2024
Sociologia do Turismo
Nome: Sociologia do Turismo
Cód.: SOC13848L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
x
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.Compreender o papel do trabalho e do tempo livre ao longo da história, na sua relação com o lazer e o turismo
2.Conhecer e compreender a abordagem sociológica ao turismo
3.Entender as principais tipologias de turismo e de turista e os seus contextos históricos e sociológicos de emergência;
4.Analisar as múltiplas vertentes sociológicas do turismo, nomeadamente ao nível dos estilos de vida, relações sociais de género, identidades e imaginários sociais;
5.Entender as dimensões e os impactes socioculturais do turismo, no contexto dos desafios das sociedades contemporâneas, nomeadamente catástrofes, guerras, migrações, envelhecimento, mudanças climáticas e revolução digital.
6. Analisar a relação entre comunidades recetoras e visitantes em diferentes estádios, qualitativos e quantitativos, da relação entre a oferta e a procura, avaliando os seus impactes na qualidade da experiência turística e na qualidade de vida dos anfitriões.
2.Conhecer e compreender a abordagem sociológica ao turismo
3.Entender as principais tipologias de turismo e de turista e os seus contextos históricos e sociológicos de emergência;
4.Analisar as múltiplas vertentes sociológicas do turismo, nomeadamente ao nível dos estilos de vida, relações sociais de género, identidades e imaginários sociais;
5.Entender as dimensões e os impactes socioculturais do turismo, no contexto dos desafios das sociedades contemporâneas, nomeadamente catástrofes, guerras, migrações, envelhecimento, mudanças climáticas e revolução digital.
6. Analisar a relação entre comunidades recetoras e visitantes em diferentes estádios, qualitativos e quantitativos, da relação entre a oferta e a procura, avaliando os seus impactes na qualidade da experiência turística e na qualidade de vida dos anfitriões.
Conteúdos Programáticos
1.A evolução do conceito sociológico de trabalho e os efeitos na relação "tempo de trabalho /tempo de lazer-turismo"
2.A sociedade de consumo e a relação com o lazer/turismo
3.Abordagem sociológica ao turismo
4.A evolução do turismo: entre a antiguidade e a pós-modernidade
5.Turismo, motivações, consumo e experiências: a perspetiva sociológica
6.O turismo como setor económico: evolução, emprego, capacitação de recursos humanos
7.A(s) relação(ões) entre as comunidades recetoras e visitantes
8.As dimensões e os impactes socioculturais do turismo
9. Turismo e sociedade: perspetivas de futuro
2.A sociedade de consumo e a relação com o lazer/turismo
3.Abordagem sociológica ao turismo
4.A evolução do turismo: entre a antiguidade e a pós-modernidade
5.Turismo, motivações, consumo e experiências: a perspetiva sociológica
6.O turismo como setor económico: evolução, emprego, capacitação de recursos humanos
7.A(s) relação(ões) entre as comunidades recetoras e visitantes
8.As dimensões e os impactes socioculturais do turismo
9. Turismo e sociedade: perspetivas de futuro
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino-Método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e indicação de bibliografia geral e específica, em aulas teóricas de apresentação das linhas de orientação teórica, analítica e metodológica da disciplina e de sistematização e problematização dos conteúdos programáticos.
Método ativo em aulas teórico-práticas organizadas em torno da discussão coletiva sobre textos ou outros materiais de trabalho; leitura, apresentação e discussão crítica de textos selecionados em torno de autores, perspetivas e casos de aplicação empírica; apresentação e discussão de exercícios desenvolvidos pelos alunos. Método interrogativo de estímulo à participação ativa dos estudantes.
Método ativo em aulas teórico-práticas organizadas em torno da discussão coletiva sobre textos ou outros materiais de trabalho; leitura, apresentação e discussão crítica de textos selecionados em torno de autores, perspetivas e casos de aplicação empírica; apresentação e discussão de exercícios desenvolvidos pelos alunos. Método interrogativo de estímulo à participação ativa dos estudantes.
Avaliação
Entendendo-se a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, considera-se que para além da realização de uma prova escrita individual, é fundamental a realização de um trabalho prático, realizado em grupo, direcionado para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, mas também para o desenvolvimento de competências socio comportamentais, nomeadamente relacionadas com o trabalho em equipa, dada a sua realização em grupo.
Avaliação contínua: Teste escrito: 40% + Trabalho prático em grupo: 60 % (nota mínima de 8 valores em cada elemento) + 75% presenças (exceto regimes especiais).
Avaliação final: teste escrito (100%) + 75% presenças (exceto regimes especiais).
Perante o perfil da UC, o trabalho prático materializar-se-á na elaboração de um estudo de caso, cujo tema (ou temas) a selecionar decorrerão das dinâmicas sociais mais atuais.
Avaliação contínua: Teste escrito: 40% + Trabalho prático em grupo: 60 % (nota mínima de 8 valores em cada elemento) + 75% presenças (exceto regimes especiais).
Avaliação final: teste escrito (100%) + 75% presenças (exceto regimes especiais).
Perante o perfil da UC, o trabalho prático materializar-se-á na elaboração de um estudo de caso, cujo tema (ou temas) a selecionar decorrerão das dinâmicas sociais mais atuais.
Bibliografia
Apostolopoulos, Y., Leivadi, S. & Yiannakis, A.(2001)The Sociology of Tourism.London and New York: Routledge.
Balliester, T. & Elsheikhi, A.(2018)The Future of Work:A Literature Review. International Labour Office.
Barros, J.(2004)A Projecção do Quotidiano no Turismo e no Lazer:o lugar dos actores dos contextos e dos paradigmas. Lisboa: ISCSP-Universidade Técnica de Lisboa
Bruhns, H. (Org.)(2002)Lazer e Ciências Sociais:Diálogos Pertinentes.São Paulo:Chronos
Díaz, J. A. M. Quintana, M. V. M. (2002)Sociologia Del Turismo.Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia.
Dann, G. & Parinnello, G.(2009)The Sociology of Tourism European Origins and Developments.UK: Emerald.
Dumazedier, J.(1999)Sociologia Empírica do Lazer.São Paulo: SESC.
Santos, N.(2008)Lazer:da libertação do tempo à conquista das práticas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Sharpley, R.(2018)Tourism, Tourists and Society (5ªed).New York:Routledge
Urry,J;Larsen,J (2011) The tourist gaze 3.0 London:Sage Pub
Balliester, T. & Elsheikhi, A.(2018)The Future of Work:A Literature Review. International Labour Office.
Barros, J.(2004)A Projecção do Quotidiano no Turismo e no Lazer:o lugar dos actores dos contextos e dos paradigmas. Lisboa: ISCSP-Universidade Técnica de Lisboa
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Díaz, J. A. M. Quintana, M. V. M. (2002)Sociologia Del Turismo.Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia.
Dann, G. & Parinnello, G.(2009)The Sociology of Tourism European Origins and Developments.UK: Emerald.
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Sharpley, R.(2018)Tourism, Tourists and Society (5ªed).New York:Routledge
Urry,J;Larsen,J (2011) The tourist gaze 3.0 London:Sage Pub
Equipa Docente
- Mónica Belchior Morais de Brito [responsável]