2024

Introdução à Bioquímica Clínica

Nome: Introdução à Bioquímica Clínica
Cód.: QUI11483L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo geral desta Unidade Curricular é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Bioquímica Clínica, que lhes permitam interpretar os processos bioquímicos presentes num organismo saudável e correlacioná-los com principais disfunções causadoras de diversas patologias, bem como estudar os meios de diagnóstico, técnicas e métodos analíticos adequados à determinação dos parâmetros bioquímicos em amostras biológicas.
Esta Unidade Curricular pretende desenvolver nos alunos um conjunto de competências interpessoais, instrumentais e sistemáticas, incluindo competências para recolher, seleccionar e interpretar informação científica relevante no domínio da Bioquímica que lhes permita identificar, quantificar e interpretar os principais marcadores bioquímicos e respectivos parâmetros, discutir sobre as suas implicações e comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da disciplina.

Conteúdos Programáticos

A Problemática num Laboratório de Bioquímica Clínica. Organização e funcionamento de um laboratório de Bioquímica Clínica. Normas de certificação e de creditação de um laboratório de Análises Clínicas.
Princípios básicos da Bioquímica Clínica. Obtenção, transporte, processamento e armazenamento das amostras biológicas.
Parâmetros bioquímicos avaliados numa análise de rotina. Técnicas e métodos de análise utilizados individualmente ou em analisadores automáticos.
Marcadores bioquímicos utilizados no diagnóstico e monitorização de patologias. Valores de referência e sua importância clínica. Proteínas plasmáticas.
Equilíbrio hidro-electrolítico. Principaismarcadores bioquímicos séricos utilizados no diagnóstico de patologias hepática, enfarte do miocárdio e doenças pancreáticas. Alterações das funções hepáticas e renais. Principais patologias. Metabolismo das lipoproteínas plasmáticas, dislipoproteinémias e factores de risco nas doenças cardiovasculares.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos,apoiado em bibliografia recomendada. As aulas teóricas serão apoiadas por técnicas audio-visuais e software apropriado à simulação de conceitos aplicados.As aulas laboratoriais funcionam em articulação e complementaridade com as aulas teóricas,recorrendo ao planeamento e execução de trabalho laboratorial que concretize exemplos práticos dos conteúdos leccionados.
A avaliação está organizada de modo a ter em conta o trabalho realizado e o aproveitamento obtido nas várias componentes da unidade curricular. A componente prática laboratorial (PL) é avaliada de forma contínua com base na assiduidade, no desempenho laboratorial e na nota dos relatórios dos trabalhos realizados. A componente escrita, sobre os conteúdos teóricos e práticos (NT) poderá ser avaliada em duas modalidades optativas: duas frequências ou um exame. A nota final (NF) é calculada, atendendo às seguintes ponderações: NF=0.3*PL+0.7*NT

Bibliografia

Burtis, C. A. & Ashwood, E. R. (2001). Tietz, Fundamentals of Clinical Chemistry, 5th edition,W.B.Saunders Company.
Gaw, A., Cowan, R. A., O'Reilly, Stewart, M. J. & Shepherd (1999). Clinical Biochemistry, 2nd edition. Edinburg: Churchill Livingston,
Delvin, Thomas M. (2002). Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations, 5th edition. New York: John Wiley & Sons, Inc.

Equipa Docente