Paisagem e Espaço Rural
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Compreender os conceitos de paisagem e território;
- Desenvolver a capacidade de identificar, diferenciar e caracterizar vários tipos de paisagens e os processos que as caracterizam, a várias escalas.
- Compreender o papel dos sistemas de uso do solo na construção e transformação da paisagem, e identificar diferentes paisagens tipo em Portugal.
- Tomar conhecimento com os conceitos e métodos que permitam a caracterização e avaliação da paisagem, da sua evolução e das suas alterações.
- Conhecerem vários tipos de métodos e desenvolverem competências para selecionar e aplicar a abordagem adequada a cada tipo de problema.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Geografia Rural
. Definição de Rural
. A perspectiva da Geografia e outras perspectivas sobre o rural
. Conceitos, terminologia e métodos
2. A Paisagem Rural
. Conceito de Paisagem
. As diferentes dimensões da paisagem: paradigma natura-cultura
. A paisagem como sistema dinâmico e complexo
. Particularidades da Paisagem Rural: o papel da agricultura
3. Organização do espaço rural
. Importância do sector agrícola
. Espaço rural tradicional: interacção espaço-comunidade-actividade
. A exploração agrícola multifuncional como unidade orgânica do espaço rural.
. Processos de transformação no sec. XX: intensificação e extensificação, especialização, concentração
4. Sistemas de uso do solo
. Principais conceitos: sistema de uso, uso do solo, ocupação do solo
. Os sistemas característicos de Portugal Continental
. O uso do solo no Alentejo: latifúndio e minifúndio, sistemas agro-silvo pastoris (Montado), a vinha, o olival, os sistemas parcelares complexos.
5. A transição no mundo rural
. Mudanças na agricultura e surgimento das questões ambientais
. Globalização, modernidade e o pós-produtivismo
. Multifuncionalidade e sustentabilidade: valorização de outras funções para além da produção – identidade cultural, recreio, qualidade de vida, conservação da natureza, qualidade ambiental e manutenção dos recursos, etc.
. Transformações sociais e económicas no espaço rural
. Novas formas de uso e ocupação do espaço
Métodos de Ensino
As aulas distribuíram-se entre as componentes teórica e prática, de acordo com o horário e o desenvolvimento da matéria.
A componente teórica foi ministrada através de sessões de ensino-aprendizagem em que, após uma apresentação das matérias essencialmente expositiva, os alunos foram instados a suscitar dúvidas, a expressar opiniões e a apresentar soluções para problemas formulados pelos docentes. Na componente prática os alunos visitaram uma área de estudo, realizaram, apresentaram e discutiram trabalhos de aplicação de conhecimentos. Os trabalhos foram realizados em grupos e desenvolvidos através de trabalho autónomo efectuado sobretudo fora das aulas.
Avaliação
Foram propostos dois regimes diferentes:
Regime de avaliação contínua
A) Dois testes escritos (50% da nota final).
B) Trabalho prático com apresentação oral obrigatória (50% da nota final), em grupo, de caracterização e análise de uma área rural,
Regime de exame
A) Exame (50% da nota final).
B) Trabalho prático com apresentação oral obrigatória (50% da nota final), em grupo, de caracterização e análise de uma área rural,
Bibliografia
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Equipa Docente
- Dominik Noll
- José Rafael Munoz-Rojas Morenés [responsável]
- Maria Rivera Mendez