2023

Francês II

Nome: Francês II
Cód.: LLT13839L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português, Francês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC de Francês II permite a aprendizagem inicial (A2) da língua para aplicação num contexto de prestação de serviços em Turismo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nível QECR: A2
Objectivos: Compreender frases e expressões relacionadas prioridades imediatas; comunicar em tarefas simples; descrever simplesmente a sua formação, o meio circundante e referir necessidades imediatas.
Competências:
Oral: Descrever simplesmente uma pessoa, condições de vida, de trabalho, o quotidiano, os gostos, etc.
Escrita: Escrever frases simples ligadas por conectores simples.
Compreensão do oral: Compreender frases relacionadas prioridades imediatas, num discurso articulado.
Compreensão na leitura: Entender textos simples sobre assuntos familiares, numa linguagem frequente ou relacionada com o trabalho.
Interacção oral: Interagir com razoável à-vontade em situações bem estruturadas e conversas curtas; fazer e responder a perguntas; trocar informações sobre assuntos familiares.
Interacção escrita: Escrever notas simples.
Vocabulário: Vocabulário suficiente para conduzir transacções do dia-a-dia.
Gramática: Usar estruturas simples, mas ainda com erros elementares.

Conteúdos Programáticos

- Exprimir ações presentes, passadas e futuras,
- Frase afirmativa, negativa e interrogativa,
- Os advérbios,
- Exprimir uma ordem/desejo,
- Os pronomes complemento direto e indireto.
- Da frase simples à frase complexa ( os pronomes relativos simples).

Métodos de Ensino

De acordo com os descritores estabelecidos para o nível A1 no QECR para as línguas do Conselho da Europa, a metodologia adotada incide na aquisição e desenvolvimento de competências orais e escritas (produção, receção e interação), gramática e vocabulário:
(1) exposição direta ao uso autêntico da língua (através de materiais tais como: vídeos, textos escritos, Internet, CD-ROM;
(2) participação direta em interação comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/atividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidática, por estudo orientado feito por si próprio.
Escolha entre 2 tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos diversos (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Bibliografia

Girardet, J., C. Gibbe. Echo A1, Cle Internationale, 2010.
Anne Akyuz, B. Bazelle-Shahmaei, J. Bonenfant. Les exercices de grammaire Niveau A1, corrigés intégrés. Hachette, 2006.
C. Barnoud, E. Sirejols. Grammaire, Niveau Débutant, Cle International. 1991.
Robert P. Le Petit Robert, Dictionnaire Alphabétique et Analogique de la Langue Française, Le Robert.
Librairie Hatier. Le Nouveau Becherelle, La Grammaire Pour Tous, Hatier.
Librairie Hatier. La Conjugaison, 12 000 Verbes, Hatier, 1990.
Bescherelle 2. L’orthographe pour tous, Didier.