2024

Política Comparada

Nome: Política Comparada
Cód.: ECN13110L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC de Política Comparada aplicada às Relações Internacionais visa capacitar o discente para uma melhor
compreensão dos regimes, processos, modelos políticos bem como a respetiva evolução, dotando-o de
instrumentos analíticos que o levarão a adotar uma metodologia própria da área científica em questão.
As principais competências a adquirir são:
1. Assimilar os conceitos operacionais referentes à área de estudo;
2. Compreender e aplicar os instrumentos analíticos de política comparada;
3. Relacionar diferentes níveis de análise e realidades díspares;
4. Reforçar e motivar o processo de investigação científica.

Conteúdos Programáticos

1. O que é a Política Comparada?
1.1. O que é a política?
1.2. Objetos de estudo comparativo.
1.3. Política Comparada e Relações Internacionais.

2. Como se faz Política Comparada?
2.1. Abordagens epistemológicas e metodológicas.
2.2. Métodos comparativos.
2.3. Temas clássicos.

3. Estados e Nações.
3.1. Estado moderno. Tipologias de Estados.
3.2. Nações e Nacionalismos.
3.3. Processos de Autodeterminação.

4. Regimes e sistemas políticos:
4.1. Democracia, Autoritarismo, Totalitarismo.
4.2. Democratização/autocratização.
4.3. Ideologias.

5. Economia política e desenvolvimento
5.1. Modelos de Desenvolvimento.
5.2. Modelos Político-Económicos.
5.3. Desigualdades à escala global.

6. Política de protesto
6.1. Revolução, guerras civis, terrorismo.
6.2. Sociedade civil, movimentos sociais, ativismo.

7. Política global.
7.1. Globalização, interdependência e transnacionalidade.

Análise de Estudos de caso (temas 3 a 7)

Métodos de Ensino

A disciplina será lecionada através de aulas teóricas e de aulas práticas de modo a consolidar os conhecimentos e a potenciar a motivação das/dos discentes:
Nas primeiras, os modelos pedagógicos utilizados são: 1. Exposição da docente, 2. Exploração da matéria através da interpretação de textos.
Nas aulas práticas, os modelos pedagógico adotados consistem em: 3. Discussão dos trabalhos in progress, com a turma e a docente, 4. Apresentação e discussão de trabalhos de grupo de acordo com estudos de caso.

Avaliação

A. AVALIAÇÃO CONTÍNUA*
1. Trabalho de grupo [parte escrita (30%) + apresentação oral (20%)]: 50%
2. Teste escrito: 50%
3. A assiduidade e a participação nas aulas serão valorizadas na ponderação o da nota final.

OU

B. AVALIAÇÃO POR EXAME FINAL
1. Exame: 100%

* NOTA: A avaliação contínua implica a frequência de pelo menos 75% das aulas (salvo as exceções previstas pelo Regulamento Académico, desde que devidamente comprovadas) e a realização obrigatória dos itens de avaliação.

Bibliografia

- Daniele Caramani, Comparative Politics, Oxford Univesity Press 2020.
- Patrick H. O?Neil, Essentials of Comparative Politics with cases, 7th Eds, W. W. Norton & Company 2021.
- Richard Ned Lebow and Mark Lichbach, Mark (eds.) Theory and Evidence in Comparative Politics and International
Relations, New York: Palgrave Macmillan, 2007.
- Todd Landman, Issues and Methods in Comparative Politics. An introduction, Routledge 2003.

Equipa Docente