2023

Teorias da Representação

Nome: Teorias da Representação
Cód.: VIS13592M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram a compreensão crítica de como a Representação constitui desde sempre um pilar central da arte até à actualidade. A problemática da Representação está presente quer nas práticas artísticas e no pensamento dos criadores sobre as práticas artísticas que a concretizaram ou a contestaram, quer na reflexão e nos debates estéticos, quer ainda no âmbito de disciplinas e teorias diversas centradas em interrogar a criação das obras e imagens. É essencial que os alunos possam apreender e reflectir sobre como as ideias e noções da Representação, enquanto construção de espaços pictóricos, não remetem apenas para o âmbito estético, mas também para dimensões históricas e sociais das quais decorrem concepções e visões do mundo específicas e diversificadas.

Conteúdos Programáticos

– Noções e conceitos de representação;
– Diversas Teorias da Representação: repensando a perspectiva artística, antropológica e historiográfica;
– Representação, experiência e vivência – Espaço pictural em Merleau-Ponty;
– Georges Didi‑Huberman: «o que nós vemos, o que nos olha»;
– Belo e representação, leituras do Sublime e a «Obra Prima»;
– A sobrevivência das Imagens segundo Aby Warburg;
– Velázquez e Manet: o «teatro do mundo»;
– Imitação, ilusão e simulacro: representação figurativa e recriação expressiva;
– Espaços da representação e lugares do espectador;
– A representação como «limite» da arte para Arthur Danto;
– Abstração minimal e para além da imagem.

Métodos de Ensino

Sessões expositivas de apresentação de conteúdos, teorias e problemáticas a respeito dos conteúdos constantes no programa, com utilização de materiais e suportes diversos de apoio. Sessões de apresentação do universo criativo e das obras de alguns criadores incontornáveis, com utilização de materiais e suportes diversos de apoio. Visionamento de obras-filmes. Nas aulas incentiva-se a participação constante dos alunos. A avaliação será contínua, mediante análise crítica dos seguintes trabalhos: um trabalho de investigação de temática à escolha, mas tendo em conta o programa da cadeira, com o mínimo de 15 páginas de texto (fonte 12, espaço 1,5); exercícios práticos realizados nas aulas.
O trabalho valerá 50 % da nota e os restantes critérios e parâmetros apontados, os restantes 50%.
Outra possibilidade de avaliação na unidade curricular passa pela realização de um exame final, a combinar entre a professora e os alunos.

Bibliografia

ALMEIDA, Bernardo (1996), O Plano de Imagem, Assírio & Alvim, Lisboa.
BEECH, Dave (ed.) (2009), Beauty, Documents of Contemporary Art, WhiteChapel, The MIT Press, London, Cambrigde.
BOLT, Barbara (2004), Art Beyond Repesentation: The Performative Power of the Image, London, New York, I.B. Tauris.
ELKINS, James (2008), Six Stories from the End of Representation, Stanford, Stanford University Press,
LIND, Maria (ed.) (2023), Abstraction, Documents of Contemporary Art, WhiteChapel, The MIT Press, London, Cambrigde.
SUKLA, Ananta C. (ed.) (2001), Art and Representation: Contributions to Contemporary Aesthetics, Westport, CT, Praeger.
SULLIVAN, Karen (2009), «The Languages of Art: How Representational and Abstract Painters Conceptualize Their Work in Terms of Language», Poetics Today, Vol. 30, No. 3, pp. 517-560.
SUMMERS, David (2003), «Representation», in Nelson, Robert S., Shiff, Richard Shiff (ed.), Critical Terms for Art History, The University of Chicago Press, Chicago, London.

Equipa Docente