacional. O primado do estado soberano. Os povos perante o direito internacional. O indivíduo e o direito internacional. As organizações internacionais.
4. Princípios fundamentais que regem a ordem jurídico-internacional: a igualdade entre os estados, o direito de autodeterminação dos povos, a proibição do recurso à força, os respeito pelos direitos humanos, a resolução pacífica dos conflitos, a cooperação internacional.
5. A comunidade internacional e os conflitos. A guerra e o direito internacional. Ius ad bellum e ius in bello. A Carta da ONU.
6. O Direito Internacional dos Direitos Humanos.
7. Direito ambiental.
8. Ordem internacional e globalização. Novos problemas. A tensão entre soberania e comunidade internacional. A problemática do ius cogens.

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular segue a estratégia de renovação curricular e inovação pedagógica atualmente em desenvolvimento na Universidade de Évora, potencializada pela inserção da universidade na aliança europeia EU-GREEN. Essa abordagem defende um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem focada no desenvolvimento de competências. A metodologia adotada visa, portanto, estimular o desenvolvimento de competências essenciais, como pensamento crítico, independência intelectual, autoconfiança, criatividade, autonomia na resolução de problemas e capacidade de trabalho colaborativo.
Para alcançar esses objetivos, serão implementadas estratégias de Inquiry-based Learning e Problem-based Learning nas atividades em sala de aula. Serão realizadas atividades diversas na plataforma Moodle, que promovem o trabalho autônomo e colaborativo dos estudantes. O uso de outras tecnologias digitais também será amplamente incentivado.

Avaliação

Serão implementadas práticas de avaliação auto-reguladoras das aprendizagens dos estudantes, através de uma avaliação qualitativa, centrada em feedback, que permita aos estudantes de melhorar as suas capacidades ao longo do semestre. Serão avaliados os seguintes elementos:
- Participação (10%).
- Realização de tarefas - individuais e cooperativas (através das tarefas no moodle) (60%).
- Apresentações de trabalhos individuais e/ou cooperativos (30%).

Os critérios utilizados na avaliação das tarefas realizadas são os seguintes:

Cumprimento dos objetivos.
Capacidade de organização dos conteudos.
Coerência e pertinência da argumentação.
Originalidade.
Bibliografia utilizada.

A prova de exame consiste em um teste de questões abertas.

Bibliografia

Machado, Jónatas E. M., Direito Internacional do Paradigma Clássico ao Pós-11 de Setembro. 6ª ed., Coimbra, Coimbra Editora, 2019.
J. Miranda, Curso de Direito Internacional Público, 6ª Ed., Principia, 2016.
V. de Oliveira Mazzuoli, Curso de Direito Internacional Público, 10ª ed., Revista dos Tribunais, 2016.
E. P. Mendes, Global Governance, Human Rights and International Law: Combating the Tragic Flaw, 2nd Edition, Routledge, 2022.
Janik, R., International Law and the Use of Force, Routledge, 2020.
Combacau, J. & Sur, S., Droit International Public, X ed., Paris, Montchrestien, 2019.
Adams, S., Mass Atrocity, the Responsability to Protect and the future of Human Rights, Routledge 2021.
E. Crawford, International Humanitarian Law (3rd Edition), Cambridge 2024.
F. Kaczorowska-Ireland, Public International Law, 6th edition, Routledge 2024.
A. Fitzmaurice, M. S. Wong, J. Crampin, International Environmental Law: Text, Cases and Materials, Edward Elgar, 2022.

Equipa Docente