2023

Gestão das Operações

Nome: Gestão das Operações
Cód.: GES02332L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular é sobre as atividades, os problemas e as decisões enfrentadas pelos responsáveis pela produção dos bens e serviços nas organizações.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem nesta unidade curricular são os seguintes:
• Compreender o posicionamento da função de operações dentro da organização, o seu papel estratégico e o seu contributo para a competitividade da empresa;
• Compreender as decisões críticas em gestão de operações;
• Saber utilizar os conceitos, métodos e ferramentas de gestão de operações na análise de problemas reais, tanto em empresas industriais com em empresas de serviços;
• Saber utilizar software útil na gestão de operações (Folhas de Cálculo, MRP, Excel OM);
As competências desenvolvidas nesta unidade são as seguintes:
• Capacidade de trabalho em equipa
• Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão
• Hotas TP +3030Capacidade de abstração, construção de modelos e espírito crítico
• Capacidade de expressão oral e escrita
• Domínio de pelo menos uma língua estrangeira.

Conteúdos Programáticos

Parte 1 -Introdução à Gestão de Operações

 O que é a gestão de operações
Estratégia de operações

Parte 2 - Concepção, análise e melhoria do sistema de operações

 Gestão da qualidade e controlo estatístico da qualidade
Concepção do produto/serviço
Concepção do processo e selecção da tecnologia

Parte 3 - Gestão do sistema de Operações

 Gestão da cadeia de valor
Métodos de Previsão da Procura
Gestão de stocks com procura independente
Planeamento agregado da produção
Planeamento de recursos: MRP, CRP e ERP
Lean Production
Programação da produção
Teoria das restrições

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem a resolução de exercícios práticos e estudo de casos, participando os alunos ativamente na sua resolução ou discussão. Para além das sessões, os alunos são incentivados a resolverem sozinhos exercícios práticos, de forma a desenvolver o espírito de autonomia.
Os alunos realizam um trabalho práticos em grupo. Neste trabalho os alunos assumem o papel de uma empresa de consultoria que tem a missão de ajudar a resolver um determinado problema de gestão de operações, usando software apropriado e elaborando um relatório que inclui a análise do problema e as recomendações.

Avaliação

Na avaliação mista (contínua) a nota final dá um peso de 20% ao trabalho, 30% à nota da 1ª frequência e 50% à nota da 2ª frequência. No regime de exame, a prova escrita tem um peso de 80% e o trabalho de grupo um peso de 20%.
Nos exames de recurso, de época especial e de época extraordinária, a prova escrita tem um peso de 100%
Em cada uma das provas, incluindo o trabalho prático, a nota mínima é 7 valores.

Bibliografia

• Russell and Taylor, 2011, Operations Management, Creating value along the supply chain, John Wiley & Sons, 7th edition.
• Greasley, Andrew, 2013, Operations Management, John Wiley and Sons, 3rd edition.
• Heizer, J. and B. Render, 2016, Operations Management, Pearson Education, 12th edition
• Chase, R.B., Jacobs,F.R. e Aquilano, N.J. (2006) Operations Management for Competitive Advantage. New York: McGraw-Hill, 11ª edição