2023

Práticas de Artes Visuais I

Nome: Práticas de Artes Visuais I
Cód.: VIS13589M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O programa está estruturado para que o aluno conceba e concretize os seus projetos artísticos autorais de modo a:
1. Saber projectar, fundamentar e realizar um projecto de criação artística centrado num conceito, tema ou estratégia;
2. Conhecer e saber aplicar as metodologias e tecnologias mais adequadas para a realização de um corpo de trabalho artístico específico;
3. Desenvolver competências e conhecimentos conceptuais, experimentais e tecnológicos adequados ao trabalho artístico;
4. Desenvolver o pensamento crítico indispensável para uma prática artística consistente e consequente.
O trabalho teórico e prático é acompanhado por relatórios de projecto centrados nas propostas criativas de cada aluno, nomeadamente na definição da problemática, metodologias, media, e tecnologias empregues. A obra resultante prática artística pessoal do estudante será apresentada numa exposição a decorrer no final do semestre.

Conteúdos Programáticos

A reflexão, pesquisa, experimentação, e apresentação de práticas artísticas em artes visuais específicas e adequadas a cada processo de criação constituem os conteúdos programáticos, nomeadamente:
1. Articulação, integração e aprofundamento das vertentes teóricas e práticas no planear e projectar de uma obra em artes visuais.
1.1. Diferentes metodologias e métodos no desenvolvimento de um projecto em artes visuais;
1.2. Ideia central, delimitação do tema, conceitos, e questão central e secundárias;
1.3. Fundamentação de um projecto através do tema, conceitos e referências principais.
2. Realização e apresentação do trabalho artístico.
2.1. Estratégias de produção da obra artística;
2.2. Experimentação de técnicas e tecnologias praticas;
2.3. Pesquisas de ferramentas de execução e apresentação do trabalho semestral final.

Métodos de Ensino

As aulas, de carácter expositivo, são lecionadas ao grupo de alunos promovendo-se o debate crítico, partilha e reflexão entre todos, ao mesmo tempo que se acompanha e orienta o trabalho individual de cada um com as suas especificidades próprias. Os diferentes tópicos do programa são relacionados com os trabalhos práticos em desenvolvimento apresentados oralmente por cada um dos alunos. De acordo com a particularidade do projecto artístico de cada aluno serão também levantadas questões de interesse comum, e apresentados exemplos de enquadramento no contexto das artes visuais.
Ao longo do semestre realizam-se visitas de estudo workshops e palestras, e serão convidadas artistas, especialistas e curadores que se destacam pelo seu trabalho de mérito nas artes visuais, bem como alumni.
A avaliação final resulta de: assiduidade (20%); contribuição para as discussões dos projectos; exposição oral; trabalhos apresentados periodicamente (60%), e; relatórios e obra realizada (20%).

Bibliografia

BIGGS M., & KARLSSON H. (2010). The Routledge Companion to Research in the Arts. London: Routledge.
FOSTER, H., & KRAUSS, R. (2004). Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. London: Thames Hudson.
DURDEN, M. (2015). La Fotografía hoy. New York: Phaidon.
ELLEGOOD, A. (Ed.) (2009). Vitamin 3 – D. New Perspectives in Sculpture and Installation. London: Phaidon.
GOLDBERG, R. (2006). Performance Art. London: Thames & Hudson.
HUDSON, S. (2015). Painting Now. London: Thames & Hudson.
MAYER, R. (1993). Dictionary of Art Terms and Techniques. Glasgow: Collins.
OLIVEIRA, N., OXLEY, N., & PETRY, M. (2003). Installation Art in the New Millennium. London: Thames & Hudson.
PETHERBRIDGE, D. (2010). The Primacy of Drawing. London: Yale University Press.
RUSH, Michael (2005). New Media in Art. London: Thames & Hudson.
TAYLOR, V. E., & WINQUIST, C. E. (Eds.) (2001). Encyclopedia of Postmodernism. London: Routledge.

Equipa Docente