2024
Comportamento Organizacional
Nome: Comportamento Organizacional
Cód.: GES10974M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
(1000 caracteres)
Esta UC tem como objetivo apresentar um quadro metodológico de compreensão da organização e das actividades de gestão, usando as ferramentas do Comportamento Organizacional (CO).
Objectivos:
O1 Proporcionar aos alunos os conhecimentos fundamentais, provenientes do CO, de forma a construir uma visão holística e dinâmica da organização
O2 Estudar as diferentes variáveis do CO segundo as principais escolas de pensamento
O3 Dotar os alunos de uma perspectiva comportamental/humanista por se acreditar ser a mais eficaz para atingir um sucesso sustentável para o negócio e para a organização
O4 Promover a capacidade de investigação e de análise crítica dos alunos no que concerne à compreensão dos fenómenos organizacionais.
Competências:
Promover o espírito crítico e de cidadania
Fomentar a comunicação oral e escrita
Incentivar a capacidade de trabalhar em equipa
Apresentar instrumentos, fontes e referenciais que incentivem a capacidade de investigação dos alunos.
Esta UC tem como objetivo apresentar um quadro metodológico de compreensão da organização e das actividades de gestão, usando as ferramentas do Comportamento Organizacional (CO).
Objectivos:
O1 Proporcionar aos alunos os conhecimentos fundamentais, provenientes do CO, de forma a construir uma visão holística e dinâmica da organização
O2 Estudar as diferentes variáveis do CO segundo as principais escolas de pensamento
O3 Dotar os alunos de uma perspectiva comportamental/humanista por se acreditar ser a mais eficaz para atingir um sucesso sustentável para o negócio e para a organização
O4 Promover a capacidade de investigação e de análise crítica dos alunos no que concerne à compreensão dos fenómenos organizacionais.
Competências:
Promover o espírito crítico e de cidadania
Fomentar a comunicação oral e escrita
Incentivar a capacidade de trabalhar em equipa
Apresentar instrumentos, fontes e referenciais que incentivem a capacidade de investigação dos alunos.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 Comportamento Organizacional e Gestão
Módulo 2 Motivação e Satisfação no Trabalho
Módulo 3 Comunicação Organizacional
Módulo 4 Liderança nas Organizações
Módulo 5 Novas lógicas de participação, negociação e gestão de conflitos numa dinâmica de trabalho em equipa
Módulo 6 Cultura Organizacional e Ética
Módulo 7 Inovação e Renovação Organizacional num Mundo em Mudança
Módulo 2 Motivação e Satisfação no Trabalho
Módulo 3 Comunicação Organizacional
Módulo 4 Liderança nas Organizações
Módulo 5 Novas lógicas de participação, negociação e gestão de conflitos numa dinâmica de trabalho em equipa
Módulo 6 Cultura Organizacional e Ética
Módulo 7 Inovação e Renovação Organizacional num Mundo em Mudança
Métodos de Ensino
Associação da apresentação de conceitos e abordagens teóricas (por método expositivo) à caracterização e reflexão sobre experiências vividas, pela participação activa dos alunos. Apresentação e análise de Estudos de Caso de forma a validar os diversos modelos e teorias do Comportamento Organizacional.
A equipa docente utilizará sistematicamente a plataforma de e-learning da Universidade de Évora (Moodle) como repositório de informação relevante e como plataforma de comunicação potenciadora da criação de uma comunidade ativa de aprendizagem e reflexão crítica sobre os modelos, teorias e constructos da vasta e transdisciplinar área do CO.
A equipa docente utilizará sistematicamente a plataforma de e-learning da Universidade de Évora (Moodle) como repositório de informação relevante e como plataforma de comunicação potenciadora da criação de uma comunidade ativa de aprendizagem e reflexão crítica sobre os modelos, teorias e constructos da vasta e transdisciplinar área do CO.
