2024
Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação
Nome: Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação
Cód.: PED02475L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos
Resultados de aprendizagem
1. É capaz de sustentar uma visão atualizada, crítica e fundamentada face ao papel das TIC no campo da educação e da formação.
2. É capaz de usar a tecnologia para apoiar processos de educação e formação, através da concepção, elaboração e desenvolvimento de actividades e projectos com recurso a ferramentas e aplicações apropriadas.
Competências
3. Seleciona e usa as ferramentas adequadas para apoiar processos de escrita académica, organização, produtividade e gestão de projectos em actividades de natureza educativa.
4.Produz, edita e usa apresentações vídeo e multimédia, de acordo com os princípios de uma correta utilização em contexto educativo.
Resultados de aprendizagem
1. É capaz de sustentar uma visão atualizada, crítica e fundamentada face ao papel das TIC no campo da educação e da formação.
2. É capaz de usar a tecnologia para apoiar processos de educação e formação, através da concepção, elaboração e desenvolvimento de actividades e projectos com recurso a ferramentas e aplicações apropriadas.
Competências
3. Seleciona e usa as ferramentas adequadas para apoiar processos de escrita académica, organização, produtividade e gestão de projectos em actividades de natureza educativa.
4.Produz, edita e usa apresentações vídeo e multimédia, de acordo com os princípios de uma correta utilização em contexto educativo.
Conteúdos Programáticos
1) Fundamentos para o uso das Tecnologias: conceitos operatórios e justificações para usar a tecnologia em educação e formação profissional.
2)Metodologias de trabalho educativo com recurso às TIC: método de projecto (PBL), trabalho colaborativo, trabalho independente e autónomo, resolução de problemas e metodologia de inquérito.
3) Instrumentos de planeamento: planos e roteiros de atividades e de exploração de software educativo.
4) Ferramentas de trabalho educativo: organização e produtividade, criação multimédia, aplicações Web 2.0 e plataformas digitais.
5) Ferramentas e ambientes de avaliação da aprendizagem dos alunos (portfolios digitais, Socrative, Kahoot).
6) Segurança, ética e proteção das crianças e jovens no uso das TIC.
2)Metodologias de trabalho educativo com recurso às TIC: método de projecto (PBL), trabalho colaborativo, trabalho independente e autónomo, resolução de problemas e metodologia de inquérito.
3) Instrumentos de planeamento: planos e roteiros de atividades e de exploração de software educativo.
4) Ferramentas de trabalho educativo: organização e produtividade, criação multimédia, aplicações Web 2.0 e plataformas digitais.
5) Ferramentas e ambientes de avaliação da aprendizagem dos alunos (portfolios digitais, Socrative, Kahoot).
6) Segurança, ética e proteção das crianças e jovens no uso das TIC.
Métodos de Ensino
Com o objetivo de aprofundar e dar consistência às aprendizagens individuais e ao desenvolvimento dos projetos dos estudantes, opta-se por uma abordagem socioconstrutivista, recorrendo a metodologias ativas que visam promover processos de aprendizagem dinâmicos, interativos e colaborativos. Os estudantes terão a oportunidade de se envolver em atividades que implicam a pesquisa autónoma, a análise e avaliação do potencial educativo de ferramentas digitais emergentes, a reflexão individual, o debate coletivo e a realização de apresentações relacionadas quer com as temáticas do programa, quer com os artefactos que serão chamados a produzir com ferramentas digitais adequadas. Além do suporte em sala de aula, os estudantes terão acesso a apoio tutorial ao longo do semestre, através de um espaço online de partilha e comunicação, organizado na forma de fórum. A metodologia adotada requer particular atenção dos estudantes à frequência de aulas (cf. artigo 105º do RAUE).
Avaliação
I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação decorre ao longo do período de aulas e a classificação será baseada nos seguintes elementos:
A) Elaboração de um manual digital interativo com propostas de oportunidades de aprendizagem com tecnologias digitais emergentes, a realizar em grupo (40% da classificação final, a entregar até ao dia 6 de dezembro de 2024).
B) Produção individual de um vídeo com Inteligência Artificial Generativa sobre um tópico escolhido de entre os conteúdos programáticos da UC (30% da classificação final, a entregar até ao dia 15 de novembro de 2024).
C) Reflexão Crítica Individual sobre as aprendizagens realizadas na UC (30% da classificação final, a entregar até ao dia 20 de dezembro de 2024).
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova de avaliação teórico-prática, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
A avaliação decorre ao longo do período de aulas e a classificação será baseada nos seguintes elementos:
A) Elaboração de um manual digital interativo com propostas de oportunidades de aprendizagem com tecnologias digitais emergentes, a realizar em grupo (40% da classificação final, a entregar até ao dia 6 de dezembro de 2024).
B) Produção individual de um vídeo com Inteligência Artificial Generativa sobre um tópico escolhido de entre os conteúdos programáticos da UC (30% da classificação final, a entregar até ao dia 15 de novembro de 2024).
C) Reflexão Crítica Individual sobre as aprendizagens realizadas na UC (30% da classificação final, a entregar até ao dia 20 de dezembro de 2024).
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova de avaliação teórico-prática, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
Bibliografia
Costa, F., & Cruz, E. (2016). Atividades para Inclusão Digital de Adultos. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Santillana.
Cruz, E. (2015). As TIC como formação transdisciplinar: potencialidades e dificuldades de implementação no contexto do ensino básico em Portugal (Tese de Doutoramento). Universidade de Lisboa.
European Commission (2022). Ethical guidelines on the use of artificial intelligence (AI) and data in teaching and learning for educators. Publications Office of the European Union.
Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto Editora.
Ramos, J. L. (2017). Tablets no Ensino e na Aprendizagem. A sala de aula Gulbenkian: entender o presente, preparar o futuro. Fundação Calouste Gulbenkian.
Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Santillana.
Cruz, E. (2015). As TIC como formação transdisciplinar: potencialidades e dificuldades de implementação no contexto do ensino básico em Portugal (Tese de Doutoramento). Universidade de Lisboa.
European Commission (2022). Ethical guidelines on the use of artificial intelligence (AI) and data in teaching and learning for educators. Publications Office of the European Union.
Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto Editora.
Ramos, J. L. (2017). Tablets no Ensino e na Aprendizagem. A sala de aula Gulbenkian: entender o presente, preparar o futuro. Fundação Calouste Gulbenkian.
Equipa Docente
- Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz [responsável]