2025
Química Forense
Nome: Química Forense
Cód.: QUI11983L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Para saber mais como a química ajuda a apanhar os criminosos (ou será para ajudar a saber cometer o crime perfeito?). Em cada aula prática os alunos resolvem um caso de ficção criado para o efeito.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aquisição de conceitos básicos de química forense através do estudo de casos concretos. Os objectivos e
a profundidade dos conceitos a leccionar serão moldáveis aos conhecimentos de química dos alunos.
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ter adquirido as seguintes competências:
1) Compreender todos os passos de uma investigação criminal.
2) Abordar correctamente uma cena de crime.
3) Saber seleccionar a metodologia correcta para determinada análise.
4) Compreender os conceitos fundamentais das técnicas analíticas mais usadas em química forense.
Saber resolver enigmas relacionados com casos reais ou de ficção
a profundidade dos conceitos a leccionar serão moldáveis aos conhecimentos de química dos alunos.
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ter adquirido as seguintes competências:
1) Compreender todos os passos de uma investigação criminal.
2) Abordar correctamente uma cena de crime.
3) Saber seleccionar a metodologia correcta para determinada análise.
4) Compreender os conceitos fundamentais das técnicas analíticas mais usadas em química forense.
Saber resolver enigmas relacionados com casos reais ou de ficção
Conteúdos Programáticos
A cena de crime.
Recolha e manuseamento de provas.
Análise de drogas.
Análise de vestígios de combustíveis em fogo posto.
Análise e processamento de impressões digitais.
Análise de ADN.
Análise e processamento de fibras.
Análise e processamento de disparos de armas de fogo.
Análise e processamento de vestígios de tintas.
Análise e processamento de explosivos.
Recolha e manuseamento de provas.
Análise de drogas.
Análise de vestígios de combustíveis em fogo posto.
Análise e processamento de impressões digitais.
Análise de ADN.
Análise e processamento de fibras.
Análise e processamento de disparos de armas de fogo.
Análise e processamento de vestígios de tintas.
Análise e processamento de explosivos.
Métodos de Ensino
A Unidade Curricular está dividida em aulas de índole teórica e prática, conforme regulamento escolar da
Universidade de Évora. Nas aulas teóricas é esperado haver bastante interacção com os estudantes no
sentido de tornar as aulas dinâmicas e portanto a avaliação será realizada mediante pequenos enigmas
que serão fornecidos para os alunos resolverem e também através da realização de um trabalho escrito,
com apresentação pública, sobre um tema apropriado. As aulas teóricas são leccionadas com recurso ao
uso de casos reais e fictícios onde serão usados filmes, imagens e notícias dos meios de comunicação
social dos mesmos. As aulas práticas tratam de aplicar as matérias ensinadas nas aulas teóricas para
processar e analisar vários tipos de provas. A componente prática será avaliada mediante a realização de
relatórios escritos das actividades experimentais.
Universidade de Évora. Nas aulas teóricas é esperado haver bastante interacção com os estudantes no
sentido de tornar as aulas dinâmicas e portanto a avaliação será realizada mediante pequenos enigmas
que serão fornecidos para os alunos resolverem e também através da realização de um trabalho escrito,
com apresentação pública, sobre um tema apropriado. As aulas teóricas são leccionadas com recurso ao
uso de casos reais e fictícios onde serão usados filmes, imagens e notícias dos meios de comunicação
social dos mesmos. As aulas práticas tratam de aplicar as matérias ensinadas nas aulas teóricas para
processar e analisar vários tipos de provas. A componente prática será avaliada mediante a realização de
relatórios escritos das actividades experimentais.
Avaliação
Avaliação continua:
Avaliação parte prática 40% (desempenho nas aulas e classsificaçoos dos relatórios); Apresentação de um caso real 5%; Realização de trabalho escrito 55%.
Para os alunos que reprovarem será dada a oportunidade de entregarem e apresentarem um trabalho escrito (60%) e realizar um trabalho laboratorial com entrega de relatório (40%)
Avaliação parte prática 40% (desempenho nas aulas e classsificaçoos dos relatórios); Apresentação de um caso real 5%; Realização de trabalho escrito 55%.
Para os alunos que reprovarem será dada a oportunidade de entregarem e apresentarem um trabalho escrito (60%) e realizar um trabalho laboratorial com entrega de relatório (40%)
Bibliografia
M.H. Mo, ?Analytical Methods in Forensic Chemistry?, Ellis Horwood Ltd, Londres, 1990.
P.C. White (Ed.), ?Crime Scene to Court, the Essentials of Forensic Science?, 2nd Ed., Royal Society of Chemistry, UK, 2004.
R. Platt, ?CRIME SCENE, the ultimate guide to forensic science?, DK, UK, 2003
S.H. James (Ed.), ?Forensic Science: An Introduction to Scientific and Investigative Techniques?, CRC Press, UK, 2002.
D.P. Lyle, ?Forensic for Dummies?, Wiley Publs., 2004.
S. Bell, ?Forensic Chemistry?, Prentice Hall Inc., 2006.
A. Mozayani, C. Noziglia (Edts) ?The Forensic Laboratory Handbook?, Humana Press, 2006.
Revista Forensic Science International
P.C. White (Ed.), ?Crime Scene to Court, the Essentials of Forensic Science?, 2nd Ed., Royal Society of Chemistry, UK, 2004.
R. Platt, ?CRIME SCENE, the ultimate guide to forensic science?, DK, UK, 2003
S.H. James (Ed.), ?Forensic Science: An Introduction to Scientific and Investigative Techniques?, CRC Press, UK, 2002.
D.P. Lyle, ?Forensic for Dummies?, Wiley Publs., 2004.
S. Bell, ?Forensic Chemistry?, Prentice Hall Inc., 2006.
A. Mozayani, C. Noziglia (Edts) ?The Forensic Laboratory Handbook?, Humana Press, 2006.
Revista Forensic Science International