Avaliação
O processo de avaliação contínua desta unidade curricular é constituído por três tipos de componentes:
1. Trabalho escrito em grupo (40%), a submeter na plataforma Moodle.
O documento do Trabalho de Grupo deverá ter, no máximo, 15 páginas, e deverá contemplar os seguintes itens:
Estudo e análise comparativa de dois artigos científicos, a selecionar pelos alunos, considerando a indexação Scopus ou Web of Sciences, que serão validados previamente pela equipa docente.
Discussão aprofundada em termos críticos e científicos dos mais importantes aspetos analisados nos artigos científicos selecionados, com recurso a outras referências bibliográficas credíveis sobre a temática em estudo.
2. Apresentação oral do Work in Progress, realizado em grupo (10%).
3. Realização de uma prova individual escrita, com consulta, que consistirá na análise crítica de um Estudo de Caso, através da resposta a um conjunto de questões formuladas pela equipa docente (50%).
Exame: Teste sem consulta (100%)
1. Trabalho escrito em grupo (40%), a submeter na plataforma Moodle.
O documento do Trabalho de Grupo deverá ter, no máximo, 15 páginas, e deverá contemplar os seguintes itens:
Estudo e análise comparativa de dois artigos científicos, a selecionar pelos alunos, considerando a indexação Scopus ou Web of Sciences, que serão validados previamente pela equipa docente.
Discussão aprofundada em termos críticos e científicos dos mais importantes aspetos analisados nos artigos científicos selecionados, com recurso a outras referências bibliográficas credíveis sobre a temática em estudo.
2. Apresentação oral do Work in Progress, realizado em grupo (10%).
3. Realização de uma prova individual escrita, com consulta, que consistirá na análise crítica de um Estudo de Caso, através da resposta a um conjunto de questões formuladas pela equipa docente (50%).
Exame: Teste sem consulta (100%)
Bibliografia
. Brooks, I. (2018), Organizational Behavior Individuals, Groups and Organisation. 5th Edition. Pearson Education.
. Caetano, A., Neves, J. G. & Ferreira, J.M.C. (Org.) (2023), Psicossosologia das Organizações Fundamentos e Aplicações. Lisboa. 1ª ed. Edições Sílabo.
. Costa, R.F. (2023), Empowerment Leadership - Equipas de Excelência, Lisboa, Editora dIdeias.
.Cunha, M. P., Rego, A., Campos, R. C. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa, Editora RH.
.Pires, A.R., Saraiva, M. & Rosa A. (Editores), (2019). TMQ Techniques, Methodologies and Quality Qualidade no Futuro. Número Especial -10 anos. Lisboa. Editora Sílabo.
. Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2019). Organizational Behavior. 18th Edition. Prentice Hall, e-book format.
. Santos, M. J., Seabra, F. M., Jorge, F. & Costa, M. A. (Orgs) (2014). Responsabilidade Social: Na governação, nas empresas e nas organizações não empresariais: Do diagnóstico à acção, Coimbra. Ed. Almedina.
. Caetano, A., Neves, J. G. & Ferreira, J.M.C. (Org.) (2023), Psicossosologia das Organizações Fundamentos e Aplicações. Lisboa. 1ª ed. Edições Sílabo.
. Costa, R.F. (2023), Empowerment Leadership - Equipas de Excelência, Lisboa, Editora dIdeias.
.Cunha, M. P., Rego, A., Campos, R. C. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa, Editora RH.
.Pires, A.R., Saraiva, M. & Rosa A. (Editores), (2019). TMQ Techniques, Methodologies and Quality Qualidade no Futuro. Número Especial -10 anos. Lisboa. Editora Sílabo.
. Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2019). Organizational Behavior. 18th Edition. Prentice Hall, e-book format.
. Santos, M. J., Seabra, F. M., Jorge, F. & Costa, M. A. (Orgs) (2014). Responsabilidade Social: Na governação, nas empresas e nas organizações não empresariais: Do diagnóstico à acção, Coimbra. Ed. Almedina.
Equipa Docente
- Maria de Fátima Nunes Jorge Oliveira [responsável]