Desenvolvimento de Recursos Humanos
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Analisar e contextualizar as etapas evolutivas da função pessoal nas organizações;
Caracterizar os modelos de GRH e reconhecer os condicionantes internos à sua implementação;
Compreender a relação entre os processos estratégicos da organização e a GRH e identificar os factores de contingência que interferem nessa relação;
Conhecer e definir políticas e práticas de GRH e compreender os fundamentos da sua operacionalização;
Definir o conceito de desenvolvimento dos recursos humanos, identificar as suas componentes e instrumentos de operacionalização
Reflectir sobre os principais desafios que se colocam à GRH, com incidência nas perspectivas europeia e internacional.
Conteúdos Programáticos
2. O DRH na acepção individual, organizacional e societal
3. Sociedade(s), Cultura(s) e Organizações
4. Meio envolvente, novas configurações organizacionais e DRH
4.1. Modelos de relacionamento entre organizações
4.2. Mercados de trabalho primário e secundário
4.3. Políticas e práticas de gestão e DRH
5. Estratégias empresariais/organizacionais na era da globalização
5.1. Inovação tecnológica versus inovação organizacional e social
5.2. Externalização e deslocalização de atividades económicas
5.3. Competitividade pelo preço versus competitividade pela inovação/conhecimento
6. Tecnologia, Inovação e o futuro do Emprego
7. Mudança social, movimentos sociais e comportamento coletivo
Métodos de Ensino
- Exposição oral dos conteúdos programáticos teóricos auxiliada por meios áudio-visuais e ilustrada com exemplos empíricos e da realidade social concreta;
- Sumários desenvolvidos das matérias leccionadas com indicação de textos de apoio específicos;
- Leitura de textos e estudo individual e em grupo e apresentação oral sistematizada das principais ideias veiculadas pelo autor;
- Análise de estudos de caso
- Acompanhamento tutorial presencial e à distância (http://www.moodle.uevora.pt )
Avaliação:
O Regulamento Escolar Interno prevê duas modalidades de avaliação - avaliação contínua e avaliação por exame.
Avaliação contínua: 1 prova escrita (60%) + um trabalho de grupo com apresentação oral (40%)
Avaliação por exame: prova escrita (100%).
Avaliação
O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas. A avaliação contínua pressupõe a realização de duas provas escritas de frequência (com a matéria dividida). A avaliação final faz-se através de uma prova escrita de exame (que abrange a totalidade da matéria).
No que respeita à assiduidade, salvo as situações estatutariamente previstas, o aluno deve frequentar 75% das aulas efectivamente leccionadas (15 semanas).
Modalidade de avaliação | Elementos de avaliação | Peso na média final |
Contínua | 1.ª prova de frequência | 50% |
2.ª prova de frequência | 50% | |
Final | Prova de exame | 100% |
Bibliografia
BREWSTER, C. (2004). "European perspectives on HRM". Human Resources Management, 14: 365-382.
KOVÁCS, I. (Org.) ( 2005). Flexibilidade de Emprego. Oeiras: Celta
SAINSAULIEU, R. (1993) "Fondements sociologiques et perspectives pour la gestion des ressources humaines en entreprise". Socius Working Papers 1/93.
SERRANO, M. M. (2010). "A Gestão de Recursos Humanos: Suporte Teórico, Evolução da Função e Modelos", SOCIUS Working Papers 1/2010
SERRANO, M. M. (2009). Estratégias e Práticas de Gestão e DRH. Estudos de Caso numa Rede de Empresas. Tese de Doutoramento. Lisboa: ISEG/UTL
WILLIAMS, Steve & ADAM-SMITH, Derek (2006). Contemporary Employment RelationsA critical introduction.London: OUP
Equipa Docente
- Maria Manuel Renga Capelão Serrano [responsável]